As bizarrices da pesquisa Datapoder 360

A partir de agora, não mais a levarei a pesquisa Datapoder 360 à sério.

O relatório traz erros tão grosseiros que a pesquisa não merece nada mais do que a lixeira.

Pior, não é de hoje. Venho notando o mesmo tipo de erro há várias edições da pesquisa.

Fui dar uma olhada na íntegra da pesquisa, por segmentos, e há absurdos que a desmoralizam completamente.

Na pesquisa Datapoder360, Bolsonaro tem 4 pontos a mais entre o público feminino, contrariando todas as outras pesquisas já feitas, que mostram o candidato fraco entre mulheres.

Nada faz sentido na pesquisa. É um samba do bolsomito doido. Vou listar aqui as incoerências que encontrei em alguns minutos de observação:

  1. Ciro Gomes tem 8% entre homens e 1% entre mulheres. Em qualquer outra pesquisa, Ciro Gomes tem equilíbrio entre seus eleitores.
  2. Bolsonaro tem mais votos entre mulheres (27%) do que entre homens (23%), contrariando qualquer outra pesquisa feita até aqui.
  3. Lula tem apenas 5% entre eleitores com mais de 60 anos, atrás de Ciro Gomes, com 7%; nesse mesmo eleitorado, Bolsonaro tem 8%, número também incoerente. Total de nulos e indecisos entre eleitores com mais de 60 anos é de 43%, número completamente fora da casinha. Entre eleitores de 16 a 24 anos, brancos e nulos ficam em 44%, e caem para 6% entre 25 a 44 anos.
  4. Lula tem apenas 7% no Sul, no Datapoder360, percentual completamente destoante da perfomance do ex-presidente em outras pesquisas. No último Datafolha, por exemplo, Lula tem 25% no Sul.
  5. No Datafolha, Bolsonaro tem 10% no Nordeste; no Datapoder360, tem 24%.
  6. A pesquisa Datapoder360 é tão tosca, que o maior eleitorado de Geraldo Alckmin fica no… nordeste. O governador paulista teria 13% no Nordeste, contra 6% no sudeste.
  7. Os responsáveis pela pesquisa poderiam dizer que se trata de erro de “digitação” cometido pelo estagiário. Não é, infelizmente. Se você olhar as pesquisas de meses anteriores, notará as mesmas bizarrias.
  8. A pesquisa Datapoder360 não é coerente nem com a edição do mês anterior. Em outubro deste ano, por exemplo, a pesquisa dizia que Lula tinha 34% entre eleitores com mais de 60 anos. Como assim, este número teria caído, em 30 dias, para 5%?
  9. A pesquisa de outubro, como já disse, tinha suas próprias bizarrices, e não eram poucas nem menos espetaculosas. Alckmin tinha, no Datapoder 360 de outubro, 7% no nordeste, contra 2% no sul. Este número é evidentemente inventado.
  10. Na pesquisa de outubro, Bolsonaro ficava 9 pontos à frente de Lula entre o eleitorado masculino, com 33% X 24%, o que é evidentemente uma fraude. Aí, em novembro, Bolsonaro cai 10 pontos entre homens?
  11. A pesquisa Datapoder360 está me cheirando a uma grande fraude.

 

 

 

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.