Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

1 ano de golpe

Por Miguel do Rosário

16 de abril de 2017 : 18h33

O que se constata é que Dilma sai maior desta refrega

Por Denise Assis, colunista do Cafezinho

Não há como não lembrar. E devemos lembrar. Amanhã, 17 de abril, faz um ano que um conjunto bizarro de homens que pareciam prontos para o “parabéns” de uma festa de aniversário de criança, conduzidos por outro que hoje mofa na cadeia, com a perspectiva de sair de lá apenas daqui a 15 anos, tirou do poder uma mulher íntegra, eleita por 54 milhões de brasileiros, porque ela não topou a chantagem que ele, o presidente da casa, Eduardo Cunha, lhe impingia.

Naquele dia, o Brasil descortinava para o mundo os deputados que compunham o nosso Congresso. O espetáculo nos fez queimar as bochechas de constrangimento. Agora sim, entendemos que grande parte deles – com atitudes de baixinhos da Xuxa, mandando beijos para o papai, para mamãe e para os filhinhos -, foi adquirida no catálogo de ofertas da Odebrecht. Alguns mais caros, outros, mais em conta.

De certo modo, dá alívio saber que não fizemos sozinhos escolhas tão toscas. Que tal como numa liquidação de um grande magazine, eles nos foram empurrados a preço de ocasião. O que nos cala fundo, no entanto, é constatar o quanto eles estavam aquém da mulher que estava sendo destituída do seu mandato.

De tudo o que tem sido remexido e exposto, a conclusão mais contundente que se tira é a de que a ex-presidente Dilma Rousseff vai alargando a sua biografia. Não, Dilma não cedeu às birras de Marcelo Odebrecht. Não, Dilma não passou a mão na cabeça do Gato Angorá, enquanto ele tramitava suas negociações escusas. Não, Dilma não acatou as ordens do barão do concreto. Dilma fez valer os votos que o Mineirinho exigiu que fossem recontados. Ele perdeu. Nas urnas, no pleito, e em seu estado, onde costuma ir a passeio. Ganhou apenas no número de inquéritos abertos contra si, tal os desmandos cometidos na certeza da impunidade. Dilma cresceu. O país encolheu. Quanto a nós, seguimos atônitos esse circo de horrores.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

60 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Eduardo De Melo Machado

18 de abril de 2017 às 12h42

Vamos fazer a maior festa nesse aniversário, vocês estão convidados

Responder

KIKO

18 de abril de 2017 às 04h00

kkkkkkkkkk O TITULO DEVERIA SER 1 ANO DE CHORORORORO KKKKK SO RINDO MESMO

Responder

Anônimo

17 de abril de 2017 às 22h22

Viados do caralho, vão se fuder

#Dilmanuncamais

Responder

Anônimo

17 de abril de 2017 às 22h21

Vai tomar no cu

Responder

CN Morais

17 de abril de 2017 às 14h46

Hehehehe… não é engraçado? Derrubaram Dilma acusando-a de desonestidade, e agora condenam o PT por não ter aceitado defender Cunha, chamando o partido de ‘otário’. A lógica golpista é um esquizofrênico tentando escrever um tratado de Filosofia… pra mim é claríssimo: o golpe foi perpetrado por uma quadrilha de bandidos que, como todo bom bandido, desviam o foco apontando na vítima os seus defeitos.

Responder

Atreio

17 de abril de 2017 às 10h53

VOLTA DILMA!…. e façamos os canalhas se mijarem de medo!

não vai levar 21 anos de novo!
sem crime, sem impeachment!

Responder

Sidnei de Oliveira Filho

17 de abril de 2017 às 10h25

Ao contrario do que tenta fazer parecer a grande midia,diga-se REDE GLOBO, toda seu grupo, sabe e sabia desde sempre como funciona a politica brasileira,porem,agora quer passar longe como se não tivesse culpa no cartorio,fazendo discursos de moralidade,SENHORES voces são cumplices,tão culpados quanto os politicos que pegaram na mão o dinheiro,a unica diferença é que o dinheiro sujo chega a vcs por via indireta.
Basta de hipocrisia!!!!Mais justiça(não acredito nesta que está ai) !!!!

Responder

darcy cruz

17 de abril de 2017 às 10h21

. O que poderia ter sido perfeitamente evitado, não sem uma certa dose de canalhice, mas por que esses pruridos moralistas em políticos e, pior, em hora errada?Em entrevista recente o traíra Temer diz isso, que se o PT votasse contra a indiciamento de Cunha na comissão de justiça mais um daqueles pedidos de impeachment seria arquivado (e aquele que o Cunha bradava nas mãos foi o que vingou) . Já estava alinhavado. O três deputados do PT na comissão estavam propensos a votar contra a investigação de Cunha, assim como parcela considerável do partido. Baixou o tal prurido no Ruy Falcão e ele veio com a lengalenga que aquilo iria sujar a imagem do partido, etc. Ora, ora, esqueceu-se o hipócrita das ligações mais espúrias de Lula em nome da governabilidade ( vide Collor, Sarney e pasmem! Maluf), deu no que deu. Tal atitude moraloide deixa no ar a desconfiança de que no próprio PT, incluindo aí o moralista Ruy Falcão, havia gente querendo ver Dilma pelas costas. Agora, o Zé da justiça ( créditos para o PHA) vem deitando falação que vai recorrer baseado nesse pronunciamento do Temer. É outro que também deixou o barco correr quando ministro da Justiça, deixando essa curriola da PF agir à vontade, depois veio com aquela parafernália toda na defesa de Dilma ( aliás, o Zé vivia de beijinhos com a insana Janaína, que talvez não seja tão insana assim, mas isso é outra história). O Zé da Justiça também tem toda a pinta dos cabos anselmos que infestam o PT. Só a Dilma, parece, que não se apercebe disso.

Responder

darcy cruz

17 de abril de 2017 às 10h09

O que poderia ter sido perfeitamente evitado, não sem uma certa dose de canalhice, mas por que esses pruridos moralistas em políticos e, pior, em hora errada?Em entrevista recente o traíra Temer diz isso, que se o PT votasse contra a indiciação de Cunha na comissão de justiça mais um daqueles pedidos de impeachment seria arquivado (e aquele que o Cunha bradava nas mãos foi o que vingou) . Já estava alinhavado. O três deputados do PT na comissão estavam propensos a votar contra a investigação de Cunha, assim como parcela considerável do partido. Baixou o tal prurido no Ruy Falcão e ele veio com a lengalenga que aquilo iria sujar a imagem do partido,etc. Ora, ora, esqueceu-se o hipócrita das ligações mais espúrias de Lula em nome da governabilidade ( vide Collor, Sarney e pasmem!, Maluf), deu no que deu. Tal atitude moraloide deixa no ar a desconfiança de que no próprio PT, incluindo aí o moralista Ruy Falcão, havia gente querendo ver Dilma pelas costas. Agora, o Zé da justiça ( créditos para o PHA) vem deitando falação que vai recorrer baseado nesse pronunciamento do Temer. É outro que também deixou o barco correr quando ministro da Justiça, deixando essa curriola da PF agir à vontade, depois veio com aquela parafernália toda na defesa de Dilma ( aliás, o Zé vivia de beijinhos com a insana Janaína, que talvez não seja tão insana assim, mas isso é outra história. O Zé da Justiça também tem toda a pinta dos cabos anselmos que infestam o PT.

Responder

Maria Beatriz

17 de abril de 2017 às 07h52

Esplêndido, Denise! O mais triste é saber, que eles continuarão. A nossa inércia permite que o STF, a PF, o CONGRESSO (aff), o SENADO (que verhonha) e esse imbusto chamado Moro, continue desfazendo nosso país, com esse canalha que se diz presidente, e é só mais pau mandado dessa elitizinha de merda, que não sabe viver sem escravos. Em 2018, se o plano deles continuar, vamos ter Dória ou Luciano Huck como presidente. E a globo senhora absoluta no comando da boiada!

Responder

waltet pastori

17 de abril de 2017 às 07h51

GOSTARIA DE VER NAD REDES SOCIAIS E BLOGS INDEPENDENTES UMA CENA RIDICULA QUE ACONTEU EXATAMENTE A UM ANO ATRAZ NO CONGRESSO DE UM DEPUTADO TUCANO DE SEGUNDA LINHA DANDO PITI PORQUE DEU O VOTO QUE SACRAMENTOU O GOLPE ESSE MESMO INDIVIDIO E MINISTRO DO PRESIDENTE GOLPISTA E DELATADO PELO SR. EMILIO E SEU QUERIDO FILHO TAMBEM HONRADO E PROBO.

Responder

Aderci Lenira Diana

17 de abril de 2017 às 05h14

Depois de um ano, fica claro o cenário, os diretores, a trama, os personagens deste realmente circo de horrores…

Responder

Marta

17 de abril de 2017 às 02h29

Beleza de texto!! Parabéns!!!

Responder

Elisabete Rodrigues

17 de abril de 2017 às 03h47

ForaTemer

Responder

Gustavo Pacheco

17 de abril de 2017 às 03h32

Fala sério! Que golpe nada. Nem o PT grita “Volta querida”. Dilma fez um desastroso governo e se continuasse não sobraria pedra sobre pedra da nossa economia. Ela caiu pelos seus próprios erros. Ninguém nem sabe mais quem é Dilma, uma senhora que pode até ser preso caso as delações contra ela sejam confirmadas. Golpe foi gastar mais do que podia e fraudar as contas públicas para ganhar a eleição. A própria Dilma afirmou que “faria o Diabo”.

Responder

Rose Andrade

17 de abril de 2017 às 03h15

Michel Temer confessa que, em 2015, o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, admitiu que só aceitou o pedido de impeachment de Dilma Rousseff porque o PT teria se recusado a dar-lhe os três votos no Conselho de Ética, que permitiriam sua absolvição e preservação do mandato parlamentar.

Responder

João Valente

16 de abril de 2017 às 23h49

Tem gente que tem que ouvir a entrevista do Temer. Talvez alguns não acreditem em crime, porque os meios justificam os fins.
Para outros nem mostrando bunda de vaga lume com luz vão acreditar.

Responder

EUNICE DOIN VIEIRA

16 de abril de 2017 às 20h24

Era muito dificil esse entendimento pela maioria da população. Tinha que ser em forma de novela, como esta sendo feito, pra que muitos entendessem. Mas tudo isso, quem participa :- JA SABIA !!! Esperamos que agora o entendimento seja em sua plenitude. Ainda falta mostrar ao povo, como uma EMPRESA PRIVADA formada por uma EMISSORA DE TV E UMA EMPREITEIRA, comandavam UM CONTINENTE com a compra de Politicos. O depoimento de um SR. de nome Emilio é um ESCARNIO. Dilma terá sua alma e honra, lavadas, há tempo.

Responder

Cléber Policarpo

16 de abril de 2017 às 23h23

Responder

Paulomaia Maia

16 de abril de 2017 às 23h22

Afinal, quem é o chefe da quadrilha de bandidos golpistas instalados no Planalto e Congresso. Temer do pmdb ou Aecio do psdb.

Responder

    Marcio Araujo

    17 de abril de 2017 às 00h48

    Esta duvida é justamente para beneficio, por que na duvida pro réu, temer ou aecio

    Responder

Alexandre José Monnerat

16 de abril de 2017 às 20h22

Conclusão óbvia para mim: O poder judiciário é o mais corrupto, pois tem as leis a seu lado e se proteje de todas as formas.

Responder

    EUNICE DOIN VIEIRA

    16 de abril de 2017 às 20h27

    Certissimo!

    Responder

Rafael Tolentino Bianchi

16 de abril de 2017 às 23h16

Depois que a Tia saiu, virou furação a jato

Responder

M Rita Cabral de Campos

16 de abril de 2017 às 23h12

É sério q faz 1 ano que falam em golpe?! Mas gente…

Responder

Aarão Borba

16 de abril de 2017 às 20h06

É perfeito este comentário: “Dilma cresceu. O país encolheu”.

Responder

Maria Luisa Rosas Bassinelli

16 de abril de 2017 às 23h02

um ano da “revolução” mais bizarra que já se ouviu falar

Responder

Roberto Lima

16 de abril de 2017 às 19h57

Se os politicos que hoje estão, grande parte envolvidos com acusações quizerem ter um minimo de honestidade, deixam para lá essa famijerada lista fechada que nada mais vai continuar levando a todos para a lama, que se faça o voto distrital aberto onde a sociedade para que tenhamos eleições abertas sincxeras e honestas pis dizer que o povo não sabe votar é fácil mas mostrar a real situação dos politicos não. Vamos mudar por um país melhor, por politicos realmente interessados na causa pública e não na pessoal, acabar com os conchavos e proximidade de empresasque só querem um aval para cometer corrupção e ter nas mãos esses tais poiticos conhecedores da lei mas sem a minima condição moral para conduziir o país. Eleições Diretas e Honestas Já.

Responder

Odlan Costa Rh

16 de abril de 2017 às 22h33

Se estão achando ruim convidem sua presidenta a morar em Cuba ou Venezuela e façam bom proveito

Responder

Odlan Costa Rh

16 de abril de 2017 às 22h31

Discurso do Willy marcante essa vou mandar para A PRAÇA É NOSSA ai vai ser marcante

Responder

Carlos Maia

16 de abril de 2017 às 22h29

Até agora, o “BESSIAS” está livre de punição, até quando?

Responder

Carlos Maia

16 de abril de 2017 às 22h25

1 ano e a justiça acovardada sem punir esse canalha que destruiu o Brasil por várias décadas.

Responder

Eder Cordeiro

16 de abril de 2017 às 22h24

Saiu a maior ladra.

Responder

Wbirajara Santos

16 de abril de 2017 às 22h18

Foi uma noite triste pra democracia, mas teve também, grandes falas dos progressistas, esse discurso do Willys foi marcante.

Responder

Neli Rodrigues Ramos

16 de abril de 2017 às 22h10

O que melhorou?

Responder

Laercio Ferreira

16 de abril de 2017 às 22h07

FISCAIS ? PELO EUA E PELO …

Responder

Laercio Ferreira

16 de abril de 2017 às 22h06

capitaneado por estas imprensas desgraçadas, golpistas em horário podre da tv globo da neo colônia , com a empresas multinacional do congresso transnacional do EUA . parecia uma novela mexicana , ofereço A MÃE PÁTRIA ,FILHA AOS IMPERIALISTAS , D TORTURADOR BRILHANTE USTRA , O FENÔMENO EM PAU DE ARARA, AO MEU FILHO QUE ESTUDA NO EUA, AAS MINHAS CONTAS NOS PARAÍSOS FICAIS ? PELO EUA E PLEO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS?? 1 ANO?

Responder

Paulo Ramos

16 de abril de 2017 às 21h59

Só para constar, não votei em Dilma no primeiro turno justamente pelo vice, no segundo era impossível votar em Aécio…

Responder

Najara Borges de Carvalho

16 de abril de 2017 às 21h58

Que pena que as pessoas não percebem que o problema do Brasil não é só o PT.Nem com as delações isso mudou,merecem um Brasil corrupto.

Responder

Paulo Ramos

16 de abril de 2017 às 21h57

Como tem gente que carrega ódio ao PT e não consegue ver o que estamos perdendo nesse 1 ano! Retrocedermos e ainda ficam falando do PT! O que melhorou minha gente, explica por favor!!!!

Responder

    Silvia Machado

    17 de abril de 2017 às 00h53

    Uma parcela da sociedade brasileira é extremamente idiota e com essa raça ñ existe diálogo, tem que deixar se foder só assim pode ser que aprendam.

    Responder

George Borges

16 de abril de 2017 às 21h51

Um ano de recessão, mas essa página anda falando muita merda!!!

Responder

    Volnei Vanessa

    17 de abril de 2017 às 19h22

    Apenas 1 ano de recessão? O Brasil enfrenta recessão apenas há 1ano???????

    Responder

    George Borges

    17 de abril de 2017 às 19h24

    Particularmente venho sentindo há um ano!! Começou antes a crise, mas eu, como disse anteriormente venho sentindo os efeitos mais fortes a ponto de mudar meus hábitos de consumo há mais ou menos um ano!

    Responder

Nando Gaia

16 de abril de 2017 às 21h47

Com as delações, ela não escapa do moro.

Responder

Wilde Gomes

16 de abril de 2017 às 21h43

Um ano de retrocessos sem precedentes!

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?