Menu

Vídeo: Melenchon explica o jogo sujo dos golpistas do judiciário e da mídia contra Lula

Além de diversos posts no Facebook e no Twitter, conforme publicamos e traduzimos aqui, Jean-Luc Mèlenchon, principal liderança da esquerda francesa, imensamente popular sobretudo entre os jovens, fez um vídeo para explicar o jogo sujo do regime golpista contra Lula. É muito importante que a esquerda brasileira desenvolva e amadureça uma rede internacional. Não apenas […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Além de diversos posts no Facebook e no Twitter, conforme publicamos e traduzimos aqui, Jean-Luc Mèlenchon, principal liderança da esquerda francesa, imensamente popular sobretudo entre os jovens, fez um vídeo para explicar o jogo sujo do regime golpista contra Lula.

É muito importante que a esquerda brasileira desenvolva e amadureça uma rede internacional. Não apenas para receber apoio, mas para apoiar também, e participar do Grande Jogo Mundial. A esquerda brasileira pode não estar numa boa fase hoje, a nível de organização e presença institucional, mas tem uma sólida experiência de luta política (e jurídica!) contra essas conspiratas midiático-judiciais que caracterizam os golpes de estado modernos.

Isso é a beleza da dialética!

O nível de sordidez do golpe transforma o Brasil em fonte inesgotável de experiências no combate a um jornalismo manipulador e a um judiciário convertido em partido político, problemas que podem vir ou já estão assolando outros povos.

O neoliberalismo se organiza internacionalmente desde seu início, até por ser a ideologia do grande capital internacional.

Os seres humanos precisam se organizar também, na luta contra essa máquina devoradora de vidas, que o senador Requião chama de Manon, coisa parecida com o que já foi adiantado na ficção científica, onde o dinheiro é transformado numa espécie de inteligência artificial autônoma, e onde o mundo é controlado por forças que não se preocupam mais com a vida.

A luta contra o capitalismo é uma luta da vida humana contra a máquina. Por isso mesmo, é uma luta de todos os povos do mundo contra a tirania das elites internacionais que monopolizam o dinheiro.

Vocês acham que os prêmios internacionais que ongs, revistas e universidades norte-americanas, todas patrocinadas por petroleiras americanas e pelo Departamento de Estado dos EUA, foram decisões aleatórias, inocentes?

Vieram na hora oportuna, assim como os seminários no Wilson Center, que serviram para influenciar o judiciário brasileiro no julgamento da Ação Penal 470 e, novamente, no julgamento da Lava Jato.

Todos os indícios mostram ações coordenadas para ampliar o controle político do império sobre o Brasil, cujos recursos naturais, industriais, energéticos, humanos agora estão todos à disposição, sem controle, sem mediação popular, do grande capital internacional.

Todas as nossas estatais, todas as nossas empresas, todos os nossos empregos, estão sendo absorvidos pelo grande capital, num espaço de tempo tão curto que só pode ser comparado a mudanças ocorridas em países ocupados por potências estrangeiras, como o Iraque.

Por isso mesmo, seria também oportuno que os internautas transcrevessem o depoimento do Melenchon no vídeo abaixo, feito neste sábado, dia 27. Que traduzam, façam legendas, e publiquem aí nos Comentários, e espalhem isso pela internet.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rafael Laboissière

28/01/2018 - 20h17

Vídeo legendado: https://youtu.be/C7SOmZgEbeM

EDNA PONTES

28/01/2018 - 12h24

Excelente entrevista, excelente texto. É assustador. Por isso, tão necessário que as pessoas tomem consciência e se posicionem contra essa grande tragedia

Nahum Pereira

27/01/2018 - 23h39

Excelente trabalho! Permita-me uma pequena observação: a grafia correta do termo usado pelo Senador Roberto Requião é Mamom, palavra hebraica que significa literalmente “dinheiro” e foi usada por Jesus na frase: “Não podeis servir a Deus e a Mamom”.

Laurentino da Matta

27/01/2018 - 22h06

Très bien Verinha, comme dit Mélenchon……TAMO JUNTO……;

Verinha Machado

27/01/2018 - 19h46

Tradução aproximativa do discurso de Melenchon:
“Por que temos que ficar de olho no Brasil? Simples: porque ele faz parte do BRICS – uma força econômica e populacional imensa, considerado pelos eua como uma ameaça.
Com uma população considerável e por volta de 40% da produçao econômica mundial, os BRICS ainda por cima comercializam em suas próprias moedas, ameaçando a hegemonia do dolar. Os eua fizeram tudo que puderam para enfraquecer os paises membros, inclusive aplicando golpes como fazem com outros governos. Mas o Brasil tem um “agravante”: ele tem a “infelicidade” de se encontrar na América Latina, continente que os eua sempre consideraram como sua colônia… em um dado momento, diante dos governos de esquerda que se instalaram na América Latina, os eua até tentaram como tática colocar o Lula como um bom “socialista” diante do Chaves (Venezuela), considerado como um mau socialista. Lembram?

Depois derrubaram a Dilma num chamado Golpe institucional, acusada de corrupção. Aí, um tipo comprovadamente corrupto até a alma como o atual presedente Temer, toma o poder e se serve de falsas acusaçoes de corrupção para destruir toda a esquerda brasileira, começando por Dilma.
Entao o PT resolve relançar Lula, homem forte do partido, que permitiu o fim de boa parte da miséria do pais. Mas, depois de Dilma e diante das enormes intençoes de voto que tinha Lula, a direita o acusa até de comprar os votos da própria direita para fazer votar leis de esquerda… inventaram de tudo, mas à cada vez que voces lerem algo sobre essas denúncias, informem-se bem, pois inventam de tudo, como essa historia de que Lula, aos 72 anos, se “oferece” um triplex num balneário qualquer. Claro, isso é mais uma mentira montada – o enriquecimento fácil e a acumulação nunca foram preocupações de Lula, sobretudo no atual momento de sua vida. Porém ele sempre sofreu esse tipo de acusação, desde o começo de sua carreira politica. Mas, como todas sondagens davam Lula vencedor nas eleiçoes de 2018 e como foi pelo Brasil que começou a série de vitórias de governos de esquerda na América Latina, o tio sam não quer nem ouvir falar sobre uma possível volta de um Lula no governo, sobretudo após terem conseguido botar pra fora uma presidente democraticamente eleita… Agora estão completamente excitados com a idéia de impedir a volta do PT ao governo. Assim sendo, abriram um processo por corrupção, evidentemente com juizes que nem vale a pena adjetivar… enfim, condenaram Lula a 9 anos de prisão. Por enquanto, o atual presidente, que é comprovadamente corrupto, não foi incomodado com nenhum processo ou condenação e nenhum dia de prisão… E, em apelo, condenaram de novo Lula aumentando a pena para 12 anos. A natureza mesma dessa sentença é uma maneira de dizer: “não estamos nem aí, somos nós que temos o poder e Lula não será candidato em 2018, ponto!”
Mas nós faremos tudo para que Lula seja candidato: ele será candidato. Veremos se o atual presidente corrupto cercado de juizes amestrados será capaz de impedir que Lula se porte candidato…
Porém, lembrem-se: de todas as noticias que se ouve sobre a Venezuela, Brasil, etc., onde as eleições são livres, há que se informar bem. Pois às vezes se ganha, às vezes se perde: quando é a esquerda que perde , ela aceita a derrota. Quando a direita perde e onde há a possibilidade, ela bota seus inimigos politicos na prisão, ela os cobre de falsas acusações, trunca as próprias eleições, etc.. Nao devemos baixar a guarda! Não podemos abandonar nossos amigos! Os que hoje lutam no Brasil , lutam conosco também! São da nossa familia politica! O PT têm muitos defeitos, eu mesmo vos falei de alguns deles, eu poderia falar de muitas politicas deles que não nos convém, mas eles são do nosso campo, são da nossa familia politica! E a vitória do PT nessa batalha significa muito para o mundo: significa o recuo de super potências, dos eua ! Portanto, essa vitória nos fará mais livres também a nós francêses, porque a chibata dos poderosos ficará menos forte….

Jackie Alboledo

27/01/2018 - 15h30

É pra ler e aprender


Leia mais

Recentes

Recentes