A estranha mudança da Zelotes: esquece sonegadores e mira em Lula

Lula foi presidente do Brasil por oito anos. Um judiciário ensandecido pela luta política pode pegar qualquer medida provisória assinada por ele e transformar num processo penal.

É isso que acontece na Zelotes, que passou por uma operação de mudança de sexo.

A Zelotes era uma operação que investigava a sonegação bilionária de grandes empresas brasileiras.

Por um tempo, acreditamos, ó ingênuos que somos, que ela poderia ser a ponta-de-lança de uma grande ofensiva do Estado contra os grandes sonegadores.

Não foi o que ocorreu. Ao invés disso, ela foi transformada, sempre com apoio da mídia – que já tinha feito editoriais e matérias irritadas com o fato da operação estar “desviando a atenção” da Lava Jato – em mais uma operação de caça ao… Lula.

É um caso extraordinário da aliança espúria entre mídia e judiciário. A imprensa muda a sua descrição de um dia para o outro, sempre apostando no poder demolidor do esquecimento.

O indiciamento por causa da tal medida provisória 471, por sua vez, é totalmente surreal, pois a MP foi relatada pela oposição e beneficiou, principalmente, estados tucanos.

Mas nada vem ao caso quando se trata de criar factoides políticos contra Lula.

A burocracia pró-golpe agora trata qualquer medida governamental que tenha beneficiado alguma empresa como um crime, como se coubesse ao governo prejudicar e quebrar empresas, e não ajudá-las a gerar empregos e ampliar seus investimentos no Brasil.

É a mesma lógica da Lava Jato. Uma lógica bizarra, na qual a função do Estado é puramente policial: tem de prender, sequestrar, destruir, arrasar. Claro que a estratégia é totalmente seletiva: vale apenas quando se estabelece uma narrativa que inclua o PT.

De quebra, o novo factoide lança holofotes sobre Erenice Guerra, permitindo um revival das campanhas midiáticas que promoveram o assassinato político da ex-secretária de Dilma Rousseff. É uma maneira de atingir também Dilma Rousseff.

A inclusão de seu nome revela que o Estado de Exceção decidiu incluir Dilma ao lado de Lula no centro do alvo da estratégia de Lawfare.

A nova estratégia do Estado de Exceção se dá porque seus operadores perceberam que Dilma também está crescendo. Recentemente, foi ovacionada numa Universidade federal do sul do país, e anda dando palestras no mundo inteiro para denunciar o golpe.

***

No Poder 360

PF indicia Lula por corrupção em novo inquérito da Zelotes

Trata-se de investigação sobre compra de MP

15.maio.2017 (segunda-feira) – 22h15

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi indiciado pela Polícia Federal na operação Zelotes. A suspeita é de corrupção passiva a partir de investigação que trata da suposta compra de medidas provisórias. As informações são do portal G1.

Além de Lula, foram indiciados o ex-ministros petistas Gilberto Carvalho e Erenice Guerra. Também o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, do grupo Caoa. E o ex-presidente ex-presidente da Mitsubishi, Paulo Ferraz.

Trata-se de investigação sobre a edição da MP 471, a “MP do Refis”. A medida estendeu a vigência de incentivo fiscal às montadoras e fabricantes de veículos instalados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O benefício acabaria em 31 de março de 2010. Foi prorrogado até 31 de dezembro de 2015.

LULA É RÉU NA ZELOTES

O ex-presidente já foi denunciado na operação Zelotes, em 9 de dezembro de 2016. É acusado de tráfico de influência na edição de uma medida provisória e na negociação de aviões de combate. Um filho dele teria recebido propina graças ao pai. Leia a íntegra da denúncia e a nota da defesa de Lula.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.