Menu

O ataque aos manifestantes em Curitiba (vídeos exclusivos!)

(Foto: Mídia Ninja). O Cafezinho esteve em Curitiba, na manifestação diante da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Testemunhou a energia das pessoas que protestavam contra a prisão ilegal do presidente Lula e, em seguida, os ataques covardes da Polícia Federal com bombas, gás lacrimogênio e balas de borracha, sem respeitar a presença de mulheres, […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Mídia Ninja).

O Cafezinho esteve em Curitiba, na manifestação diante da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Testemunhou a energia das pessoas que protestavam contra a prisão ilegal do presidente Lula e, em seguida, os ataques covardes da Polícia Federal com bombas, gás lacrimogênio e balas de borracha, sem respeitar a presença de mulheres, idosos e crianças. Muitas pessoas ficaram feridas.

As reportagens são de Lia Bianchini.

Assista ao vídeo onde acontece a agressão da polícia, especialmente da PF. A primeira bomba explode aproximadamente no minuto 39:30 (46:26 de trás para frente).

Em seguida, chegaram os senadores Gleise Hoffmann e Lindberg Farias. Este último assegurou que Curitiba será a capital da resistência, e que haverão atos diariamente para protestar contra a prisão do presidente Lula.

***

E abaixo, as primeiras lives feitas pelo Cafezinho, no início da manifestação em Curitiba.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ricardo

09/04/2018 - 09h44

O processo do ex presidente Lula passou pelas mãos de pelo menos 10 juízes. Além do trabalho de produção de provas da PF; acusação do MP e ampla defesa dos Advogados do Lula que recorreu em todas as instâncias. Desde 2015 ouvimos a militância da esquerda falar em resistência e narrativas contra o golpe etc… pelo que vemos nada prosperou. Agora o PT se lança no abismo de defender a campanha do Lula a presidente mesmo estando preso. Ou seja, Vão morrer abraçados e afogados o partido com e seu criador. Se o Lula tivesse feito seu ato de nobreza reconhecendo seus erros como fez os colaboradores da Lava Jato o país teria ganhado muito mais. Como a corrupção era o método único.de toda política com troca de favores, Lula poderia ter chutado o pau da barraca e acabado com todo esse circo Brasil. A justiça agora vai destruir todas as narrativas porque os empresários que se beneficiaram do esquema não vão segurar o rojão e V ao entregar tudo para se safarem. Vai ficar os caciques partipartidários tomando mecha até não se reeleger em mais a nada é caírem nas mãos do Moro. Lula foi só uma peça do dominó que caiu. Vem muito mais por aí.

    Miguel do Rosário

    09/04/2018 - 11h43

    “Como fez os colaboradores da Lava Jato”… E daí 10 juízes? Não produziram provas. Lula é inocente. Todo mundo sabe disso, inclusive os juízes que o condenaram. A resistência é uma atitude. O golpe é uma realidade. Quem é bandido, você sabe muito bem: os próprios agentes do Estado, responsáveis pela calamidade golpista em que o Brasil mergulhou.

      Cruz

      10/04/2018 - 16h14

      O que acontece atualmente no país poderia ser classificado como SEQUESTRO. A instituições sucumbiram para servir algo bem maior. Muito maior do que luta de classes, ideologia política ou de qualquer outro propósito que envolva nós, o povo brasileiro. Entretanto, uma parte razoável é conivente com o “sequestro” porque ele gerou mudança no poder, servindo plenamente aos seus interesses. Porém, caso esta parcela fosse contrária, ele aconteceria de qualquer forma. A prova disto é o STF, o patamar mais alto da justiça brasileira, porém, completamente perdido! Vive batendo cabeça (ou talvez tente passar essa imagem, não sei) … mas o resultado é sempre o mesmo: concede sempre continuidade ao que (parece) lhe fora intimado. Já a mídia televisiva, entrou em lua de mel! Se uniu a tal ponto, que diferentes canais de TV, até pouco tempo atrás “inimigos declarados”, fazem propaganda uns dos outros, compartilhando inclusive até artistas renomados nos seus programas. Os jornais impressos (com exceção do velho e ressuscitado Jornal do Brasil) divulgam, diariamente, fatos contados com a mesma visão; copiam capas, ideias, versões etc. Poderiam virar um só, que não faria diferença alguma! Estamos presos, infelizmente! Não há qualquer chance de união para salvar o país disto! Eleição?? Só acontecerá se for para manter isto!! Caso contrário, não ocorrerá! Eis alguns exemplos que dão suporte a uma constatação triste: um país sequestrado, cujo povo não apresenta qualquer preparo (independentemente da formação familiar e/ou cultural) para enxergar o próprio cárcere.

    Daniel Oliveira

    10/04/2018 - 10h10

    Processo e julgamento sem provas cabais por si só já é NULO.

    Batista Neto

    12/04/2018 - 17h15

    O Lula não caiu, véi!! Nós somos milhões de Lulas!!

Gustave Lejeune

08/04/2018 - 16h44

O lema deste desgoverno é: todos e tudo contra o povo. A história mostra que todo império desmoronaram um dia. MORO que não é Napoleao, apenas se parece com ele, aproveita seus breves momentos de glória, pois um dia cairá e ele bem sabe disso. Já deve, contrário de lula que tem sangue de carneirinho a ser imolado, ter preparado sua cama em outro lugar junto aos seus irmãos do Norte

ELIZABETH MARIA DE SOUZA

08/04/2018 - 12h38

Temos que radicalizar. Somos maioria e não podemos dar sossego aos golpistas.

ELIZABETH MARIA DE SOUZA

08/04/2018 - 12h37

LULA precisa do apoio de todos os Lulas do Brasil contra esta condenação injusta, baseada em relação, em manobras Corruptas do judiciário.

Seforah R Ferreira

08/04/2018 - 11h18

Bom dia Cafezinho.
08 de abril de 2018. Ponta Grossa, PR.
Estive participando da manifestação em apoio ao ex presidente LULA preso injustamente ontem, pela PF em Curitiba. Estávamos em frente ao portão com nossas bandeiras.
Do lado oposto o grupo do MBL aquele d@s fascistas de Ctba que soltavam miitis fogos de artifício e ameaçado quem por ali passava e até mesmo vendedores/as ambulantes.
De repente o ataque coneçou e veio da tropa que estava enfileirada no pateo da PF.
O grupo do outro lado continuo sua manifestação sem sofrer nenhuma represália da PM ou da PF.
Essa é a posição da Segurança do estado do PR.Essa é a nossa maior indignação.
O massacre a@s trabalhadores/as se repete em Curitiba..
SOMOS TOD@S LULA e com ele vamos até o fim.

Maiorca

08/04/2018 - 10h25

Lula, uma força da natureza!

Não é uma citação literal, mas Freud dizia que a psicanálise seria derrotada pela religião. E é isso de fato que nós vemos nos dias atuais. Até porque os psicanalistas da linha freudiana cobram uma fortuna por um tratamento que geralmente se prolonga por anos a fio.

Na religião, os fiés pagam o dízimo, mas são enganados de maneira muito mais prazeirosa. Mas a religião também não resolve os problemas dos indivíduos na medida em que a humanidade nunca foi tão hipócrita, tão cínica e canalha como nos tempos atuais “de paz”. E basta o cidadão evangélico (“cidadão de bem”) ter uma oportunidade de colocar o pescoço um pouquinho acima da mediocridade reinante para ele liberar toda a sua fúria assassina, até porque esta é uma oportunidade de ouro para ele se destacar um pouco da manada a qual intelectualmente pertence, e se locupletar (enriquecimento material). Hitler entendia isso muito bem e estimulava como ninguém a desconfiança, a traição e a discórdia entre seus auxiliares mais diretos com o objetivo de se manter informado e bem assistido, e sobreviver.

Alguns desses Dallagnois (“cidadãos evangélios de bem”) são capazes de atos de crueldades impensáveis, e se comprazem, da mesma forma que o rufião da boate Bahamas, com a desgraça da figura mais GENEROSA, mais CAPAZ e mais SONHADORA já nascida nos grotões desse imenso e maravilhoso país chamado Brasil. E eu comparo Lula à figura de Jesus Cristo, sob o ponto de vista de amor ao próximo, por ter absoluta certeza de que Lula é também um filho predileto de Deus. Para os crentes, não há outra explicação para tanto despreendimento.

E, na hora de se entregar ao seu calvário, um pedido quase que de socorro: “os meus filhos legítimos também estão sendo crucificados, estão sendo perseguidos, estão sendo esmagados. Não se preocupem comigo, mas eles precisam de ajuda”.

Você conhece alguém mais digno?

    Marizete Ribeiro

    09/04/2018 - 07h40

    Comingo de seu pensamento nesta quaresma pensei em Lula muitas vezes o comparei com Cristo no tocante ao seus amor pelo povo brasileiro, especialmente o povo humilde.

Liliana M. Nogueira Bello

08/04/2018 - 10h24

Que ataque covarde na militância que aguardava Lula para lhe transmitir força e coragem! Como é importante outros registros da realidade pela mídia independente….A nossa imprensa golpista já mostrou a realidade paralela ou mentirosa, ou seja,os militantes é que atacaram a polícia! Neste ataque,a uma manifestação pacífica, a polícia tucana feriu até crianças, mulheres e idosos! As denúncias contra a nossa imprensa, rede Globo sempre à frente,depois a Bandeirantes e Record, nestas duas noites de vigília no Sindicato, valeram mesmo.Foram excluídos da “festa” de apoio ao Lula.Será que roubaram as imagens da TVT? A coragem de Lula, de Gleise, de Lindberg e de tantas lideranças de outros partidos estão fazendo a diferença! E que solidariedade recebida por Lula por todo nosso povo sofrido! Foi para a prisão injusta e ilegal nos braços do povo! Imagens inesquecíveis , emocionantes e um discurso épico! Como bem disse um dos blogueiros que li , Lula foi protagonista até de sua prisão…Ele é a autoridade maior e não o seu algoz …Miguel, Mídia Ninja, belo e corajoso trabalho…Eu sou Lula agora e sempre! Temo pela sua segurança! Tem que sair o quanto antes de Curitiba, já que ontem quase que seu helicóptero quase foi atingido pelos inimigos da democracia, que, a cada dia, estão em menor número e, quem sabe, com vergonha de seu triste papel…

Serjao

08/04/2018 - 06h21

Miguel do Rosário: Compartilhando esse texto que é lindo e merece:
Cristiane N Vieira
A grandeza dos que fazem a História
sab, 07/04/2018 – 22:29

Sem querer apresentar reparos a um depoimento pessoal, em muito compartilhado, sinto que não devemos considerar a sua prisão arbitrária um padecimento pessoal, por tudo de isolamento que isso comporta, e caindo no inevitável chavão ao falar de grandes personagens da história da humanidade, seu sacrifício é feito por nós, tanto por decorrer de sua luta e representatividade, por ter nos escolhido como objeto de sua dedicação política e pessoal, quanto pela capacidade de mobilizar em nós, seu povo, a força que tememos reconhecer que temos e que não sabemos utilizar com sabedoria. Aliás, não foi esse o motivo alegado pelo procurador de encrenca do MPF para solicitar sua prisão? De que ele representa um risco para a ordem pública porque exerce sobre as pessoas o poder de conscientizá-las sobre seus direitos, entre eles o maior, o de serem reconhecidos iguais em num mundo fabricado por opressores mesquinhos de onde o tal procurador de sarna com toda certeza deve ter saído?

O padecimento é ainda mais meritório por ser feito em nome, carne e osso, de milhões de brasileiros, e de cidadãos do mundo, que foram beneficiados pela sua atuação política, antes, durante e depois de seus mandatos presidenciais. Ele está sendo coagido a abandonar o povo e o povo a desistir de sonhar – esses ditadores de toga entendem ainda menos de Amor que desentendem de teoria jurídica (não falo Direito em respeito a quem de fato o representa). É de Amor que estamos falando. Não por acaso os que se nos opõem falam tanto de ódio, só não tem coragem de dizer a que – à igualdade, à justiça, à verdade, ao diferente, a quem não se submete – e se escondem sob máscaras de honestidade (cujo melhor exemplo foi terem espancado um cidadão numa padaria badalada da Av. Paulista em São Paulo esta semana e terem lhe roubado a carteira, sob olhares comparsas da PM). País da piada pronta.

Querem encarcerar o símbolo, o líder, a alma de uma idéia encarnada de justiça e de empoderamento sem revanchismo, de que é possível superar séculos de atraso em décadas de investimento corajoso nas pessoas e no que as boas idéias são capazes de fazer.

Tamanha volúpia destruidora como a desses covardes de toga ou cargo público, donos de banco e jornal, paneleiros uniformizados de pato, generais das cavernas saindo de suas casernas sem pudor de suas cagadas equestres e falidas intervenções, a história humana conhece e repudia.

Lula somos todos nós que não compactuamos com a desigualdade, vítimas dela ou não.

O verdadeiro perigo que Lula representa para essa elite criminosa e recalcada em sua inveja e covardia é que ele encarna a força humana (que o povo conhece bem por condição de sua existência quase em “estado de natureza”), quando fiel aos valores de uma vida justa e com dignidade: humildade sem subserviência, respeito aos outros como reflexo do amor próprio e da bondade essencial – que muitos buscam em asceses espirituais e ele encontrou, como Jesus e seus ilustres companheiros de sabedoria do Oriente ao Ocidente, entre as pessoas do povo -, generosidade em compartilhar porque reconhece na ganância não apenas pequenez quanto burrice matemático-existencial – até bilionários gostam de praticar suas “benemerências” porque em algum lugar de sua consciência sabem que na morte, quando democraticamente exercida pela Natureza, seu dinheiro não vale nada e talvez por isso tentem com sua fortuna garantir a simpatia da posteridade… -, lutar por aquilo em que se acredita apesar dos muitos prejuízos pelo caminho, lutar o bom combate por acreditar que a Vida é mais do que esse estreito caminho que fazemos sobre esta Terra, retribuir o dom da vida com o cultivo da alegria, da confiança, da camaradagem, do compromisso, dos prazeres dos sentidos – da boa mesa ao bom afeto e ao contato físico com os seus, que somos todos nós. De saber rir e chorar com a plenitude da alma que vê o mundo com a pureza sonhadora das crianças.

Carne da nossa carne, sangue do nosso sangue, alma do nosso coração. Estamos encarcerados com ele, nosso Lula. Somos Lula, somos uns pelos outros. Quem é o seu próximo?

É a nós, comuns, que querem calar, tolher, escravizar, silenciar, humilhar, impedir de realizar todo o potencial, dizer que não somos bons o suficiente porque não somos como eles, ambiciosos egoístas (chamam de meritocracia), essa elite nojenta, mesquinha e sanguinária. E acima de tudo covarde. Faz o que faz porque se não fizer não manterá sua “vantagem competitiva” em relação aos “menos favorecidos” (expressão cínica para dizer pobres).

Estamos todos na mira dessa ditadura de toga que serve ao capital predatório por não aceitarmos compactuar com sua injustiça e não nos submetermos ao seu jugo de desigualdade e desprezo à Criação – os mesmos bilionários do petróleo que compraram o judiciário brasileiro que nos envergonha e humilha são os que condenam o planeta ao risco de extinção com as consequências das mudanças climáticas, estes que deviam estar na cadeia compram os juízes que não são dignos dos cargos que ocupam; quem os prenderá?

É chegada a hora da revolução dos comuns – a verdadeira revolução comunista. No Brasil e no mundo.

Contra a opressão que serve ao dinheiro autorreferente e gera morte de vidas e de sonhos. Pela Vida em seus muitos significados e formas.

Pela Paz com Justiça e Liberdade, Igualdade e Democracia.

Somos todos Lula, todos os condenados e perseguidos por não compactuar, por ação ou omissão, com o sistema de injustiça dos ambiciosos patronos da desigualdade e da morte.

Ele está preso por nós. Até o estúpido do perseguidor público federal o admitiu oficialmente.

Façamos por merecer seu sacrifício e sua luta.

Lula, nós te amamos e estamos com você em pensamento e oração.

#LULALIVRE

#BRASILSEMFASCISMO

#JUSTIÇA SEMPARTIDO

#REVOLUÇÃODOSCOMUNS

#RESISTÊNCIAETERNURA

Nos EUA @s negr@s continuam lutando contra a segregação violenta, assim como nas periferias e favelas do Brasil e do mundo, indígenas lutam em defesa de suas terras e tradições contra a voracidade dos sem-raízes do dinheiro sem pátria, mulheres combatem a violência contra seus corpos e por igualdade civil, LGBTQs lutam por sua visibilidade e reconhecimento e se juntam aos demais segregados em busca de direitos iguais como cidadã(o)s no mundo cis-heterobrancopatriarcalmaterialista. Nossa luta é a mesma luta. É a luta da Natureza e de suas criaturas por sobrevivência, equilíbrio, diversidade, partilha e felicidade.

DISCURSO DE MARTIN LUTHER KING

https://www.youtube.com/watch?v=-QT1IogxcZo
https://jornalggn.com.br/noticia/ao-presidente-lula-da-silva-por-eugenio-aragao#comment-1211765

Paulo Só

08/04/2018 - 06h19

O que é incrível é a incompetência de tudo isso. O Moro se fosse minimamente inteligente teria esperado segunda para prender o Lula, e não na véspera do final de semana. E em Curitiba? Eles não sabiam que ia haver manifestações? Por que deixaram as pessoas se aproximar, para depois jogar bombas em cima? Essa incompetência das autoridades é bem típica de um país desgovernado, e é um risco, pois numa dessas dá uma tragédia. O PT e demais organizações têm de redobrar de cuidado se não querem lançar seus militantes numa arapuca. Porque do outro lado reina a incompetência associada à prepotência.

Serjao

08/04/2018 - 03h24

O povão tá aí. A moçada tá aí.
Por que não cantam o samba da Tuiuti?
Todos contra o povo brasileiro, polícias civil, militar e federal, os punguistas do congresso, os cocaleiros, a máfia tucana, os fascistas, o sistema judiciário e toda a mídia; e a globo, a rede esgoto, a inimiga número um do Brasil.
E o império, o capital, a banca.


Leia mais

Recentes

Recentes