Menu

Presença de Janot na Abraji confirma que (depois do STF) PGR também se tornou apêndice da Globo

(Foto: Fernando Rodrigues/Poder360 – 1º.jul.2017) Nada mais sintomático dos novos tempos do jornalismo brasileiro, do que Rodrigo Janot, procurador-geral da república, ser a principal estrela do congresso da Abraji, que é há muitos anos inteiramente controlada pela Globo. No evento, Janot participou alegremente, falando sobre casos em aberto, violando a ética da profissão na maior […]

24 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Fernando Rodrigues/Poder360 – 1º.jul.2017)

Nada mais sintomático dos novos tempos do jornalismo brasileiro, do que Rodrigo Janot, procurador-geral da república, ser a principal estrela do congresso da Abraji, que é há muitos anos inteiramente controlada pela Globo.

No evento, Janot participou alegremente, falando sobre casos em aberto, violando a ética da profissão na maior cara de pau.

É muito interessante olhar o quadro de patrocinadores e apoiadores da Abraji. Tirando um ou outro site que eles botaram lá nitidamente só para disfarçar (como Nexo: sua presença ao lado dos grandes chega a ser engraçada), os organizadores do golpe estão todos ali.

Há o grande capital americano, representado por várias empresas, a começar pelo Google, o qual, se já foi uma empresa progressista nos EUA, sua postura no exterior é a mesma de todas as empresas norte-americanas: associando-se ao status quo local, jamais às forças do trabalho que lutam para desenvolver o país. A participação das grandes empresas de tecnologia da informação na onda de golpes coloridos no mundo foi desmascarada por Snowden. A NSA chegou a ter, em muitos países, acesso a informações privadas de usuários do Gmail e Facebook.

Em seguida, o quadro de patrocinadores traz, em letras garrafais, a Globo. É sintomático que eles tenham posicionado a empresa norte-americana acima da Globo (no cartaz dentro do evento, ver foto acima).

Entre os apoiadores, não falta nem mesmo o consulado americano de são paulo.

O jornalismo investigativo no Brasil tornou-se uma assessoria de imprensa do Ministério Público Federal. O controle político do MPF, porém, da mesma forma que com o STF, transladou-se para a Globo.

Os barões da imprensa entenderam que era muito melhor pegar a notícia diretamente da fonte, comprando procurador e juiz. É uma maneira de terceirizar a atividade jornalística, com uma grande vantagem: o contribuinte paga o salário de seu colaborador.

Como comprar procuradores e juízes? Ora, com prêmios, sinecuras, entrevistas.

Mala de dinheiro, há tempos, é usada apenas como isca para otário. Não sei como tem corrupto que ainda cai nessa.

Outra maneira da mídia “converter” procurador ou juiz, transformando-o numa espécie de agente duplo, é com ameaças diretas ou veladas. Especialmente com a arma mais letal do mundo moderno: a morte em vida, o assassinato de reputação, o seu, o de sua mulher, a perseguição a seus filhos.

Entretanto, esse último escândalo da JBS, do qual Janot se orgulha, tem dois pontos bizarros, que o jornalismo investigativo deveria mirar: a migração de procuradores para escritórios de defesa, e a corrupção de procuradores.

Tudo isso deveria ser o principal objeto de uma imprensa livre e democrática, porque imagina o perigo: de um lado, um poder cada vez maior para o Ministério Público. De outro, cada vez mais procuradores corruptos, irresponsáveis, messiânicos, pouco amantes da lei, hostis aos movimentos sociais e aos direitos humanos.

A combinação dessas duas coisas já mostrou o resultado: o estado de exceção, a anarquia dos ricos e especuladores, o império dos mandarins. Com toda a ruína, econômica, política, empresarial, sindical, moral, que isso acarreta.

O mandarinato dos procuradores tem essa afinidade com o monopólio da mídia: ambos não querem que nada floresça à sua sombra. Querem reinar sobre escravos submissos e obedientes, mas como isso é impossível acabam por criar enormes desertos à sua volta.

***

Na Revista Forum

Janot diz que só prova “satânica” selaria em definitivo ligação entre Temer e Loures
1 de julho de 2017

De acordo com o procurador, ninguém “passa recibo” para esse tipo de atividade ilícita, então o fundamental é “olhar a narrativa” e “apresentar indícios fortes” que liguem o denunciado ao crime.

O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, declarou neste sábado (11), em debate no 12 Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que seria preciso uma “prova satânica, quase impossível” para selar definitivamente a ligação entre Michel Temer e a mala com R$ 500 mil carregada por seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures.

Foi assim que Janot rebateu as críticas de que a inédita denúncia de corrupção passiva contra um presidente em exercício, que apresentou na segunda (26), é frágil —faltaria a “prova cabal” para associar o peemedebista ao dinheiro.

Janot fez um trocadilho com “prova diabólica”, termo jurídico que significa prova excessivamente difícil de ser produzida.

O problema é que ninguém “passa recibo” para esse tipo de atividade ilícita, então o fundamental é “olhar a narrativa” e “apresentar indícios fortes” que liguem o denunciado ao crime.

Já há 20, 25 anos, em começo de carreira na Procuradoria, ele e colegas se questionavam sobre o tema, contou. “Não é possível que, para pegar um picareta, tenho que tirar fotografia do sujeito tirando carteira do bolso do outro. Esse tipo de prova é satânica, quase impossível.”

*Com informações da Folha

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Danilo Dantes

03/07/2017 - 07h57

Esta nossa esquerda e’ muito “naive” nao aprende nunca. O Janot sempre foi um golpista, nao passa de um capataz da globo. Quem tem duvida que ele mandar investigar Aécio nao passa de jogo de carta marcada? Ele esteve no US em fevereiro de 2015, foi fazer o que? O Temer nao serve mais para a globo cancer ltda. Esquerdista além de guerrilheiros de teclados sonham que um dia a globo vai virar de lado. Eterno complexo de vira-lata da esquerda, dar entrevista na globosta. O Supremo e’ o golpe, a globo e’ o golpe, todos a servico na CIA. Nossa elite realmente pensa que o Brasil nao tem condicoes de existir, a nao ser como subservientes a Washington. Um tucano la dentro, hoje velho, me disse: “Os americanos sao demais rapaz”. E ele esqueceu que eu moro em um Pais super civilizado. Nao respondi, fiquei com do daquele midiota e também com pena desta esquerda que sonha que o PIG um dia vai ter compaixão de ti.
Comentar o quê?? O Brasil se transformou num esgôto a céu aberto e seu maior representante é o PODER JUDICIÁRIO e a GLOBOSTA.

Mario

02/07/2017 - 22h43

Esse negócio de prova da muito trabalho. E onde as provas abundam nao convém fazer investigação como no caso da Mossack Fonseca, no futebol etc. É dura a vida do PGR.

Carlos moreira

02/07/2017 - 15h17

Lixo radioativo! E ainda teve gente que a gente achava que podia confiar, e mesmo assim apareceu na programação desse congresso de jornalismo golpista. Basta investigar um pouco mais para encontrar

http://congresso.abraji.org.br/salas/index

Gente que a gente podia confiar como Maria Augusta Ramos, Anna Muylaert, Lô Politi, sérgio gomes, o pessoal do el pais, marlene bergamo e muito mais… um lixo!

franc

02/07/2017 - 11h01

Miguel, faltou dizer que os Americanos oferecem livre acesso do seu territorio a elementos colaboradores, tao como dolares justificado em palestras pagas por orgaos publicos e privados.

Walter

02/07/2017 - 09h28

Jornalismo investigativo de conveniência.

andrade

02/07/2017 - 09h07

O povo brasileiro está doente comendo essa ração estragada que a rede Globo lhe serve diariamente. O diagnóstico é o mais sombrio possível, principalmente pra juventude.

Mirtes

02/07/2017 - 03h09

Por qual motivo Janot trai a bandeira nacional entregando a Odebrecht fatiada ao bolo de países que ele bem entende????

Luiz Bezerra Francisco

02/07/2017 - 01h50

Lixo radioativo

Danilo Dantes

01/07/2017 - 22h42

https://www.youtube.com/watch?v=l2QhigH5iUM

JOHN JAHNES

01/07/2017 - 22h42

https://www.youtube.com/watch?v=wHKIErwmG-4

https://www.youtube.com/watch?v=ad5WB83Wx-U

https://www.youtube.com/watch?v=3oYMy8Cgc8o

https://www.youtube.com/watch?v=l2QhigH5iUM

Conclusão:
SE NÃO HOUVESSEM BANDIDOS DE TOGAS, NÃO HAVERIAM NENHUM OUTRO BANDIDO NO BRASIL.
SÃO OS BANDIDOS DE TOGAS QUE DÃO COBERTURA AOS ROUBOS DE TODOS OUTROS BANDIDOS.

Sarah Albuquerque

02/07/2017 - 01h34

Danilo Dantes

01/07/2017 - 22h33

Depois que Doria se juntou a Bonner e seus patrões, os marinhos, na semana passada em um jogo de golf, comum entre gente ordinaria em paises ricos, o Doria botox, vai colocar bandeiras do Brasil espalhadas em Sampa, mais uma jogada política articulada entre ele e a globo, para criar uma imagem de patriota que vem ai com a força da Globo em promover o novo Collor, salvador da Pátria. Aguardem.

Marcos Silva

02/07/2017 - 01h21

Não são só os membros do governo que formam uma quadrilha, a elite inteira do Brasil é a quadrilha. Como um juiz vai condenar o Aécio, se são colegas de bando? O resto é jogo de sena, para manter a senzala apaziguada.

vitorf

01/07/2017 - 21h52

Brizola fava isso a 30 anos atrás. O que é bom pra globo faz mal ao povo. Globolixo

Ninguém

01/07/2017 - 19h03

O inimigo nº 1 da Democracia brasileira sempre foi, é e continuará sendo a Rede Globo. O que é bom para a Globo é péssimo para o país. A Globo é o câncer que destrói qualquer possibilidade de maior desenvolvimento do país.

    Danilo Dantes

    01/07/2017 - 22h36

    Ditto. Agreed. O Brasil nunca sera uma nação desenvolvida e civilizada enquanto existir a globo. Atesto morando ha mais de 30 anos em sociedade civilizada. Com meus 60 anos de vida. A globo e’ realmente o cancer do Brasil.

LUIZ TAVE

01/07/2017 - 18h53

ESSE JANOT , NUNCA ME ENGANOU ! A MAIOR DELAÇAO DO MUNDO, SERIA A JBS DELATAR TUDO SOBRE JANOT ! AI` SIM O BRASIL IRIA SABER TUDO O QUE ESSE JUSTICEIRO E` CAPAZ DE FAZER ! TEMER , AECIO , SERRA , ROMERO JUCA` EDUARDO CUNHA , GEDDEL , PADILHA . ANGORA` E R MAIA , SAO TUDO PUTO ! MORO E DALLAGNOL E` TUDO MESMO REDUTO ! CANALHAS CANALHAS CANALHAS

Rogério Bezerra

01/07/2017 - 17h24

O aumento de 41,5% concedido por Temer, e pago por nós, foi só a paga pelo golpe.
O Judiciário quer mais. É o dono do país e nos quer aos seus pés. Ditadura Judiciária!
O Congresso tenta agradar empresários ocais e principalmente gringos.
Empresários, Judiciário, e políticos de Direita nos meteram nessa furada.
Os ricos fazem as malas, políticos safam-se e o Judiciário dando as cartas…
Essa suruba não termina bem!

Ariane Pimentel

01/07/2017 - 20h21

Gente desqualificada, judiciário desqualificado, impressa imunda. Todos um monte de lixo. Nojo

Zinho Jesus Rosa

01/07/2017 - 20h03

Picaretagem total

Ricardo Brugger

01/07/2017 - 19h58

Acho o contrário, o MP é que se tornou o apêndice da mídia golpista…

Maju Gomes

01/07/2017 - 19h44

Não estou falando!!!!. ……não sobra um….céus

Osvaldo Negro Ferreira

01/07/2017 - 19h36

O MP é que se tornou apêndice da globo.


Leia mais

Recentes

Recentes