O discurso antológico de Renan Calheiros contra o arbítrio midiático-judicial

Um amigo meu mandou esse vídeo há pouco, com um discurso antológico do senador Renan Calheiros, feito nesta quarta-feira 22, contra o arbítrio midiático-judicial.

Renan faz um desabafo.

Eu assisti tudo.

Mas preciso que vocês assistam também, e comentem. Se possível, indicando os minutos.

Renan cita Pedro Serrano, Nassif, Zaffaroni. No minuto 12:10, Renan cita o sequestro de Eduardo Guimarães, “constrangido a revelar suas fontes”.

O senador fala sobre os inúmeros arbítrios vinculados às delações premiadas, que estão sendo criminosamente manipuladas.

Denuncia as patranhas recorrentes do Ministério Público para controlar a política e criar um estado de exceção, e ataca diretamente a relação promíscua e corrupta entre mídia e aparelho repressor.

É um discurso corajoso, progressista, democrático.

É o que Humberto Costa, senador petista e líder da oposição, deveria ter feito, ao invés de dar entrevista à Veja para atacar o… PT.

Peço aos internautas que deixem as armas políticas, os preconceitos ideológicos e o moralismo midiático na porta, e assistam ao vídeo com atenção.

A única saída do Brasil é um pacto pelo Estado Democrático de Direito, que tem de começar pela imposição de freios democráticos nos justiceiros do Ministério Público e Judiciário, e uma regulamentação da mídia (coisa que Renan, agora, talvez, esteja maduro para aceitar).

Sem uma lei contra o abuso de autoridade e outra para regulamentar a mídia, nunca haverá estabilidade política, econômica, social, ou institucional no país.

Não haverá sequer capitalismo, porque este exige segurança jurídica, a qual é impossível num país em que uma empresa sozinha domina a opinião pública, podendo destruir qualquer empresário, cidadão, político, que não lhe agradar.

A PF fez muita besteira, mas porque deixou de obedecer a quem de direito: o Ministério da Justiça. Ao se tornar o braço armado de um Judiciário que não respeita a Constituição, a PF se tornou uma milícia política inimiga da democracia.

Atualização: o blog do Nassif fez uma resenha do discurso de Renan.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.