Bolsonaro ultrapassa Lula e Aécio em Minas entre eleitores homens

A fascistização da sociedade brasileira está expressa no gráfico acima. Não fosse o voto feminino, Jair Bolsonaro estaria em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para 2018, em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país.

Como, felizmente, existem mulheres, e elas votam, Jair Bolsonaro figura em terceiro lugar no ranking geral.

Esse é um fator preocupante, porque, em outras eleições, eu identifiquei que o voto masculino costuma apontar a tendência do voto geral. Não é porque a mulher irá, submissamente, seguir o voto do homem, mas porque as mulheres tem menos hábito de discutir política, mas quando o fazem, a tendência é seguir o voto de seu entorno familiar, que é regido sobretudo por fatores como instrução e classe social. E esses dois últimos fatores é que influenciam o voto do homem, de maneira que a mulher, quando decidir o seu voto, tenderá pelo mesmo candidato já preferido, pelas mesmas razões políticas, pelo homem.

Jair Bolsonaro lidera, disparado, na faixa etária que vai dos 16 aos 24 anos, o que revela um fenômeno curioso em curso no Brasil, que é a radicalização à direita da juventude.

Ambos os cenários, todavia, o voto masculino e jovem, apontam para possível crescimento de Bolsonaro, naturalmente avançando, em primeiro lugar, sobre o eleitorado conservador, ou seja, tirando votos do PSDB.

Outro fator que chama a atenção é a radicalização, da mesma forma, das classes mais educadas: Jair Bolsonaro supera Aécio e empata com Lula entre o eleitorado com ensino superior.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.