Somente através da participação na política será possível a reconstrução do Brasil

Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho, na Suécia

Toda a sua angústia atual é decorrente da política. Certo? Com certeza sim, mas o motivo não está no fato da política ser algo negativo. Longe disso, a sua angústia, que está prestes a ser transformada em revolta, é uma prova de que a política está sempre presente em você e na sua vida.

A falta de proposta e a repetição de práticas já testadas e reprovadas, dão a este governo ilegítimo a marca de natimorto. Ele não se sustenta mais e quem tentar mantê-lo estará apenas ratificando a teoria do “abraço de afogados”.

O seu desejo de trabalhar, de produzir, de ser e se sentir útil jamais poderá ser negligenciado, como tem sido, por políticos e políticas retrógradas e que favorecem apenas o rentismo. Daí a certeza de que este golpe não se sustenta e que é preciso o envolvimento de todos na construção de um novo país.

Obviamente que a educação terá sempre um papel fundamental na composição desta nova Nação que se pretende, mas é preciso que ela seja também democratizada, pois a concentração do conhecimento científico é excludente e em nada contribui para a transformação da realidade atual.

A comunicação social também deve ser plural e democrática. A voz que comunica deve partir de todas as representações sociais. Não há mais espaço para o monólogo da mídia hegemônica.

É necessário também pensar o futuro próximo. Dar o passo inicial para destituir o atual (des)governo do golpe é uma urgência que se impõe. A Greve Geral desta sexta-feira, 28 de abril, será, na mesma efeméride, o início da construção do país que queremos. No mesmo dia podemos dar início a uma nova Independência, uma nova República e ao Redescobrimento do Brasil, agora como uma Nação.

Wellington Calasans:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.