Paulo Gala e Fausto Oliveira comentam riscos de “livre comércio” com a China

¨Hillary Clinton roubou Sanders¨ : acusa ex-presidente do Comitê Democrata e Donald Trump

Por Tulio Ribeiro

04 de novembro de 2017 : 21h39

Os Estados Unidos alardeiam discursos com intenção de ressaltar seu caráter democrático, transparente e de confiança. O mundo teve mais um exemplo de quanto o país foge deste padrão e não deve ser seguido.

O presidente Donald Trump acusou a candidata Hillary Clinton de comprar delegados na primária democrata contra o senador Bernie Sanders. A esposa de Bill Clinton teria subornado e chantageado os delegados: ¨A verdadeira História do conluio está no novo livro de Donna B. Hillary comprou os democratas e portanto roubou o ¨louco Bernie¨¨. Trump se referiu ao novo livro de Donna Brazile, ex-presidente do Comitê Nacional Democrata, publicado neste 2 de novembro.

Trump adiciona a acusação outro comentário, agora da senadora por Massachusetts e descendente dos povos originários da América do Norte, Elizabeth Warren. A parlamentar declarou publicamente que existia possibilidade de que Sanders tivesse sido roubado na eleições democratas. Falou Trump de forma racista: ¨ Pocahontas acabou de dizer que os democratas, liderados pela legendária e retorcida Hillary Clinton, manipularam as primárias. Vamos ao FBI e ao Departamento de Justiça.¨

Bernie Sanders procurou não polemizar com Hillary, preferindo entrar neste cenário trágico condenando os atos de Trump:¨ Não vamos nos distrair com seus esforços de reduzir os impostos aos bilionários, encerrar o seguro saúde e negar a mudança climática. Faça seu trabalho!

Diante deste embate, dois protagonistas deixaram sua contribuição. Os ex-presidentes George Bush e George W. Bush declararam no livro ¨Os últimos republicanos¨, escrito pelo economista e historiador Mark k. Updegrove, que ¨Trump chegou a presidência sem conhecer o trabalho, é um fanfarrão e aviva a ira do povo.¨

Donald Trump, Hillary Clinton e George Bush definitivamente estão longe de dar credibilidade aos Estados Unidos, mas a título de imaginação como estaria o mundo se Bernie Sanders não tivesse sido roubado?

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »