Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Principal líder da esquerda francesa inicia campanha em defesa de Lula

Por Miguel do Rosário

27 de janeiro de 2018 : 11h23

Alguns blogs políticos brasileiros, como o GGN e o 247, repercutiram as manifestações do mais importante líder da esquerda francesa, Jean Luc Melenchon, em defesa do ex-presidente Lula e contra a sua condenação.

O Cafezinho agora oferece a mesma informação, com uma tradução própria feita pelo próprio editor do blog, acompanhada dos links originais dos respectivos textos.

A manifestação de Melenchon, cuja candidatura (pelo bloco “França Insubmissa”) obteve 7 milhões de votos no 1º turno das eleições presidenciais de 2017, ou 20% do total, é direta, objetiva e bem informada.

Melenchon foi o candidato preferido dos jovens franceses. Segundo o Ipsos, Melenchon liderou, com 30%, a votação entre jovens até 24 anos, contra 18% do candidato que venceu as eleições, Macron. Assim como em toda Europa, a juventude francesa é o núcleo da esquerda política no país.

Melenchon entendeu o principal: as forças que condenaram Lula são as mesmas que deram o golpe e puseram o grupo de Temer no poder. Essas forças contaram com a cumplicidade (ou mesmo o protagonismo) do judiciário e suporte dos grandes grupos de mídia.

Lava Jato, Temer e Globo formam um bloco único, que sustenta o regime autoritário vigente no país.

Melenchon escreveu um primeiro post no Facebook, depois um outro. E ainda fez campanha, no Twitter, de um abaixo assinado em defesa do ex-presidente Lula.

A manifestação do líder francês é mais um, entre tantos sinais, que demonstram a necessidade de Lula e do PT desenvolverem uma campanha politizada e ideológica, voltada especialmente para a juventude,  que procure neutralizar a interferência, hoje bastante evidente, da especulação internacional, através da ampliação de laços com a esquerda de todos os países do mundo.

***

Nota 1 no Facebook (original aqui):

Sobre a asquerosa conjuntura política brasileira: as forças corruptas que, através de um golpe, assumiram o poder no país, articularam a condenação de Lula em segunda instância, para 12 anos e 1 mês de prisão. Um escândalo fomentado pelo bandido Temer, um presidente corrupto até a medula, que já havia ajudado a condenar e derrubar a presidente Dilma Rousseff, com a cumplicidade do Judiciário.

O objetivo é evitar que Lula seja candidato novamente, já que ele lidera todas as pesquisas para as eleições presidenciais de outubro próximo. Isso é um atentado contra a democracia!

Os corruptos do Brasil e os EUA exercem um controle sem limites sobre o Brasil.

Que venha a ação popular!

JLM

(Tradução: Miguel do Rosário).

***

Nota 2 no Facebook (original aqui):

Lula, o candidato necessário do povo contra a oligarquia!

Na quarta-feira, 24 de janeiro, em Porto Alegre, os três juízes do Tribunal Regional Federal acabaram de proferir o veredicto do julgamento em segunda instância do ex-presidente Luis Inácio da Silva. Aceitando o resultado da primeira instância, Lula acaba de ser condenado por unanimidade, com um aumento da pena de três anos, passando de 9 para 12 anos.

Os juízes não apresentaram nenhum novo elemento no julgamento e, conforme denunciados pela defesa de Lula, ainda não possuem provas concretas para demonstrar sua culpa. É com base nessa certeza que Lula apelará para a autoridade superior do Supremo Tribunal Federal.

Em apoio ao principal líder político na história política da América Latina, o Partido de Esquerda (francês) denuncia este processo arbitrário contra o qual juristas internacionais de diversas correntes verificaram graves irregularidades processuais, como o uso indevido de delações premiadas para a obtenção de provas, a comprovada conivência entre os juízes da primeira instância com os de segunda, a execução de um julgamento de forma inusitadamente acelerada, e ainda uma incompatibilidade entre o objeto da acusação contra Lula e os fatos que a sentença tentou demonstrar. Esta farsa judicial, assim como o golpe institucional de Temer, teria sido impossível sem o apoio ativo dos Estados Unidos da América, que de Honduras até a Argentina retoma suas velhas formas de interferir nos assuntos internos dos países da Latino-americanos.

Assim que a sentença foi pronunciada, todos os líderes políticos da esquerda prestaram apoio ao líder. Lula goza de uma ampla base popular e dará continuidade, de maneira ainda mais decidida, à sua campanha eleitoral. Apenas uma eventual condenação da justiça eleitoral, a partir de agosto, depois do início da campanha eleitoral, poderia impedir Lula de defender o único projeto político capaz de pôr fim à destruição do Estado de Direito, levada a cabo pelo governo Temer, desde o golpe de estado de 2016.

Desde ontem, centenas de milhares de pessoas se mobilizaram em Porto Alegre e em outras cidades. No Rio, a sede da empresa de TV Globo foi ocupada por dois dias como denúncia da cobertura tendenciosa deste grupo de mídia, o mais poderoso do país. A prova é que, ainda pela manhã, às 10 horas, uma hora após o início do julgamento, muito antes da conclusão da sentença do primeiro juiz, outro grupo de televisão privado, a Bandeirantes, já havia vazado a informação de que a condenação seria por unanimidade. É inaceitável que um Estado como o Brasil tenha uma justiça tão influenciável e arbitrária.

O Partido de Esquerda continua esperançoso de que a revolta popular irá dobrar os juízes corruptos nas ruas e permitir eleições verdadeiramente democráticas no Brasil. E apoia as mobilizações populares que visam garantir a liberdade de Lula e a queda do regime Temer.

(Tradução: Miguel do Rosário).

***

Melenchon também abordou o assunto no Twitter, onde promoveu campanha de assinatura em favor de Lula e da democracia brasileira.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

34 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Edson

28 de janeiro de 2018 às 13h35

Quem não tem argumentos ri.

Responder

Carmen Baldo Correa

27 de janeiro de 2018 às 20h23

Sera que preciso ir pra França para fazer as pessoas entenderem o que está acontecendo?

Responder

Alberto Leal

27 de janeiro de 2018 às 16h16

Por um prato de comida, esses coitados de direita ficam mais no Cafezinho do que na Veja.
Escória entreguista!

Responder

Ivan Santos

27 de janeiro de 2018 às 14h51

O mundo é Lula

“ JE SUIS
LULA “

Responder

José Jorge Jacuri

27 de janeiro de 2018 às 14h40

OS FANTOCHES DO JUDICIARIO GANHA A RALÉ DA SABEDORIA DO MUNDO.E QUESTIONAM Q PAIS É ESSE,A COMPETENCIA TA NA CABEÇA DA CONVICÇÃO OU NOS FATOS,DIPLOMA DO LIXO.

Responder

Emerson Mattos

27 de janeiro de 2018 às 14h28

Recorrendo aos cumplices gringos.

Responder

Ademar de Moura

27 de janeiro de 2018 às 14h22

O Acéfalo francês vai fazer o que? Invadir o Brasil? Kkkkkkkk mais um débil mental defensor de bandidos!

Responder

Fabio Nascimento

27 de janeiro de 2018 às 14h11

Outro lixo

Responder

Roberto Alves

27 de janeiro de 2018 às 14h09

Responder

Francisco Oliveira

27 de janeiro de 2018 às 12h09

Assisti, ontem, no canal CURTA! o documentário “Free Ângela Davis” sobre a vida e o julgamento da ativista negra americana Ângela Davis. É impossível não comparar com o caso de Lula sem vomitar compulsivamente. O juiz do caso, a imprensa, a reação dos negros perseguidos, sociedade americana…quanta diferença. E olha que a ativista pertencia ao partido comunista americano registrado com o nome Che Lumumba. Pra falar a verdade, me deu inveja dos gringos. Pergunto: Por que não fazemos uma campanha, a nível global semelhante? Free Lula? Vamos sair da conversa mole dos jornais e partir para a prática política das praças e das ruas.

Responder

Roberto Alves

27 de janeiro de 2018 às 14h08

Responder

Roberto Alves

27 de janeiro de 2018 às 14h06

Responder

Braz franco

27 de janeiro de 2018 às 11h38

O Brasil não merece isso

Responder

Oseias Oliveira Moreira

27 de janeiro de 2018 às 13h34

***

Responder

Orieta Peixoto

27 de janeiro de 2018 às 13h28

Bandido defendendo.bandido não vale kkkkkkk

Responder

Artur Silva

27 de janeiro de 2018 às 13h28

Grandes merdas,grande é o juiz Sérgio mouro está conseguindo derrotar toda a bandidagem da esquerda

Responder

    Horto Larré

    27 de janeiro de 2018 às 13h46

    mouro? ignorâcia pura.

    Responder

    Alex Vieira

    27 de janeiro de 2018 às 13h49

    Eita Brasilzão profundo! Escutai a nossas preces!!

    Responder

    Artur Silva

    27 de janeiro de 2018 às 13h50

    Não quero discutir com a esquerda por que esquerda é cega.

    Responder

    Lourdes Neves Vieira

    27 de janeiro de 2018 às 13h56

    Horto Larré kkk deixa tadinho.

    Responder

    Lucio Silva

    27 de janeiro de 2018 às 13h57

    Inocente

    Responder

    Lourdes Neves Vieira

    27 de janeiro de 2018 às 13h58

    claro que não se deve discutir com a esquerda.Deve-se calar e não manifestar contra a direita.Ou seja o país tem bandido de estimação e um serviçal da justiça para ser imparcial.Com isto a direita prova que o crime compensa e seus seguidores são cúmplices seletivos.

    Responder

    Artur Silva

    27 de janeiro de 2018 às 13h59

    Kkkkkkk

    Responder

    Dom Gentil Brito

    27 de janeiro de 2018 às 14h12

    Vaza paneleiro. Ninguem quer saber a opiniao de asno !! Vai pastar em.outra freguesia. Nao debatam.deixa ele relinchar e estrebruchar como ele quiser como bom asno que e

    Responder

    Dom Gentil Brito

    27 de janeiro de 2018 às 14h13

    Lula dando um rolezinho com a sua galera !! E nos !!

    Responder

    Artur Silva

    27 de janeiro de 2018 às 14h15

    Essa foto aí é Antígona a favor do pt não existe mas isso aí,Isso aí é só lembranças.

    Responder

    Artur Silva

    27 de janeiro de 2018 às 14h25

    Responder

    Irani Amorim

    27 de janeiro de 2018 às 15h17

    Responder

    Rogeria Cristina Lima

    27 de janeiro de 2018 às 15h32

    O cego pode ler e adquirir conhecimento, e um burro, como tu, nem lendo consegue porque não assimila o que lê, viu Artur Silva?

    Responder

    Rogeria Cristina Lima

    27 de janeiro de 2018 às 15h33

    Caiado? Bah!

    Responder

    Dom Gentil Brito

    27 de janeiro de 2018 às 15h40

    Artur Silva acha que a esquerda e o MBL que leva todos os seus manifestantes em uma Kombi.

    Responder

Deixe um comentário

O 2021 de Bolsonaro O 2021 de Ciro Gomes O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade