A Globo está nua

Por Pedro Breier

No dia 24 de janeiro último, dia da confirmação da condenação de Lula pelo TRF da 4ª Região, o PT soltou uma nota na qual afirma que o engajamento político-partidário de setores do sistema judicial foi orquestrado pela Rede Globo.

A Globo fez o cálculo político e concluiu que seria menos danoso para sua imagem responder a nota do que fingir que não fora citada pelo partido de Lula.

William Bonner falou, em pleno Jornal Nacional, que a menção à Rede Globo na nota do PT “merece apenas um comentário: ela é desrespeitosa, despropositada e fora da realidade”.

É emblemático que a Globo tenha achado por bem se defender da acusação – respeitosa até demais, totalmente propositada e absolutamente verdadeira – do PT.

Sua estratégia sempre foi apresentar-se como imparcial, a imprensa livre que apenas noticia os fatos, sem favorecer lado nenhum. Uma piada para quem tem o mínimo de consciência política, mas não para milhões de brasileiros que emprestam credibilidade à vênus platinada.

Pois a Globo foi obrigada a entrar na arena política. A sua auto-defesa em rede nacional, no seu principal jornal noticioso, é um momento histórico.

Veio então o carnaval e 0 furacão chamado Paraíso do Tuiuti.

A ala com os “manifestoches” e o vampirão neoliberal – acho que até agora ninguém na Globo teve peito para dizer que se tratava do Temer – constrangeram espetacularmente os narradores globais do desfile.

Depois da avalanche de textos, fotos, vídeos e menções ao desfile da escola e ao constrangimento da Globo, a grande maestra do golpe foi obrigada a dar destaque para o Paraíso do Tuiuti.

No Jornal Nacional, os “manifestoches” foram descritos como “uma sátira aos manifestantes manipulados pelos poderosos”.

Não disseram, tentando esconder o que já ficou escancarado, que poderosos são esses. Talvez uma família de sobrenome Marinho…

O fato é que a atuação política antidemocrática, antiética e, acima de tudo, antipovo da Globo, está sendo desnudada, aos poucos mas espetacularmente, para um número cada vez maior de pessoas.

Estamos presenciando o início da queda do império global.

 

Pedro Breier: Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.