Gilmar Mendes quer assumir a Lava Jato no Supremo

Brasília - O ministro Gilmar Mendes foi eleito hoje (7) o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele vai substituir o atual presidente, Dias Toffoli, a partir de maio (José Cruz/Agência Brasil)

(Foto: Agência Brasil )

Está cada vez mais claro que não é teoria de conspiração. É conspiração mesmo. Sem teoria. Só prática.

Gilmar Mendes é relator de todos os processos contra Dilma no TSE. Gilmar Mendes é presidente do TSE. Gilmar Mendes relata recursos da Lava Jato no STF. Gilmar não pára de ter encontros com Temer, “amigo” há mais de 30 anos, segundo ele. Temer viaja no jatinho oficial da presidência para Portugal. Gilmar Mendes quer herdar a relatoria da Lava Jato, que pertencia a Teori, no STF.

***

Na Agência Brasil.

Gilmar Mendes diz que assumiria Lava Jato com “naturalidade” e abertura

01:46 Política, Notícias 25/01/2017 – 16h59 Brasília Embed
Por Danyele Soares

A escolha do novo relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal movimenta o país. A presidente da Suprema Côrte, ministra Cármen Lúcia, tem feito várias reuniões e conversado com outros ministros para decidir como vai proceder em relação à relatoria do caso.

Também é grande a expectativa sobre a indicação de um nome para substituir a vaga de Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em Paraty, no Rio de Janeiro. A indicação cabe ao presidente Michel Temer. Mas ele já afirmou que só vai definir um nome após Cármen Lúcia decidir como ficará a relatoria da Lava Jato.

Muitos querem agilidade na definição do nome, para evitar atrasos na análise do caso, já que Teori deveria homologar as delações de executivos da Odebrecht ainda nesta semana.

Ao chegar ao Supremo nesta quarta-feira, o ministro Gilmar Mendes comentou o caso. Disse que a presidente da Corte está costurando uma decisão para não atrasar os trabalhos. E questionado sobre uma possível definição dele para ser relator, já que Gilmar é amigo de Temer e o presidente é citado na Lava Jato, respondeu:

Sonora: “Com as mesma naturalidade com que eu decido todos os processos. Estou em Brasília desde 1974, conheço personagens todos aí da vida política há muitos anos e lido com os processos com a abertura que vocês conhecem no plenário.”

No começo desta semana, Cármen Lúcia autorizou os juízes auxiliares de Teori a retomarem os procedimentos para que as delações sejam homologadas. Os trabalhos recomeçaram e nesta quarta-feira foram retomadas as audiências.

Escute o áudio aqui.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.