Menu

Lula, o judiciário e as ações por danos morais na seara política

Quando autoridades públicas do campo conservador ou poderosos da mídia privada acionam a justiça para processar jornalistas, eles sempre ganham. As vitórias de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), estão aí para provar. Ninguém pode falar dele, que ele processa, e ganha na justiça. Quando a autoridade é Lula, porém, tudo muda de […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Quando autoridades públicas do campo conservador ou poderosos da mídia privada acionam a justiça para processar jornalistas, eles sempre ganham. As vitórias de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), estão aí para provar. Ninguém pode falar dele, que ele processa, e ganha na justiça.

Quando a autoridade é Lula, porém, tudo muda de figura. Um judiciário profundamente classista, de um lado, e absolutamente submisso à Globo, de outro, cria mais uma assimetria nas disputas democráticas brasileiras: nas batalhas jurídicas, os juízes tem lado, e não é o lado do campo progressista.

Para um judiciário que apoiou o golpe de 2016, a decisão contra Lula no caso de seu processo contra Merval não é nenhuma surpresa.

***

Do Comunique-se

Lula tem ação contra Merval Pereira rejeitada pela Justiça

O ex-presidente Lula recorreu ao poder Judiciário contra o jornal O Globo e o colunista Merval Pereira, mas não obteve sucesso. O petista entrou com ação pedindo indenização por danos morais, pois se sentiu pessoalmente atacado em dois artigos assinados pelo jornalista em maio e junho de 2016. A Justiça, porém, rejeitou o caso, pois considerou a solicitação improcedente.

A decisão desfavorável ao ex-presidente da República foi tomada pelo juiz Mauricio Tini Garcia, da 2ª Vara Cível de São Bernardo do Campo, cidade do ABC paulista em que Lula reside há décadas. Segundo informado pelo site de O Globo, o político solicitou R$ 100 mil como valor indenizatório, a fim de reparação por danos morais. Para tal, o ex-chefe de Estado argumentou que foi alvo de informações inverídicas.

Os conteúdos publicados na coluna de Merval Pereira que motivaram a ida de Lula à Justiça citavam, conforme registra reportagem do próprio O Globo, “informações do depoimento prestado pelo ex-deputado Pedro Corrêa, que firmou acordo de delação premiada”. O jornal afirma, ainda, que na ocasião em que os artigos foram veiculados, Lula pediu direito de resposta – o que não foi acatado pelas autoridades responsáveis.

O Globo pontua que teve a defesa no caso feita pelo escritório Sérgio Bermudes, que defendeu a liberdade de imprensa e analisou inexistir motivos para reparação por dano moral. Nesse sentido, a alegação feita pela publicação jornalística se saiu vitoriosa, com o juiz Mauricio Tini Garcia afirmando que agentes políticos devem estar cientes de que “estão sujeitos ao escrutínio popular sobre seus atos”.

Por fim, o magistrado de São Bernardo do Campo pontuou que o poder Judiciário não pode ser usado como instrumento que ajude a “desestimular a publicidade de atos de interesse público”. Até o fim da tarde desta terça-feira, 21, um dia após a divulgação da decisão da Justiça, o ex-presidente Lula não comentou o caso, o mesmo ocorrendo com o colunista Merval Pereira.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo Lovisi de Toldo Gualbrto

26/06/2017 - 22h04

O poder judiciário é o mais corrupto da república.Só podia dar nisto.

C.Poivre

22/06/2017 - 19h49

O termo certo é “acovardado” quando se fala do “çupremo” e não intimidado. A globo e o PSDB NUNCA são derrotados lá. Podem praticar qualquer modalidade de crime, da pequena contravenção ao crime hediondo que se for de um desses dois não haverá acusação, investigação, denúncia, julgamento e muito menos condenação. Parece que têm prazer em ser manipulados e serem submissos à globo e aos tucanos.

Eder Ribeiro Queiroz

22/06/2017 - 16h00

A GLOBO NÃO APOIA O POVO NEM FODENDO-NEM UM MILIMETRO SE QUER-QUE PORRA-DE UM MINUTO PRA GENTE NA TV-PORRA-SONHO-

Antonio Cerqueira

22/06/2017 - 15h01

JUSTIÇA? QUE JUSTIÇA.

Antonio Cerqueira

22/06/2017 - 15h00

Batista

22/06/2017 - 11h48

Lula e PT deve continuar processando os detratores, mesmo sabendo que a justiça maçônica tem lado na balança hipócrita e cínica que anunciam, e continuará não dando-lhes ganho de causas, pois assim registram à história como funcionava o balcão da justiça nesse tempo de mídia de desinformação e justiça da convicção e da delação premiada, servindo de base para o golpe à constituição e a democracia.

    Eliza Santos Faganello

    22/06/2017 - 16h54

    Exatamente. Nada de deixar passar, pois já deveria fazer isso há anos.

Claudio Gornati

22/06/2017 - 14h37

João Sapucaia

22/06/2017 - 14h23

João Sapucaia

22/06/2017 - 14h23

Paulo Benedito Santos

22/06/2017 - 13h48

O juiz Sergio Moro tem TODAS AS PROVAS contra a irmã de Aécio há dois anos. Extratos bancários e tudo mais. Ela não tem foro privilegiado. No entanto foi necessário o STF intervir e decretar a prisão de Andrea Neves, porque Moro protege tucanos. Juizinho inútil e partidário.

Henry Zorzato

22/06/2017 - 13h46

SABEM QUEM ESTÃO EXTINTOS ALÉM DOS DINOSSAUROS?
AS SELFS DA COCHINHADA COM SEUS HERÓIS QUADRILHEIROS!!!

Vitor Hugo Cantarelli

22/06/2017 - 13h43

Que lindo, até parece festa…..amiguinhos……putz….

Mara Ramos Santos

22/06/2017 - 13h43

É a maior prova que nesse país as leis e a justiça não é para todos.


Leia mais

Recentes

Recentes