Menu

Ipsos julho 2017: Dilma tem aprovação de 17%, contra 3% de Temer

A leitura que eu faço da pesquisa Ipsos, divulgada ontem, é que os brasileiros rejeitam o golpe de Estado perpetrado ano passado pelo consórcio mídia-judiciário-corruptos. Em outubro de 2014, quando a presidenta Dilma obteve uma rápida janela para se comunicar diretamente com o povo, em função da campanha eleitoral, a aprovação aos rumos do país […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A leitura que eu faço da pesquisa Ipsos, divulgada ontem, é que os brasileiros rejeitam o golpe de Estado perpetrado ano passado pelo consórcio mídia-judiciário-corruptos.

Em outubro de 2014, quando a presidenta Dilma obteve uma rápida janela para se comunicar diretamente com o povo, em função da campanha eleitoral, a aprovação aos rumos do país disparou para 60%. Ou seja, a mesma população que deu vitória a Dilma acreditava nos rumos que ela havia prometido.

O pior erro de Dilma foi ter nomeado Joaquim Levy para o ministério da Fazenda. O famigerado “ajuste”, pressão da mídia, bancos e sistema financeiro em geral, revelou-se o maior tiro no pé da história mundial, porque derrubou brutalmente as receitas fiscais, trouxe impopularidade à presidenta e  produziu a atmosfera propícia ao golpe que matou a estabilidade política brasileira por, no mínimo, uma década.

Entretanto, as forças que exigiram a presença de Levy no governo são as mesas que apoiaram o impeachment-golpe, sustentam as reformas trabalhistas e chancelam os arbítrios da Lava Jato: forças antinacionais, antiprodutivas e antipopulares.

A rejeição quase unânime aos rumos do país e ao governo Temer, portanto, é uma rejeição ao golpe. As linhas vermelhas coincidem com as movimentações conspiratórias para derrubar Dilma e voltaram a subir assim que a população se deu conta das intenções do novo governo formado.

A mídia nunca vai fazer essa análise, porque ela é um agente político, mas a rejeição absoluta aos “rumos do país” é também uma rejeição à Lava Jato e à insanidade do sistema judicial, que vem destruindo empresas e produzindo instabilidade com tanta violência, que parece ter se descolado da ideia de soberania e interesse nacionais, e estar trabalhando a serviço de forças estrangeiras.

A avaliação do governo permanece alta (e a desaprovação, baixa) até o final de 2014, quando as conspirações em favor do golpe vêm a tôna e começam a agir de maneira mais aberta.

Lula permanece o político com os maiores índices de aprovação do país, com 29%. A última data da pesquisa de campo do relatório da Ipsos é o dia 14 de julho, portanto após a condenação de Lula por Sergio Moro. O segundo político melhor avaliado é Marina Silva, mas não sei se ela conta, porque nunca governou nada e fica sempre em cima do muro.

É interessante observar que o terceiro político mais bem avaliado nacionalmente é Dilma Rousseff: 17% dos entrevistados disseram aprová-la. É mais de cinco vezes a aprovação daquele que a substituiu, Michel Temer, cuja aprovação é de apenas 3%.

FHC, paparicado pela imprensa e por Sergio Moro, blindado, sem nenhuma campanha midiática contra ele, tem rejeição de 71%, superior a de Lula.

Aécio Neves entrou para o time dos morto-vivos, integrado por Temer e Cunha.

Os outros tucanos, como José Serra, FHC e Geraldo Alckmin, tem rejeição superior ou igual a de Lula – embora naõ cheguem perto de seus índices de aprovação.

 

Se quiser comparar os dados de julho com a pesquisa do mês anterior, esta última se encontra aqui.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lucia Stone A. da Rosa

27/07/2017 - 11h36

#AnulaOGolpeSTF
#DIRETASJA
#DemocraciaComLula

Rosalete Baldessarini

27/07/2017 - 06h04

Angelo Giovani L Gomes …Não! Cresceu porque fez empréstimos no BNDES que é um banco de FOMENTO…O BNDES não deu dinheiro de presente para a JBS. O objetivo de um bco de fomento é FINANCIAR capital fixo e de giro para desenvolvimento de empresas…E não esqueça que o Brasil inteiro ouviu o diálogo dos dois bandidos!

Joao Carlos Carvalho

27/07/2017 - 04h59

Suprema loucura é ter que ver as ”reformas” do golpista sendo aprovadas, boas somente para os ricos e péssimas para os trabalhadores. Fora Temer!

nivaldo emilio

26/07/2017 - 19h26

ESta pesquisa está errado. É impossivel que o presidente Temer tenha uma aprovação de 6%. Refaçam a pesquisa e indiquem ao povo brasileiro a verdade. Com todos os erros da pesquisa, Temer não atinge nem 0,5% de aprovação.É pesquisa manipulada pelo governo.

Carla P. Bergamo

26/07/2017 - 19h28

e ela teve muita publicidade negativa…

Jackie Alboledo

26/07/2017 - 18h12

Vc tá bem ? Bebeu o chá estragado na casa do Aecio. A Presidente Dilma é uma excelente administradora pública . Quem destruiu o Brasil foi gente como vc, o judiciário e a oposição porque o corrupto Perdeu as eleições

Andre Massao Noce

26/07/2017 - 15h55

Kkkkkk… Golpistas adoram votar na direita corrupta, e no Aécio corrupto, amigo do traficante de drogas…

zuleica

26/07/2017 - 12h52

Esses coxinhas golpistas filhos de Satanás ainda sofrem de infantilidmo! Fala sério!

Atreio

26/07/2017 - 10h24

o q passa é agua, amigo.

dilma tá eleita.
sem crime, não há impeachment.

STF anulará(dr lewadinho e carminha tão na reta se não se mexerem)

PGR anulara ( janota na reta grossa se não se mancar)

O povo comanda.
DILMA VOLTA. o brasil é nosso, vamo tomar de volta.
bjao, balta!

DILMA VOLTA e canalhas em brasilia ja se mijam de medo.

Sydnei Andrade

26/07/2017 - 10h09

Mas o que importa nesse governo não é manter popularidade, e sim, fazer as reformas necessárias para o Brasil se modernizar, tomar um novo rumo, mais próspero, mais enxuto, menos burocratizado e estatizado.
Dilma foi mal porque colheu o que Lula plantou.
Lula não soube manter a estabilidade do Real e apenas teve a sorte de seu governo acontecer durante o boom das commodities e o crescimento da China. Infelizmente não conseguiu fazer disso um programa de crescimento sustentável. Preferiu fazer populismo barato e disseminar a corrupção estatal.
Mas enfim, quero dizer apenas que Temer é uma mal necessário.

    Atreio

    26/07/2017 - 10h25

    aumento pra juiz e meninao do MP?
    anular multa da samarco?

    é moderno soltar o estuprador abdelmassih?

    se liga.
    babou o golpe.
    e ninguem mais topa estar na foto ao lado de golpista


Leia mais

Recentes

Recentes