Menu

O delicioso esquerdismo de Star Wars – Os Últimos Jedi

Por Pedro Breier Assisti ontem Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi. Achei fabuloso. A crítica política – com viés evidentemente de esquerda – presente no filme é implacável. O Último Jedi na verdade é A última Jedi. Mulheres, negros e asiáticos bem representados como heroínas e heróis. O ataque à elite econômica é […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Breier

Assisti ontem Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi. Achei fabuloso.

A crítica política – com viés evidentemente de esquerda – presente no filme é implacável.

O Último Jedi na verdade é A última Jedi. Mulheres, negros e asiáticos bem representados como heroínas e heróis.

O ataque à elite econômica é contundente. Um trecho da crítica de Pablo Villaça:

Aliás, há, neste Episódio VIII, toda uma sequência que sequer tenta ser sutil ao retratar a elite econômica como uma classe composta por sociopatas que não hesitam em explorar e destruir a Natureza por puro entretenimento, empregando também o trabalho infantil sem qualquer remorso enquanto protesta diante de qualquer coisa que considere como invasão de seu espaço (com direito a praia particular e tudo mais). Mais do que isso: através do personagem de Benicio Del Toro, o roteiro denuncia como a busca desenfreada pelo lucro supera qualquer tipo de moralidade mais básica, o que, associado à estupidez da guerra, abandona o homem comum à própria sorte, atirado entre forças muito maiores do que ele e que o empregam apenas como peão de um jogo cujos resultados – sejam lá quais forem – o terão como derrotado.

Villaça explica didaticamente, neste post, aos reaças indignados com o esquerdismo do filme que a franquia sempre teve um viés canhoto. Ele cita também um episódio hilário que gostaria de dividir com as leitoras e leitores do Cafezinho.

Lembram do Rodrigo Constantino, aquele colunista sofrível que foi demitido da Veja e do Globo depois de perder sua serventia como fornecedor de chorume para o público alvo dos golpistas de 2016?

Antes de ver o filme, ele escreveu um texto com o título “Star Wars anticapitalista? Poupe-me!” para criticar a afirmação do Pablo Villaça de que o filme fazia uma crítica forte às elites econômicas e ao capitalismo. Com os argumentos geniais de sempre, como uma foto de George Lucas com os personagens da Disney.

Depois de ver o filme, Rodrigo Dá Bilhão Constantino postou um texto revoltado com o, surpresa, esquerdismo de Os Últimos Jedi. Se estiverem a fim de dar umas boas risadas, leiam aqui.           

Constantino critica até o fato de Luke Skywalker lutar com o seu sobrinho “por meio de um holograma, nem sequer capaz de estar fisicamente presente para o combate”. Nota-se que entende tanto de espiritualidade quanto de política e economia. Luke é mostrado estando em estado meditativo em outro lugar durante o referido combate; portanto não se trata de um holograma, mas de um corpo mais sutil do próprio Luke que vai para o campo de batalha.

No meio de um período tão difícil para quem luta contra os Impérios que oprimem a humanidade – do dinheiro, da força bruta, do cerceamento das liberdades – é bonito ver que a arte resiste, mesmo em um blockbuster hollywoodiano.

Os inconformados podem ficar furibundos o quanto quiserem.

O filme nos lembra que a ideia da liberdade não morrerá jamais, não importa o quão forte e seguro de si seja o opressor. E enquanto a ideia estiver viva, a esperança também estará.

 

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rogério

03/01/2024 - 20h03

belo comentário do Tiago ! queria ver hoje …….. com viés evidentemente de esquerda – presente no filme é implacável. O Último Jedi na verdade é A última Jedi. Mulheres, negros e asiáticos bem representados como heroínas e heróis. O ataque à elite econômica é
Essa frase no começo do texto ….. esse texto teria que ser mudado agora (hoje em dia ! ) pois tudo isso foi por água a baixo pois nosso presidente fez al contrário , só colocou os negros , mulheres , asiaticos , gays , indios antes de se reeleger e no dia que foi receber a faixa mas no próprio dia que recebeu a faixa se desfez do gay e do indio mostrando em videos o real repudio que tem de todos ! então hoje em dia o texto CORRETO seria ” com viés evidentemente de direita !

Tiago

30/04/2020 - 15h38

Deixa eu dizer, vocês percebem como star wars não é uma crítica à direita mas sim à qualquer governo autoritário, à qualquer ditadura? Simples, se eu quiser pegar uma ditadura comunista com um grupo de rebelião capitalista e comparar com Star Wars eu posso comparar.

Simone Mires

18/06/2018 - 14h19

Assim como os outros capítulos da série, o humor atrapalhado dos robôs e a caricatura do totalitarismo estão bem presentes. Amei o elenco do filme, especialmente a Laura Dern é uma atriz preciosa que geralmente triunfa, eu amo os Laura Dern filmes. Recém a vi em Fome de Poder, inclusive a passarão em TV sendo sincera eu acho que a sua atuação é extraordinário, em minha opinião é a atriz mais completa da sua geração, mas infelizmente não é reconhecida como se deve.

Luizão

12/03/2018 - 09h37

A resistência foi tão esquerdista, que perdeu!

    Jimi

    07/04/2018 - 20h43

    A Guerra né, normal…mas não as eleições. Ao menos não no Brasil.

Ac

18/01/2018 - 19h19

Que texto de merd@!!! O típico jornalismo inútil.

Marcel F

12/01/2018 - 18h49

Vejam como é tudo baseado em fatos reais:

Lucas Skywalker era filho adotivo, morava numa região pobre e rural. Lutou ao lado da princesa Léia (líder da resistência!) contra o imperador, que comandava o comércio intergalático (ep 4, 5 e 6)

O imperador, antes senador Palpatine, havia recebido poderes absolutos para resolver uma crise política, mas deu um golpe na assembléia e passou a governar junto com o exército e o general Darth Vader! (ep 1, 2 e 3)

Mestres Obi Wan e Yoda sobrevivem ao massacre promovido contra os Jedi e no futuro treinam o jovem Lucas Skywalker. Na cena mais violenta de todos os filmes o jovem Darth Vader, ainda Anakin Skywalker, decapita dezenas de crianças Jedi e assume o lado sombrio da força…

Abraços!

Luiz Carlos P. Oliveira

12/01/2018 - 16h42

Mais uma do Constantino:

http://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/artigos/mbl-os-jovens-gigantes-liberalismo/

Kkkkkkkkk. O cara é sem noção.

Luiz Carlos P. Oliveira

12/01/2018 - 16h28

Kkkkkkkkkkkkk. O babaca não entendeu o filme e escreve essas babaquices? Mas… não é a esquerda que é burra? Quanto mais falam, mais expõem suas entranhas burras e estúpidas.

Reginaldo Gomes

11/01/2018 - 18h38

Bom !
O que eu quero saber mesmo é dos guerreiro jedi virado do avesso.
Eu quero saber é dos cagüeta , que num passe de mágica sumiu, desapareceu , escafedeu!!!!
Será que não vai aparecer mais nenhum cagüeta jedi virado do avesso pra dar uma cagüetada; e decretar o fim do Lula e do PT?
Esse golpe tá perdendo a graça.

Sidely Ferreira

11/01/2018 - 16h57

Que a Força edteja conosco@

Guitardo

11/01/2018 - 16h48

Mas será que é esquerdismo ou os conservadores como sempre veem esquerdismo e comunismo em tudo.
A gente viu no que deu isso no passado:
||
\/
https://www.youtube.com/watch?v=J_ftDJc_liI&lc=


Leia mais

Recentes

Recentes