O Brasil voltou(,) 20 anos em 2: algumas hipóteses sobre o marketing do governo Temer

(Que bela errada de alvo)

Por Pedro Breier

O slogan adotado para a comemoração (risos) de 2 anos do governo Temer – O Brasil Voltou, 20 anos em 2 – foi prontamente abandonado após a repercussão desastrosa. A chacota comeu solta.

O slogan é tão, mas tão perfeito para se tornar uma piada contra o próprio governo – basta tirar a vírgula! – que somos obrigados a levantar algumas hipóteses sobre a linha de marketing temerista. A mera incompetência do marqueteiro Elsinho Mouco não parece dar conta de explicar tamanha estultice.

Uma primeira tese seria a de que Elsinho é, na verdade, um democrata infiltrado no governo do golpe. A corroborar esta linha de raciocínio está o fato de que foi ele quem sugeriu a visita de Temer aos escombros do prédio que desabou em São Paulo no último dia 1º de maio, de onde o vampirão foi corrido.

Contudo, tal tese é improvável. Temer deve sentir o cheiro de um democrata de longe e jamais colocaria alguém desta estirpe tão próximo a si.

Outra hipótese é a de que o marqueteiro resolveu inovar em matéria de propaganda, reunindo na mesma frase dois significados opostos. Assim o destinatário do slogan pode escolher entre o delírio auto-proclamatório de Temer e algo mais próxima da realidade, o retrocesso de décadas proporcionado pelo golpe.

Dada a picaretagem que grassa no Planalto Central, esta hipótese de um sincericídio consciente deve ser prontamente descartada.

Uma terceira teoria: a Verdade, como fosse um ente sobrenatural, soprou no ouvido de Elsinho essa ideia e, na sequência, soprou algo como “nossa, genial!”.

A Verdade acaba sempre se impondo, vai saber se não se utiliza dos Elsinhos da vida para cumprir este propósito.

De todo modo, a única certeza proveniente de mais este bizarro episódio proporcionado por Temer e sua trupe é a de que a competência do setor de marketing é diretamente proporcional à competência do governo diante das questões sociais, econômicas, políticas e morais.

O Brasil voltou muito mais de 20 anos em 2.

 

Pedro Breier: Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.