Arrumei as malas e fui passear

Enquanto a ” plaza de Mayo” fervia de indignação pelo processo que a Argentina vive de perdas de direitos, as famílias do submarino congelavam pela falta de um enterro digno dos seus entes queridos, o presidente da nação arrumou as malas e foi passear.

O ex-presidente do Boca Juniors tem sangue frio, típico dos boleiros! Nem a busca pelo 44 corpos do ARA San Juan, nem o caldeirão que o centro de Buenos Aires se tornou consegue dissipar de uma escolha tão luxuosa: A estancia Potrerillo de Larreta nas serras de Córdoba. Construído em 1927 logo se transformou num luxuoso country club e resort, Macri vai desfrutar o campo de golf com 18 buracos e 7150 jardas, além de passeios pela paisagem serrana no helicóptero Robinson 44 que é disponibilizado para clientes.

No país da realidade o porta-voz da marinha, Ericque Balbi, vai seguindo o script de esfriar algo que já foi abandonado na realidade : ” para ter uma ideia é como procurar uma agulha no palheiro”. Perdidos há 23 dias os familiares seguem desesperados como mãe Yolanda Mendiola do tripulante Fabián Cisneros: ” Queremos que achem o corpos, que se retire, precisamos fazer o luto.”

Em outro caminho, o da repressão costurada com a justiça, as prisões de ex-dirigentes e partidários da esquerda incluído o pedido de prisão contra Cristina Kirchner, foi aplaudida pelos macristas, comemorando então a decisão do juiz Claudio Bonadio, um legítimo companheiro que não age sozinho.

A estratégia ficou tão obvia que foi elaborada pelo presidente Macri que seu chefe de gabinete, Marcos Peña, passou a reverberar a frase: ” yo no fui( eu não fui)” . Sarcasticamente a imprensa “porteña” completou : ” Yo no fui Y al me fui (eu não fui e já fui, no sentido de partir).”

Tulio Ribeiro: Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.