Contaram 200 mil atas a mais, principais partidos pedem nova eleição

(Crédito imagem: Honduras Diez)
Os principais protagonistas políticos de oposição ao governo de Juan Orlando Hernandéz apresentaram solicitações para anular a eleição presidencial do último 26 de novembro.

Os recursos foram apresentados pela ” Alianza Contra La Dictadura” e o partido Liberal, segundo e terceiro lugares pelo Tribunal Supremo Eleitoral. Agora o TSE tem 10 dias para responder as petições de nulidade.

A pressão se avoluma com a informação de que a comissão apuradora usou 200.000 atas a mais. A população voltou as ruas da capital Tegucigalpa, nesta noite de sexta avançando pela madrugada de hoje.

O candidato da Alianza, Salvador Nasralla, deu voz as reclamações:

” É uma contestação do escrutinio e pela recontagem das 18103 atas, dos cadernos e da documentação. Contaram 200.000 atas a mais. Honduras vive uma vergonha mundial e vais se tornar ingovernável caso se declare Juan Orlando Hernandéz como ganhador.”

O secretário do Partido Liberal, Octavio Pineda, explicou o pedido de anulação e denunciou que o atual presidente não poderia ter sua candidatura homologada pelo TSE:

“Esta eleição foi violentada desde que permitiu o senhor presidente da República participar de um processo, quando a constituição proíbe.”

Chegou a 11 pessoas mortas e centenas de feridos pela repressão do governo. EUA e OEA atuam politicamente em apoio ao oficialismo e a União Europeia, de forma envergonhada, pede ” transparência.”

Tulio Ribeiro: Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.