Menu

Segunda Turma do STF forma maioria para manter prisão de Lula

Publicado na revista Veja: Assim como Dias Toffoli, Gilmar Mendes seguiu o voto do relator, Edson Fachin. Votos de Ricardo Lewandowski e Celso de Mello não alterarão resultado A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para negar o recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pedia a revogação […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Publicado na revista Veja:
Assim como Dias Toffoli, Gilmar Mendes seguiu o voto do relator, Edson Fachin. Votos de Ricardo Lewandowski e Celso de Mello não alterarão resultado
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para negar o recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pedia a revogação da prisão dele. Os três votos dados até o momento no julgamento virtual no colegiado foram para negar o recurso. Assim como o ministro Dias Toffoli, o ministro Gilmar Mendes seguiu o entendimento do ministro Edson Fachin, relator da ação no STF, e votou por manter Lula preso.

Detido desde o dia 7 de abril na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o petista cumpre a pena de doze anos e um mês de prisão a que foi condenado em segunda instância no processo referente ao tríplex do Guarujá.

O julgamento virtual ainda terá os votos dos ministros Celso de Mello e Ricardo Lewandowski, os demais membros da Segunda Turma. Com os três votos dados pela manutenção da prisão, no entanto, o resultado não será alterado com os posicionamentos deles. O prazo para que Mello e Lewandowski apresentem seus votos no sistema eletrônico do Supremo é às 23h59 desta quinta-feira 10.

O recurso movido pelos advogados de Lula, um agravo regimental em uma reclamação, sustentava que o ex-presidente foi preso antes que a segunda instância, ou seja, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), terminasse de analisar todos os recursos dele contra sua condenação. Sem a conclusão do processo no TRF4, conforme a defesa, não poderia ser aplicado o entendimento do STF de que réus condenados em segundo grau podem ser presos para cumprir pena. Quando Lula foi preso, ainda era possível entrar com embargos de declaração referentes ao acórdão dos embargos de declaração do julgamento, os chamados “embargos dos embargos”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

GILSON D ALVES

10/05/2018 - 13h29

Com o STF, com tudo.

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

10/05/2018 - 12h23

um cara condenado a 21 anos de prisão sem ter uma prova contra ele,é pra acabar com o país,sem lei,sem moral,numa hipocrisia só,nosso país,as pessoas quando mais ladrão mais valorizada é.

julio

09/05/2018 - 22h45

Ingenuo foi o Lula ou quem o orientou a se entregar nas mãos dos algozes, podia ter se exilado já que o processo é político. Ele faria o jogo político de dentro de uma embaixada amiga até passar essa onda de perseguição.

Almir Barros S.

09/05/2018 - 21h16

LULA É INOCENTE.

#ELEIÇÃOSEMLULAÉFRAUDE.

Curió

09/05/2018 - 20h43

Virou a globo! Milhares de vezes por semana… ” condenado por… blablablá blábláblá ”
Épacabá! redação, o blog tá virado num chapéu velho
além disso não soltam os comentários
é uma vergonha Miguel do Rosário

    Sergio Sete

    10/05/2018 - 10h16

    Calma, passarinho.
    Esse é só o PRIMEIRO processo.
    Ele é réu em mais outros, com chuvas e toneladas de provas.
    Os 12 anos de pena são apenas os primeiros. Muitos mais virão.
    Sua revolta cibernética de nada adianta. Lula é condenado, está preso, ficará preso, será condenado em mais processos e continuará somando anos e anos de cadeia até conseguir fingir uma doença e sair para prisão hospitalar com tornozeleira.
    Um fim digno para um político indigno.


Leia mais

Recentes

Recentes