Datapoder 360: Lula sobe 4 pontos e lidera pesquisa para 2018 com 32%

Mais uma pesquisa mostra a liderança de Lula nas eleições de 2018, conforme divulgado há pouco pela área de pesquisa do blog Poder360.

O Datapoder 360 faz pesquisas por telefone, o que prejudica bastante os candidatos mais fortes em áreas mais carentes, onde há menos gente com telefone e internet. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de outubro, com 2016 pessoas.

No cenário 2, com João Dória, Lula lidera com 32%, 12 pontos à frente de Bolsonaro, com 20%, e 23 pontos à frente do tucano. Segundo a pesquisa, Lula cresceu 4 pontos sobre a pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro ficou estagnado em 20. Doria vem caindo bastante desde julho, quando chegou a ter 13 pontos.

Outro dado interessante da pesquisa é a força dos principais partidos que polarizam ideologicamente a disputa eleitoral no país. O potencial de voto em “um candidato do PSDB”, somando o percentual de eleitores que disseram que “votaria com certeza” e “poderia votar”, é de 19%. Um total de 53% afirma que “não votaria de jeito nenhum” num candidato tucano.

A situação do PT, por sua vez, é um pouco melhor: a soma dos eleitores que votariam “com certeza” ou poderiam votar é de 35%, o que corresponde mais ou menos ao eleitorado de Lula. O percentual que diz que “não votaria de jeito nenhum” num candidato do PT é de 51%, tendo caído 5 pontos sobre o mês anterior.

A pesquisa sondou ainda o potencial de voto de Luciano Huck. Pela pesquisa, ele já começaria forte, naturalmente por ser o candidato da Globo, com grande exposição midiática, em função de seu programa semanal, Caldeirão do Huck. Mas já tem uma rejeição consolidada de 43%, o que é substancial para quem ainda sequer sinalizou que poderá ser candidato.

 

 

 

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.