Após aumento de verbas federais, Globo inaugura novo centro de jornalismo

(Diretor-geral da Infoglobo, Frederic Kachar, discursa durante o lançamento da nova sedeFoto: Fernando Lemos / Agência O Globo)

Para registro histórico, publico abaixo um vídeo com o discurso incrivelmente hipócrita de Roberto Irineu Marinho, presidente do grupo Globo, e que é, junto com seus irmãos, um dos principais responsáveis pelo golpe e por todas as suas trágicas consequências para o país.

O discurso se deu ontem, durante inauguração, pela Globo, de um novo “centro de jornalismo”.

Sempre é bom lembrar que a primeira medida do governo Temer foi voltar a concentrar as verbas da publicidade federal em mãos dos principais grupos de mídia do Brasil.

E não houve apenas um movimento de concentração de verbas. Houve também um forte aumento dos recursos investidos.

Mesmo com toda a crise fiscal que assola o país, o governo federal aumentou fortemente a quantidade de dinheiro aplicada em propaganda.

A Globo, como sempre, ocupa um isolado primeiro lugar, recebendo três vezes mais do que o segundo colocado, a Record e quatro vezes mais do que o terceiro no ranking, o grupo SBT.

Os números acima referem-se apenas às verbas da Secom, sem considerar as estatais. Se as considerarmos, esse valor deve se multiplicar por três, quatro ou até mais.

Repare que as verbas destinadas a Infoglobo, responsável pelo Jornal O Globo, cresceram 82%. É com esse dinheiro que a Globo reformou ou construiu o recém-inaugurado centro de jornalismo.  É com esse dinheiro que a Globo diz fazer “jornalismo independente”.

***

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.