Guerra fria chega a mídia: Estados Unidos perseguem canal russo

(Crédito imagem: RT)
No dia 9 de Novembro o Departamento de Justiça dos Estados Unidos determinou que o canal russo RT (Russia Today), deveria se registrar como agente estrangeiro no país. A medida significa que passa ter a responsabilidade de remeter ao governo relatórios contábeis, relação de funcionários e descrição de investimento bem como contas e recursos. Esta determinação ocorre 7 anos do início da operação em Washington, o canal teve sua criação em 10 de dezembro de 2005.

A ameaça, caso não cumprisse, era a possibilidade de prisão da diretora da RT e também o bloqueio de contas bancárias. A administradora do grupo RT, Margarita Simonáv, declarou que : ¨Entre um caso penal e uma declaração com agente estrangeiro escolheu a segunda opção. Felicitamos pela liberdade de expressão nos EUA e os que creem nela. Agora estão sentindo como sopra o vento da liberdade?¨. Uma mensagem com clara conotação de ironia a perseguição. Neste 13 de novembro T&R Productions LLC, que opera a RT America, cumpriu a determinação segundo o governo dos Estados Unidos.

A determinação do governo estadunidense reflete na prática o crescimento da audiência do canal no país, que se reporta tanto inglês, como espanhol e árabe em suas plataformas. A porta voz da chancelaria, María Zajárova, externou a conclusão russa: Washington parece ser incapaz de competir de maneira justa, sem usar truques sujos, entenderam que não podem manter-se ao nível de concorrência e muito menos de vence-la.¨

Vladimir Putin qualificou a ação como um ¨ataque a liberdade de expressão¨ e Moscou informou estar preparando ¨um conjunto de medidas de represarias baseados na legislação russa¨. Literalmente a guerra fria que já se reapresentou em nossa História, alcança o grande poder: a mídia.

Tulio Ribeiro: Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.