Menu

Em votos válidos, Alckmin caiu para 10%, Ciro vai a 17%

Pegamos os dados da última pesquisa CNT/MDA, realizada entre os dias 9 e 12 de maio, e calculamos o percentual dos votos válidos dos candidatos, num cenário sem o ex-presidente Lula, preso injustamente e que, provavelmente, será vetado da disputa pelo partido judicial. Os votos válidos excluem os votos em branco, nulos, indecisos e abstenções. […]

22 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Pegamos os dados da última pesquisa CNT/MDA, realizada entre os dias 9 e 12 de maio, e calculamos o percentual dos votos válidos dos candidatos, num cenário sem o ex-presidente Lula, preso injustamente e que, provavelmente, será vetado da disputa pelo partido judicial.

Os votos válidos excluem os votos em branco, nulos, indecisos e abstenções. São os percentuais efetivos que emergem das urnas.

Os resultados mostram uma estabilidade de Bolsonaro na liderança, com 34%, oscilando um ponto para cima na comparação com a pesquisa anterior, de março de 2018 (apesar de ter caído de 20% para 18% na relação total dos votos, incluindo os nulos, brancos e indecisos). Os votos de Bolsonaro correspondem a 36 milhões de eleitores, considerando o número de votos válidos registrado em 2014, que foi de 105,5 milhões.

Marina Silva oscila um ponto para baixo, e estaciona em 21%, número que corresponde a 22 milhões de eleitores.

Ciro Gomes registra um avanço de 3 pontos na pesquisa, passando de 14% em março, para 17% em maio, um crescimento de 23%. Isso quer dizer que Ciro tem hoje 18 milhões de eleitores, 4 milhões a mais do que há três meses. Considerado todos os votos, e não apenas os válidos, Ciro tem apenas 9%, tendo oscilado 1 ponto para cima desde a última pesquisa.

O cenário ainda está bastante indefinido. Segundo um especialista entrevistado pela revista Exame, hoje, Bolsonaro e Marina perderão forças nas próximas semanas, em função de suas inconsistências programáticas e partidárias.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Hildermes José Medeiros

22/05/2018 - 13h14

Sem Lula? Não dá, desisto. Há desonestidade, nisso.

Getulio Evangelista Neto

21/05/2018 - 23h07

Sem Lula, os votos migram para nulos e brancos e não para outros candidatos. Isto só acontecerá quando Lula se impedido, definir o seu apoio. A esquerda não se viabiliza se isolar o PT!

GERALDO MAGELA CUNHA

21/05/2018 - 09h05

Vai surgir mais novidades de candidatos a presidência. Esperem Requião entrar no páreo e verão sumir grande parcela de votos de todos da direita, inclusive, do destemperado e imprevisível Ciro Gomes. O Brasil já teve como presidente homens arrogantes e do tipo totalitário como Collor e Jânio Quadros. Ciro Gomes, com seus arroubos de ser dono da verdade não consegue uma conciliação necessária para a pacificação e ordem que o país precisa para seguir o rumo do progresso e bem estar social.

Alexandre

20/05/2018 - 11h04

Miguel, discordo do cálculo baseado nas eleições de 2014. Segundo o TSE, somos 146,6 milhões de eleitores atualmente. Na simulação sem Lula, o percentual de votos brancos/nulos/indecisos vai para 45,7% ou 67 milhões. Portanto sobrariam 79,6 milhões de votos “válidos” para ratear entre os candidatos, de modo que Bolsonaro teria 27 milhões de votos, Marina teria 16,7 milhões e Ciro teria 13,5 milhões. Mas estes números não representam muita coisa. Ao meu ver o dado mais importante é que o eleitorado de Lula continua rejeitando eleições sem a principal liderança política brasileira. Lula lidera com 32,4% (47,5 milhões de eleitores) seguido pelos brancos/nulos/indecisos (39,2 milhões), faltando pouco para uma hipotética vitória em primeiro turno. Excluindo-se Lula da disputa, quem assumiria a liderança disparada seriam justamente os votos inválidos, que “herdariam” 27,6 milhões de eleitores. Ciro receberia 5,6 milhões de votos a mais, Marina ficaria com 5,5 milhões e até Bolsonaro cresceria 2,6 milhões. Os demais ainda dividiriam 5,9 milhões vindos de Lula. O segundo dado importante é que Lula tem quase o dobro de intenções que Bolsonaro e, mesmo assim, os votos de Lula não estão migrando para Ciro em um hipotético segundo turno contra o representante da extrema direita.

Sergio Furtado Cabreira

20/05/2018 - 05h31

UMA ANÁLISE SEM NEXO, PORQUE HADDAD NÃO É CANDIDATO DO PT!
SE E QUANDO LULA E O PARTIDO DOS TRABALHADORES ESCOLHEREM UM CANDIDATO, ENTÃO, AUTOMATICAMENTE, NÓS VAMOS DESCARREGAR NOSSOS VOTOS NO INDICADO!
ANTES DISSO, MIGUELITO, FAZER ILAÇÕES É SÓ ISSO… FAZER ILAÇÕES!
POR FAVOR, NÃO DERROGUE O MEU DIREITO DE VOTAR!
E, FAZER PROJEÇÕES TENDENCIADAS PRÉVIAS AOS FATOS REPRESENTA MERO EXERCÍCIO ESPECULATIVO!

Sergio Martins

20/05/2018 - 00h10

Ja vi candidato sair de 2 % para uma vitória esplendida , então esse papo de pesquisa é muito indefenido nesse momento , erra até em boca de urna. A verdade é que só tem dois candidato , um é Lula o outro é o derrotado.

Eurípedes Elias

19/05/2018 - 23h58

Miguel, tenho lido em algumas análises dando o Alkimin e PSDB como carta fora do baralho devido a estas pesquisas. Talves não seja assim tão simples.
Por esta pesquisa, e mesmo outras que tem resultados parecidos, somando Rodrigo Maia, Flávio Rocha, Henrique Meirelles, João Amoedo, Fernando Collor e Álvaro Dias temos 13 pontos percentuais. Penso que a maior parte da direita irá se unir em torno de um nome do PSDB provavelmente, o que o colocaria no segundo turno. Que se unam em torno de outro partido tanto faz, quando se unirem terão força para ir para o segundo turno. E aí a esquerda vai ficar com a brocha na mão. Imagina um segundo turno entre direita e extrema direita? É o cenário que provavelmente será produzido pela desunião da esquerda…

Eurípedes Elias

19/05/2018 - 23h43

Miguel do Rosário, infelizmente vejo o comportamento de certos militantes do PT próximo aos do Bolsonaro, tratam o Ciro Gomes pior do que qualquer candidato da ala golpista. É incrível o desconhecimento dos fatos! Que não queiram, e não votem no Ciro é uma coisa, outra é partir para o ataque, com tanta raiva e irracionalidade. Como ficarão se (e quando) o Lula e PT apoiarem o Ciro no segundo turno, e talvez ainda no primeiro. O Ciro hoje tem a melhor retórica, argumentação e conhecimento entre os candidatos progressistas, fora o fato de ter estado ao lado do Lula e Dilma, mesmo após ser traído por Lula em 2010 com o apoio do Eduardo Campos, que depois traiu Lula e Dilma. Ciro tem dito e repetido que a condenação de Lula é injusta e sem provas. Lutou bravamente contra o golpe mais que muitos petistas, abandonou um ótimo emprego para isso. Ciro tem a seu favor o fato de não estar ligado em nenhuma denúncia de corrupção, ter abdicado de 3 aposentadorias por cargos públicos e extensa vida pública (maior inclusive que a de Lula). E na campanha e nos debates mostrará uma força que hoje já amedronta a direita, e parece que parte do PT. Óbvio que tem defeitos e pontos fracos, como qualquer ser humano, como Lula, inclusive. Entre Ciro, Boulos e Manuela, é o único com chances reais. Já está angariando o apoio do PSB e PCdoB, enquanto o PT se isola. E qualquer crítica contra coligações por parte do PT que até hoje se coliga com o PMDB é totalmente hipócrita. Não apoiar o Ciro, não votar no Ciro, é compreensível, mas este tipo de ataque que vem sofrendo por parte da militância do PT parece comportamento de bolsominions, e logo vão ganhar apelidos como lulaminions e ptminions. LULA LIVRE SIM, LULA COM DIREITO A SER CANDIDATO SIM, JUSTIÇA SIM, FIM DO GOLPE SIM, mas atacar quem está do mesmo lado é loucura.

    Sebastião

    20/05/2018 - 11h36

    Concordo! Com essas atitudes, eles só fortalecem Bolsonaro e Alckmin. Esse extremismo não é bom. Lula deve tá analisando todos os cenários, principalmente se for impedido de concorrer, não tendo um candidato a vice, perde espaço, pra outros partidos. Por outro lado, se deixar de lançar candidato, pode se enfraquecer no Congresso. Embora os candidatos ao governo, puxem bastante votos, sobretudo nos locais que o PT já é governo. Lula escolher um candidato, aos 45 minutos do segundo tempo, talvez não seja suficiente pra o nome se tornar conhecido, e chegar ao segundo turno.

    GERALDO MAGELA CUNHA

    20/05/2018 - 17h17

    Ao que me parece, quem está apanhando é justamente quem está querendo que a ala petista se adira ao Ciro de qualquer forma, uma vez que, sob o argumento de que a justiça não vai conceder liberdade ou o direito de candidatar-se, o Lula. Sob essa pálida premissa, vem à mídia da blogosfera e se aferra a essa ideia tresloucada, fazendo vistas grossas à realidade de que quanto mais se faz injustiças contra LULA, abre-se a oportunidade de reconhecimento por parte da população,da inocência dele, além do que, oportuniza um crescimento extraordinário dos partidos de esquerda que, e se, com sagacidade e inteligência, pela primeira vez no país, poder-se-á eleger um parlamento progressista e o presidente do país, isso se: não surgir outro golpe para a implantação de eleições indiretas.

Francisco Júnior

19/05/2018 - 20h15

Que Deus abençoe Ciro Gomes, fazendo que ele ganhe as eleições de 2018 para presidente e faça a melhor gestão da história do nosso país.

Ruth

19/05/2018 - 19h53

Se o bolzonaro realemente tem esses números ai esse pais precisa passar por um processo sério de desnazificação urgente.

MIGUEL FERNANDO DE GOUVEIA

19/05/2018 - 19h52

Pesquisa sem Lula não demonstra o potencial de transferência de votos do petista – algo que nehuma pesquisa séria ignorou até agora (é por essa razão que é mantido um cenario com Lula nas pesquisas). Sua pesquisa, e não da CNT/MDA, estatisticamente é inútil, pois ignora um fato ultra relevante e parte de premissas questionáveis para chegar a conclusão que vc quer e já tinha antes da pesquisa – a ascenção de Ciro Gomes . Sua pesquisa fake news é um desserviço às forças progressistas e ajuda em muito o aumento da antipatia (já alta) por Ciro Gomes no meio de onde poderia tirar os votos vencedores. Seu horário eleitoral Ciro Gomes está começando a se transformar em burrice. Escute mais seus leitores, pois sempre foram a base do seu sucesso. Como estatístico, sua nota é zero. Estatística não é aritmética. P.S. que a equipe de Bolsanaro faça uns cálculos desses eu até entendo. Mas, alguém, que se diz da ala progressista, chancelar motivos para divulgar / alardear sua liderança é beyond therapy.

Ulisses

19/05/2018 - 19h44

Cuidado Miguel. Esta apologia ao Ciro vai te deixar com uma ressaca se confirmar. Até parece que você, P velha do jornalismo político,ainda não conhece lobo em pele de cordeiro. Ciro é a esquerda que a direita adora. E com endosso da própria esquerda vira-lata. E pessoalmente acho que é um acinte ao governos petistas de verdade e ao Lula isto.

Pedro Cândido Aguarrara

19/05/2018 - 19h44

Que analise FAJUTA é essa!!!

Baseada nos votos válidos de 2014???

Que diabos é isso???

Numa pesquisa SEM LULA votos nulos (pela ausência de Lula) brancos e abstenções vão pra 55 milhões de votos no total. O Colégio de votos válidos vai para 65 milhões de votos e não os 105 milhões que você está usando!!! Para com isso Miguel!!!

Bolsonaro fica com 22 milhões o que é uma falacia de pesquisa pois esse é o TETO possível para Ciro, Marina, Bolsonaro e Alkmin e eu não acredito que ele já tenha chegado no teto.

Miguel F Gouveia

19/05/2018 - 19h19

Pesquisa sem Lula não demonstra o potencial de transferência de votos do petista – algo que nehuma pesquisa séria ignorou até agora (é por essa razão que é mantido nas pesquisas). Sua pesquisa, e não da CNT/MDA, estatisticamente é inútil, pois ignora um fato ultra relevante e parte de premissas questionáveis para chegar a conclusão que vc quer e já tinha antes da pesquisa – a ascenção de Ciro Gomes . Sua pesquisa fake news é um desserviço às forças progressistas e ajuda em muito o aumento da antipatia (já alta) por Ciro Gomes no meio de onde poderia tirar os votos vencedores. Seu horário eleitoral Ciro Gomes está começando a se transformar em burrice. Escute mais seus leitores, pois sempre foram a base do seu sucesso. Como estatístico, sua nota é zero.

    Miguel do Rosário

    19/05/2018 - 22h58

    Miguel, não estou preocupado com Ciro.

    Estou dando uma amostra de voto útil, como eu sempre fiz, ao longo de muitos anos.

    https://www.ocafezinho.com/2017/11/17/com-55-dos-votos-validos-lula-ja-ganha-com-folga-no-1o-turno/

      Heitor pr

      20/05/2018 - 02h10

      Se for olhar com lupa as ultimas pesquisas, da para notar que os votos do Joaquim Barbosa sumiram, não foi pra ninguém. E mesmo sem um concorrente Marina e Alkimin conseguiram perder votos.

      Ciro deveria focar em conseguir esse votos que a Marina perdeu e do Joaquim Barbosa e esquecer os votos do Lula, que só sera definido em setembro. Porque se Ciro comer mosca o Bolsonaro e Alkimin pegam esses votos.

      Para a esquerda vencer a estratégia é manter a candidatura do Lula, Ciro, Manuela e Boulos. Porque mais que o potencial de votos, a esquerda precisa de gente debatendo e principalmente enfrentando a direita, e nisso os 4 tem muita lenha para queimar. Ciro esta errado querendo ser herdeiro de quem esta vivo.

      A pior coisa que pode é ser igual a 2014 só a Dilma contra todos, inclusive a Luciana Genro.

bruno

19/05/2018 - 19h08

Que Deus ilumine o povo Brasileiro para escolher Ciro Gomes, pois é nossa última esperança antes da completa desindustrialização

    GERALDO MAGELA CUNHA

    20/05/2018 - 17h29

    Mas, quem de pé juntos e ajoelhado tem tem certeza que o Ciro é da esquerda? Seu partido, outrora, foi de esquerda! No impitimam vimos uma boa parcela do partido que votou contra a democracia, contra Dilma,contra Lula e o PT. Como que um presidente que quer desnacionalizar suas empresas de importância para a segurança nacional, pode-se falar de esquerda? Nunca vimos uma idiotice dessas!

Diego Baptista

19/05/2018 - 19h04

Clara tendência de fortalecimento de Ciro em comparação aos demais, que recuam ou no máximo ficam estáveis.

Sandro

19/05/2018 - 18h47

Feliz em ver Ciro crescendo junto à opinião pública!


Leia mais

Recentes

Recentes