Menu

Jeferson Miola: antes de pedir impeachment de Temer, OAB deveria pedir desculpas ao Brasil

OAB não aprende com a história. Falta o pedido de desculpas Por Jeferson Miola, em seu Facebook A OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, pediu o impeachment de Michel Temer. É uma decisão importante, bem vinda, porque fortalece e amplia o esforço para pôr fim ao golpe e à quadrilha que tomou de assalto o […]

40 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

OAB não aprende com a história. Falta o pedido de desculpas

Por Jeferson Miola, em seu Facebook

A OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, pediu o impeachment de Michel Temer. É uma decisão importante, bem vinda, porque fortalece e amplia o esforço para pôr fim ao golpe e à quadrilha que tomou de assalto o poder para executar o maior plano antipopular e antinacional da história do país.

Esta decisão, todavia, não consegue afastar um certo gosto amargo. A OAB, durante a mesma e atual gestão de Cláudio Lamachia, corroborou o golpe de Estado perpetrado contra a Presidente Dilma para instalar no poder esta cleptocracia do PMDB e PSDB liderada por Michel Temer, Aécio Neves, Eduardo Cunha, Eliseu Padilha, Moreira Franco, Geddel Vieira Lima …

A OAB parece não aprender com a história.

A entidade ajudou a desestabilizar o ambiente político que precedeu e criou o clima pretextado para o golpe civil-militar que derrubou Jango em 1964. Uma vez consumado o golpe, a OAB aderiu e apoiou a ditadura instalada.

Na primeira reunião do Conselho Federal da Ordem depois de consumado o golpe [7/4/1964], o então presidente da entidade, Povina Cavalcanti, saudou com entusiasmo e alívio a chegada da ditadura:

“Antecipando-nos à derrocada das forças subversivas [as reformas de base], acionadas por dispositivos governamentais [governo Jango], que visavam, já sem disfarces, à destruição do primado da democracia e à implantação de um regime totalitário [Estado de Bem-estar social], no qual submergeriam todos os princípios da liberdade humana, tivemos a lucidez e o patriotismo de alertar, na memorável reunião extraordinária de 20 de março findo os poderes constituídos da República para a defesa da ordem jurídica e da Constituição, tão seriamente ameaçadas.

Mercê de Deus, sem sairmos da órbita constitucional [sic], podemos hoje, erradicado o mal das conjuras comuno-sindicalistas [derrubado o governo Jango], proclamar que a sobrevivência da Nação Brasileira se processou sob a égide intocável do Estado de Direito [ruptura institucional e posse militar]. Que a providência Divina [sempre evocam Deus, além da família e da propriedade] inspire os homens responsáveis desta terra e lhes ilumine a consciência jurídica, pois que sem o direito, como pregou Rui Barbosa, não há salvação”.

Foram precisos exatamente três anos para a OAB desembarcar da ditadura, na gestão de Samuel Vital Duarte. Num outro 7 de abril, o de 1967, ele declarou:
“O quadro atual da nação brasileira reclama, mais do que nunca, o nosso esforço e a nossa compreensão. Não se trata apenas de defender as prerrogativas e direitos da profissão. Trata-se de preservar os valores da ordem jurídica, sempre que estejam expostos aos riscos e aos assaltos de forças adversas.

Sabemos que o exercício da advogacia, como profissão e como munus publicus só floresce num ambiente de garantias democráticas. Falando em Democracia não invoco as linhas do constitucionalismo clássico.
Compreendo que o Estado tem problemas de segurança; mas não vejo como confundir-se o conceito de segurança com o de Estado policial, que gera o medo e a desconfiança e através da desconfiança e do medo, acaba destruindo as melhores conquistas da liberdade, do pensamento e da cultura ”.

No golpe de 2016, outra vez uma direção da OAB se associou a um golpe de Estado. Com Lamachia, a OAB adicionou outro pedido de impeachment da Presidente Dilma àquela peça imprestável comprada por R$ 50 mil pelo PSDB de Aécio Neves junto a Janaína Paschoal, Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior.

A OAB, em 2017, precisou de pouco mais de um ano para perceber que o empreendimento golpista que ela própria ajudou a instalar no país é incompatível com o Estado de Direito.

Cláudio Lamachia, presidente da OAB, depois da aprovação do pedido de impeachment de Michel Temer pelo Conselho Federal da Ordem, assim se manifestou: “Tenho honra e orgulho de estar nessa entidade e ver a OAB cumprindo seu papel, mesmo que com tristeza, porque atuamos em defesa do cidadão, pelo cidadão e em respeito ao cidadão. Esta é a OAB que tem sua história confundida com a democracia brasileira e mais uma vez cumprimos nosso papel” [sic].

É compreensível a “honra e o orgulho” expressado pelo presidente da OAB. Afinal, proteger a Nação de bandos criminosos e defender a Constituição sempre é preferível a participar de atentados à democracia, como o próprio Lamachia fez em março de 2016.

Fica faltando, entretanto, a auto-crítica da presidência da OAB e um pedido de desculpas ao povo brasileiro pelo desatino que comprometeu o futuro do Brasil pelas próximas décadas.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jose Miguel Dos Santos

22/05/2017 - 14h11

A OAB, apoiou o golpe

Luiz Hortencio Ferreira

22/05/2017 - 08h42

Eu venho falando desde o início deste golpe politico/judiciário ao Brasil que a OAB covardemente esteve no mínimo em cima do muro o tempo todo, para não dizer que apoiou declaradamente o golpe. Agora que a coisa que planejaram junto com a OAB está apodrecendo daí tomam uma posição conveniente, como fazem o tempo todo. É fácil e conveniente tomar posições conforme o poder muda e isso que a OAB vem fazendo. Parece um bando de baratas que quando acende a luz, correm todas para debaixo do tapete e de armário para se esconderem e protegerem-se.
Entidades de classe como a OAB só está servindo para os otários Advogados pagarem as taxas para manter a digníssima entidade.

João Maguilla

22/05/2017 - 08h30

Está mais para OBA! Já foi muito confiável, hoje, está igual a pardal, tem um monte, mas, não servem para nada.

Arlete

22/05/2017 - 07h47

Temer de ser afastado imediatamente do cargo enquanto segue o processo de impeachment.
Não foi assim que agiram com Dilma?

Marcos Pinto Basto

22/05/2017 - 06h11

Jeferson Miola tratou a OAB como faltosa para com o Povo brasileiro e até foi muito benevolente porque Dilma Roussef vinha sendo impedida de governar por essa gangue que a afastou com um golpe de estado baseado em crimes que não cometeu e a OAB não a defendeu, pelo contrário, alinhou com os golpistas que hoje a envergonham!
Hoje a OAB pede o impedimento de Temer, um vil traidor que urdiu o golpe de estado a sua Presidente, mas pela gravidade da artimanha usada para destituir uma Presidente eleita com 54 milhões de votos e colocar no seu lugar o vice que vemos hoje ser um vil traidor, desde sempre envolvido em casos de corrupção, rodeado por uma gangue de notáveis corruptos e Traidor da Pátria, deveria estar requerendo ao STF o imediato afastamento deste criminoso Temer para não comprometer as investigações que o condenarão a pena de prisão maior.

Paulo Angeli Angeli

22/05/2017 - 03h32

Nao faz diferenca nenhuma, tem um historico oportunista.E depois nao levem por surpresa que defende eleicoes indiretas.

Elizabeth Medeiros Rycembel

22/05/2017 - 02h30

Dorneles Dorneles

21/05/2017 - 23h12

FDP… omissos quando DIlma, oab golpista…

Alfredo Leitão Neto

21/05/2017 - 22h40

Um PEDIDO DE DESCULPAS?? …Eu apoio !!!

Neide Nishikawa

21/05/2017 - 22h18

A OAB precisa mostrar ao povo brasileiro seu valor. Tem ao longo dos anos mostrado seu papel secundário quando deveria estar lado a lado com as outras instituições. Lado a lado no sentido de igualdade, mas crítica e atuante. É uma decepção saber q a OAB se colocou na posição que sempre a quiseram colocar. Agra é hora que reverter esta situação.

Motta Motta

21/05/2017 - 21h40

Concordo mais uma vez a história se repete

Gilmar Preto Cruz

21/05/2017 - 21h40

darcy cruz

21/05/2017 - 18h31

Desde o golpe militar a OAB sempre foi assim, adorar chutar cachorro morto. Por que ela não pede auxílio para essa petição so trio de salafra Janaín, Reale e Bicudo.

Marco Aurelio Tisi

21/05/2017 - 21h13

Essa ” ob ” está precisando fazer o exame dela novamente, com questões só de ” ética ” !!!!!!!

Luiz Bezerra Francisco

21/05/2017 - 21h06

Perfeito

Marcos Campos Taveira

21/05/2017 - 21h05

A OAB aprendeu com a história: foi golpista em 1964. Gostou, repetiu-se golpista em 2016. Continuará com o terceiro golpe exigindo eleições indiretas.

Cyane Tinoco

21/05/2017 - 20h57

Golpista e oportunista.

Eliane Luiza Cardoso

21/05/2017 - 20h31

Enfim alguém falou a verdade sobre a OAB

Analu Med

21/05/2017 - 20h17

OAB. É uma breve história de filha da PUTA, oportunista,omissa, antro de safados golpista…nunca esteve junto com os movimentos populares , nas situações de crise sempre desembarca up date, emcima da hora , no grito.

Jussara De Azeredo Sá

21/05/2017 - 20h17

OAB pede o impeachment pela mesma razão que a Globo pede a renúncia. Estão do mesmo lado e isso já estava previsto. É golpista, completamente golpista.

Eliane Lima Fernandes

21/05/2017 - 19h51

Advogados pedindo desculpas??? Hahahaha

Carlos Soares

21/05/2017 - 19h49

Assití um dia um novela de epoca em que um dos principais personagem chamava-se coronel Ferreira escravocata e denfesor do império lutou até os ultimos momentos de sua vida pela sua manutencão não conseguindo no leito da morte chamou seu genro e sua filha e falou”voce filha vai cuidar dos negocios e voce meu genro vai ser deputado” o genro perguntou “por que” o coronel respondeu ” porque o café tem que ter voz e voto na Repulblica”foi sempre assim as elites sempre estará ao lado do sistema explorador quando este sistema se abala e cai todos correm para o novo para ter voz e voto

Laercio Ferreira

21/05/2017 - 19h43

NÃO SÓ A OAB , A CUT , OS CANHOTEIROS ,QUE UM ANO ATRÁS ERA GOVERNO , O JUDICIÁRIO ETC… E TAL UM LEGISLATIVO SEM LEI , ONDE TEM MAIORIA É DE BANDIDOS, A OAB PDE DESCULPA POR MAIS UM IMPEDIMENTO DO ACUSADO DE RECEBER PROPINAS?/

Dirceu Maia

21/05/2017 - 19h17

A cúpula da OAB não é melhor que o mais cafajeste dos golpistas.

Couto

21/05/2017 - 15h55

A OAB sempre passou uma imagem de imparcialidade, de último reduto das causas perdidas. Por isso estranhei sua atuação a favor do impeachment. Mas eu não sabia da sua posição no golpe de 1964.

Esmeraldo Cabreira

21/05/2017 - 15h48

ORA, ORA! A OAB É UMA INSTITUIÇÃO CANALHA E CORRUPTA, E PORTANTO NÃO TEM MORAL PARA PEDIR A QUEDA DO TEMER! ALIÁS, O TEMER SÓ ASSUMIU PORQUE INSTITUIÇÕES NÃO DEMOCRÁTICAS COMO A OAB, ANTRO DA MAÇONARIA BRASILEIRA E INTERNACIONAL, AJUDOU A DERRUBAR UM PRESIDENTE HONESTA, DILMA ROUSSEF!
NA VERDADE QUEREM COLOCAR OUTRO CORRUPTO LÁ NA PRESIDÊNCIA……. O RODRIGO MAIA!
QUANDO A DEMOCRACIA VOLTAR, É MELHOR O PAÍS REVER ALGUMA CONCESSÕES PÚBLICAS…. A MÁFIA NÃO DEVE TER CONCESSÕES!

Carlos Martins

21/05/2017 - 18h35

NADA DE IMPEACHMEN,ISTO SERIA UM GOLPE DENTRO DO GOLPE, DIRETAS JÁ E PRONTO

    Neide Nishikawa

    21/05/2017 - 22h31

    Concordo com vc. Mas em relação a OAB que sempre apoio os golpes é um avanço.

José Das Couves

21/05/2017 - 18h34

Golpistas safado, chupinhadores de anuidade!

João Cláudio Fontes

21/05/2017 - 18h31

Agora só falta aderir à Democracia , às Diretas já ….

Valdelio Assis

21/05/2017 - 18h27

Isso mesmo!

Paulo Jefferson

21/05/2017 - 18h27

Será que não é falta de miolo ao miola? Kkkkk

Roberto Moore

21/05/2017 - 18h26

Essa OAB não é mais aquela da diretas já. É um grupo de oportunistas de gravata mal conhecem a Constituição. É uma pena mas são tão canalhas quanto aqueles que eles botam e tiram do poder.

Joel Araujo

21/05/2017 - 18h20

Tenhi receio, muito receio da decisão da OAB oportunista. Enquanto trilhavámos nas ruas, contra os golpistas, a OAB endossava cada gesto autoritário, cada perda de direito por parte desses canalhas. Agora aparecem como defensores da moral e dos bons costumes. Me recordo das palavras de Dom Paulo Evaristo Arns, que certa vez mencionou que, na época de terror da ditadura militar, poucos enfrentavam os generais e que, agora ( durante o processo de redemocratização) , aparecia muito gente querendo posar de democrata!

Rogerio Teixeira

21/05/2017 - 18h18

Lavar roupa suja depende das condições do tempo.Mudaram as condições?

Mari P S Miranda

21/05/2017 - 18h15

Não entendi!!!

Toninha Bispo

21/05/2017 - 18h10

Com certeza !

Rosangela Peixoto

21/05/2017 - 18h08

Deve sim

Celia Maria

21/05/2017 - 18h06

Com certeza!!

João Valente

21/05/2017 - 18h05

Perfeita avaliação, OAB golpista, vai defender diretas já? Vai para a rua?


Leia mais

Recentes

Recentes