Ibope: TV ainda é o meio mais usado pela população para se informar

Segundo o Ibope, a televisão ainda é o instrumento mais usado pela população para adquirir informações. De acordo com a pesquisa, 63% dos entrevistados afirmaram que utilizam a TV como primeira opção para se informar.

No Webmanario

Pesquisa Brasileira de Mídia 2016

Feita pelo Ibope por encomenda da Secom do Governo Federal, a Pesquisa Brasileira de Mídia é provavelmente o principal instrumento de aferição dos hábitos de consumo de notícias dos brasileiros. E anualmente as notícias que chegam trazem alguma surpresa.

De acordo com dados do documento mais recente, a TV ainda é o meio mais usado pela população para se informar sobre o Brasil (63% como primeira menção, 89% como segunda), seguida pela internet (26% e 49%). Lá para trás, com 7% (30% em segunda opção), vem o rádio. Os jornais chegam a 3% (12% como segunda alternativa), enquanto as revistas nem sequer mereceram menção preferencial (1% admitem que em segundo lugar recorrem a elas para se informar).

O documento é extenso e merece ser dissecado com calma, mas dados saltam aos olhos, como a informação de que 63% disseram ouvir rádio em aparelhos convencionais (17% o fazem pelo celular – e só 14% no carro). Outro dado que subverte o senso comum: por esta pesquisa é O Globo, não a Folha de S.Paulo, o jornal mais lido do pais – e eles são seguidos por Supernotícia e Extra.

A edição 2016 ouviu 15.050 pessoas em todo o país em entrevistas domiciliares realizadas de 23 de março a 11 de abril – os resultados só foram divulgados agora.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.