CNI/Ibope: 41% dos brasileiros acham governo Temer pior que Dilma. Apenas 18% acham Temer melhor

(Foto: Beto Barata / PR)

Antes de mais nada, uma ressalva importante. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), patrocinadora da tradicional pesquisa Ibope de avaliação do governo, apoia acintosamente a administração Temer.

A capa da última pesquisa, divulgada hoje, não esconde isso, como se vê pelo título do texto de apresentação: “O custo político de colocar a economia nos trilhos”.

Que “trilhos” são esses, ninguém sabe.

Todos os índices econômicos e sociais estão se deteriorando, sem sinal de melhora, mas o fanatismo neoliberal, adepto do capitalismo do “desastre”, continua achando tudo muito bom.

Abaixo, o explícito chapa-branquismo da pesquisa CNI/Ibope, para registro histórico. Volto em seguida.

Os números, portanto, devem ser analisados à luz desse descarado apoio da CNI ao governo golpista. Ou seja, a aprovação real do governo Temer deve ser ainda pior do que a mostrada na pesquisa.

É o governo, de longe, mais impopular da história do país.

Quiçá do mundo.

O dado mais fatal para o governo Temer, a meu ver, é o comparativo com o governo anterior.

No total, 41% dos brasileiros acham o governo Temer pior que o de Dilma, que estava sob fogo cerradíssimo da mídia.

Apenas 18% dos brasileiros acham o governo Temer melhor que o da Dilma.

Esses números desmoralizam completamente a ação em curso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os argumentos de que Temer deveria ser mantido em nome da “estabilidade”.

Não há estabilidade nenhuma. O povo brasileiro não confia no presidente da república. Não votou nele, não confia nele e acha o seu governo muito pior que o anterior.

Em nome da “estabilidade”, não deveria ter havido o golpe.

Quando a gente olha os números estratificados, a situação de Temer é ainda pior.

No Nordeste, 61% dos cidadãos acham o governo Temer pior que o governo Dilma, o que evidencia que o golpe atingiu muito violentamente essa região do país.

Os nordestinos votaram em Dilma para derrotar o PSDB e agora vêem o PSDB governar o país.

Entre os brasileiros que ganham até 1 salário, um total de 54% acham o governo Temer pior que o anterior. Entre quem ganha de 1 a 2 salários, 44% acham Temer pior que o anterior.

Mesmo entre brasileiros da faixa da renda mais alta, que ganham mais de 5 salários, 35% acham o governo Temer pior que Dilma, contra 23% que o acham melhor que Dilma.

Os números refletem a vontade do eleitor expressa nas urnas de 2014. Uma visão crítica de Dilma Rousseff, porém, imensamente mais crítica ainda ao neoliberalismo tucano implementado por Michel Temer, e que o eleitor derrotou, no voto, em quatro eleições presidenciais consecutivas.

 

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.