“Considerada desastrosa” a tentativa de manter a suruba de Temer

Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho, na Suécia

O sucesso da Greve Geral deste histórico 28 de Abril transcende a tudo o que pode ser reportado, compartilhado nas redes sociais e até vivido nas ruas. Hoje o povo brasileiro deu o mais expressivo aviso das últimas décadas de que a agenda neoliberal, derrotada nas urnas várias vezes, não será aceita.

Esta certeza fica ainda mais explícita quando a pauta de luta por garantias trabalhistas e sociais é somada ao repúdio a um (des)governo que chegou ao poder por meio de um assalto. À quadrilha que, ainda, está no comando dos destinos do país restou apenas a renúncia. 2018 seria muito tempo de espera. É preciso novas eleições, já!

O insuspeito Renan Calheiros (PMDB-AL) pergunta, em tom de crítica às “reformas”, “Qual a mensagem de Temer aos trabalhadores no 1° de Maio?”. Há perguntas que não precisam ser respondidas. Temer existe apenas como um ectoplasma que resulta do esforço mediúnico da Globo. O Brasil é hoje governado por um fantoche vindo do além.

Esta Greve Geral também revelou, mais nitidamente, a terceirização do jornalismo da Globo à assessoria de imprensa de Temer. Hoje Temer e Globo se confundem na reprovação popular. A audiência desta emissora é fruto único do monopólio que, assim como o atual (des)governo, não cabe mais no Brasil que nasce neste 28 de Abril.

O esforço feito pela imprensa chapa branca para tentar reduzir os protestos à condição de meros distúrbios provocados por pequenos grupos, fracassou. O brasileiro dispensou as lentes tendenciosas e saiu da condição de passivo para ser o protagonista, nas ruas, dos movimentos de repúdio ao retrocesso.

Realizados em todo o país, cada um com o seu traço cultural característico, os protestos foram o bônus da Greve Geral. “Cruzar os braços e parar tudo” era o plano inicial, mas o povo quer mais e decidiu mostrar a cara e de forma inequívoca avisar à quadrilha no poder que a suruba acabou.

Obs. 1 – Recebi (via WhatsApp) de um amigo uma mensagem que, com o habitual humor do brasileiro, sinaliza que a Greve Geral de hoje pode ter sido apenas um “esquenta” de várias outras que culminarão com a retomada da construção do Estado Democrático de Direito: “O clima das manifestações está tão quente que hoje uma mulher espirrou no ônibus e eu gritei ‘saúde’, ela gritou ‘educação’ e todos gritaram ‘segurança’ e começaram a cantar o hino nacional, foi lindo! ?”.

Obs. 2 – A foto que ilustra este texto foi feita no momento em que a equipe da Globo produzia o ectoplasma Temer.

Wellington Calasans:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.