Menu

A grota de Angicos assombra o PT. Por Joan Edesson de Oliveira

Publicado no Portal Vermelho Por Joan Edesson de Oliveira Costumo dizer que o capitão cometeu dois erros graves em sua trajetória. Estranho é que ele próprio costumava alertar sobre esses erros. Conta-se que Lampião afirmava que não se deveria tentar invadir cidades com mais de uma torre de igreja e nem entrar em coito com […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Fernando Pereira/Memorial da Democracia

Publicado no Portal Vermelho

Por Joan Edesson de Oliveira

Costumo dizer que o capitão cometeu dois erros graves em sua trajetória. Estranho é que ele próprio costumava alertar sobre esses erros. Conta-se que Lampião afirmava que não se deveria tentar invadir cidades com mais de uma torre de igreja e nem entrar em coito com uma única saída.

A primeira afirmação não trata de superstição ou coisa do gênero. É que cidade com mais de uma igreja era cidade de porte médio ou grande no sertão de então. Uma tentativa de invasão de cidades assim constituía sempre um risco. Lampião tentou uma vez quebrar essa regra, ao invadir Mossoró, no Rio Grande do Norte. Mesmo que o tenha tentado com um contingente expressivo de cangaceiros, sofreu ali uma dura derrota. Não repetiria jamais um ataque tão desastrado quanto aquele. Mossoró foi, provavelmente, a maior derrota de Lampião. Não houvesse quebrado sua própria regra, teria evitado o desastre.

A segunda afirmação tratava dos seus esconderijos, dos seus coitos. Coito de saída única é ratoeira, costumava dizer o capitão. Mesmo sabendo disso, foi meter-se na grota de Angicos. Por que diabos o fez? É coisa que, até hoje, intriga e desafia os historiadores e pesquisadores do cangaço. Se Mossoró foi uma grande derrota, Angicos foi um erro fatal. Virgulino e Dona Maria ficaram ali, junto a mais uma dezena de cangaceiros. Angicos foi a morte do capitão e o golpe fatal no cangaço.

Lampião estava certíssimo nas suas duas regras. A primeira é que não devemos atacar, de peito aberto, um inimigo mais forte e mais poderoso. Isso é suicídio. A segunda é que, em nenhuma batalha, devemos ter apenas uma alternativa. Como ficar preso, refém de uma única saída?

Sempre lembro desse erro fatal do capitão quando tratamos da nossa tática eleitoral. Quais são as nossas alternativas? Sempre procuro perguntar isso.

Parece que o Partido dos Trabalhadores, ou pelo menos parte considerável da sua direção e da sua militância, não está levando isso em conta. Acho que não compreenderam ainda que o golpe encurralou a democracia brasileira e que essa não pode ficar refém de uma única alternativa. Ou, no acertado dizer do camarada Luciano Siqueira, tocar um samba de uma nota só.

Ao insistir na tese de “Lula ou nada”, sacrifica-se qualquer alternativa, qualquer busca de saída para o campo de esquerda e democrático. “Lula ou nada”, na minha opinião, ainda que ela seja de pouquíssima valia, é a mesma coisa que nos metermos em Angicos e esperarmos que João Bezerra mande a “bordadeira” metralhar a todos nós.

Vi nesta sexta-feira (18), pela manhã, entrevista de Manuela Dávila em Fortaleza. Respondendo aos jornalistas sobre essa questão, colocou com limpidez a sua posição, que representa a posição do seu partido, o PCdoB. Resumidamente, Manu defendeu Lula, reafirmou a solidariedade ao mesmo e ao PT, mas colocou a necessidade de discutirmos uma posição frentista, ampla, ainda que no âmbito eleitoral ela provavelmente só consiga se viabilizar num hipotético segundo turno.

Manu e o PCdoB procuram desenhar vários cenários. Em outras palavras, antes de entrar no “coito”, buscam mapear todas as possíveis saídas, todas as possibilidades de escapatória.

O Partido dos Trabalhadores, por sua vez, parece encarnar o fantasma de Angicos. Aposta todas as suas fichas em uma grota íngreme, com uma única saída. Saída que, pela radicalização crescente do golpe, a cada dia se revela mais e mais improvável.

A palavra de ordem de “Lula ou nada” parece uma grande e perigosa ratoeira.

* Educador, Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mauricio Lourenço

22/05/2018 - 16h29

O campo de lá (direita), não tem votos suficientes nem moral nem projeto pra ganhar a eleição, mas tem dinheiros, imprensa amiga e certo stabilichment estatal… O lado de cá (Esquerda classe trabalhadora), temos projeto, moral, candidato e votos, o que falta é entender a conjuntura, enfrentar denunciar o golpe, baixar a ansiedade, projetos pessoais, visto que sozinho, nenhum ganhará o golpe vencerá e Lula continuará preso. #LulaLivre!

Chauke Stephan Filho

22/05/2018 - 13h13

O meu saudoso tio Arari me contou uma história de Lampião.

Certa feita, ele disse, Lampião invadiu uma fazenda e rendeu todos do lugar, reunindo o fazendeiro, seus familiares, amigos, agregados e empregados no pátio da sede da fazenda.

Então o Capitão disse para todo o mundo ficar nu. Formou uma fila indiana com as pessoas já sem roupa, na forma de um círculo.

Ato contínuo, ordenou que cada pessoa da fila metesse o dedo no cu da pessoa da frente.

Cumprida a indelicada determinação, Lampião disse: “Agora, cada um vai retirar o dedo da bunda, colocar o dedo no seu nariz e respirar fundo! Entenderam?”.

“Hi… Tá danado!”, teria exclamado alguém.

Para esse Lampião apontou a sua arma e perguntou: ” Tá o quê? “. Ao que o outro respondeu: “Tá danado de bom!”.

Pablo

22/05/2018 - 08h09

Na verdade quem defende uma única alternativa é quem defende a opção Ciro ou Nada. Quer dizer o PCdoB neste caso tem uma única alternativa que é a eleição, evidente que é um partido pequeno burguês que não tem como alternativa, nem sequer complementar à eleição, a mobilização popular e enfrentar o Golpe.Neste momento a candidatura do Lula é enfrentar o Golpe.

foo

22/05/2018 - 03h17

Ou Lula, ou Boulos, ou Manuela, ou Ciro…

Dizer que defendemos “Lula ou nada” só na cabeça de quem não entendeu nada.

Lula é o nosso candidato, não apenas por suas chances eleitorais, mas porque ele encarna a luta contra o golpe.

Seu eventual impedimento será mais uma injustiça de que vivemos em um regime de exceção.

E isso servirá para todos os candidatos que denunciam o golpe.

Pedro Cândido Aguarrara

22/05/2018 - 01h43

Quanto besteirol!!!

Não tem nada a ver seguir com Lula até quando for possível e esse papinho bobinho de coito sem saída.

O eleitor do PT vai votar em Lula ou em quem Lula indicar e se isso vai ser decidido agora ou em Agosto TANTO FAZ idiotas!!!

Que não entendem que o PT e o eleitor do PT são diferentes das outras MERDAS ditas de esquerda, como os sindicatos, que não têm mais qualquer viés de esquerda de tanto participar do toma lá dá cá da politica partidária.

Por isso tá todo mundo assim, sabe, pragmático demais!!!

Votos de Lula ou vão pra Lula ou vão para quem Lula indicar QUANDO E SOMENTE QUANDO LULA FIZER A INDICAÇÃO.

E esse candidato indicado por ele, seja quem for, até eu, estará no segundo turno e não importa o momento em que a indicação se dará.

Nilo Ramos

22/05/2018 - 00h32

Desculpem os que fazem este diferenciados, qualificados e estimados blogs (Cafezinho e Vermelho) mas ou houve um claro engano na redação da manchete da matéria – ao atribuir o ”assombro” da grota ao PT, quando a análise apresentada no texto indica que este ”assombro” é do próprio Pcdb, ou o que é pior, trata-se de manipulação e distorção da própria manchete que não expressa o conteúdo do texto..

Olinto A. F. de godoy

22/05/2018 - 00h00

“Lula ou nada” é tática de uma estratégia. Acorda ô! A direita é muito mais competente nesse ramo…

Ze Oliveira

21/05/2018 - 23h26

Pra quem tem como única ferramenta um martelo, todo problema é prego.
Joan Ederson política não se resume à eleições.
Esse é o erro.
Um ator político da envergadura de Lula, que, como mostram as pesquisa, possue uma força que desequilibra qualquer jogo, não saberia o que está fazendo?
Bastou tirar a Dilma e prender o Lula para o sucesso do Golpe?
Bastará eleger o Ciro para o Brasil amanhecer com os rios de leite e mel?
Um pouco mais de leitura.
Sugiro:
Jessé Souza; Luís Filipe Miguel; Fernando Horta; Carlos D’incao; Fronaziere e o Diretor do Ibope.

Jaime Balbino

21/05/2018 - 23h11

Texto bem escrito mas que para manter o estilo sacrificou a lógica.
Manuela disse o mesmo que o PT: “no segundo turno a gente se encontra”.
Se são necessárias várias saídas para o coito, as candidaturas de Ciro, Manuela, Boulos e… Lula representam essas várias possibilidades.
E quando o PT insiste em Lula não é porque quer apontar uma única saída, mas ser uma das várias opções a serem colocadas.
Então, qual é o problema mesmo?

Francisco

21/05/2018 - 22h51

Política são nuvens…

É se for para o segundo turno, Lula e Ciro?

Lula não precisa de ninguém para ir para o segundo turno, só do Judiciário.

Se Ciro tiver a ajuda dos demais partidos da esquerda, chega ao segundo turno apertado com Bolsonaro.

Se Bolsonaro não derreter…

Mesmo que o Judiciário faça o que se espera, canalhice e ilegalidade, ainda haverá uma candidatura Ciro

É uma candidatura Lula capaz de lhe completar votos.

Ou, irem ambos para o segundo turno…

Djailson Siqueira

21/05/2018 - 22h48

Agora chega um mestre cearense comparar Lula com cangaceiro.
Aí fala do PCdoB como se fosse o partido que decidirá a eleição de Ciro Gomes com 1 por cento dos votos.
Sou socialista mas tenho o pé no chão. Desde o golpe militar o PT foi o único partido de esquerda que governou o Brasil, e diga-se de passagem muito bem.
Só se deve comparar Lula com lampião, se for no sentido de que ambos lutaram contra governos fascistas. Daí repito o artigo do mestre educador a sua vaidade de ter, quem sabe, um presidente cearense, mesmo sabendo que ele é carioca e não tem nada de esquerda.
Quanto ao mais, seu artigo não trouxe nada de esclarecedor, só conjecturas.
Afinal, se ele mesmo não sabe porque Lampião escolheu aquele lugar para morrer, imagino que ele não faça a mínima ideia do que Lula pensa.

    Cláudio

    22/05/2018 - 04h13

    Muito bem !! Só não concordo com a cara feia em comparar Lula a Lampião, o verdadeiro primeiro grande herói do sertão. Isso deve ser porque você não é nordestino ou se é deve ser das novas gerações porque até a minha geração (sou de 64), Lampião era muito importante, como se disse um verdadeiro herói do povo, igual ao que Lula, o queridão das multidões, é agora. Mas o importante é que o articulista tenta, jogando marotamente com esses elementos da afetividade/admiração local nordestina, construir uma narrativa pró-Ciro para que o seu (dele) bairrismo/preferência saía bem na fita. Ciro nem nordestino é (também não é carioca: é paulista de Pindamonhangaba), além de não ter vivenciado a mesma perspectiva que faz de Lula um legítimo representante dos menos abonados, entre estes, os nordestinos. Cangaceiro não é sinônimo inequívoco de verdadeiro (“meritório”) bandido (=mau-caráter, patife, canalha); jagunço (quase sempre, ou mesmo sempre) é (bandido, mercenário)… Lampião foi muito mais cangaceiro do que atuou como jagunço, se é que assim o fez. Logo, ao meu ver não tem problema nenhum comparar Lula ao Rei do Cangaço, ambos heróis nordestinos que lutaram contra governos fascistas e contra as injustiças aos pequenos.

    Igor

    22/05/2018 - 08h49

    Lula não pensa, ele DEVANEIA!!! Felizmente só os MIQUINHOS AMESTRADOS – extraordinariamente bem amestrados, diga-se de passagem – em sua limitadíssima capacidade cognitiva são capazes de acreditarem que ele conseguirá evitar a sua inelegibilidade no pleito de 2018. O que esta se desenhando e que com toda certeza irá acontecer é o seguinte: o pt com toda essa marra de esticar a corda do “lula ou nada” até ela quebrar, vai arrastar todas as outras correntes ditas progressistas com ele para o desastre eleitoral completo da esquerda caviar. Humildade nunca foi uma virtude dos petistas, principalmente após sentirem o “gostinho” do poder. Até 2020 !

Getulio Evangelista Neto

21/05/2018 - 22h38

Para viabilizar vitória no segundo turno, a candidatura Lula precisa ser mantida até o último minuto, viabilizando também a eleição de um maior número possível de deputados senadores e governadores. A esquerda brasileira precisa se unir em torno daquele que passar para o segundo turno.

Oscar de Barros

21/05/2018 - 22h20

Interessante os Ciristas.
Eles desenvolvem uma longa teoria para no final dizer: os petistas são obrigados a votar no Ciro!
O professor Joan não se assumiu Cirista. Mas nem precisa, pelo texto.
Ora, se o Ciro é bom, conquistará o voto dos petistas.
Agora, querer que o PT entregue a rapadura feita com muito esforço para alguém que, de fato, não se conhece, é demais!
E não se conhece mesmo o Ciro (ou talvez até se conheça demais) já que os esquerdista que o adotaram gastam linhas e linhas para afirmar que ele é de esquerda, progressista e confiável.
Quantas páginas sobre isso de Lula, voce já leu?

Fabiano França

21/05/2018 - 21h14

O PSDB é o partido mais antinacional que existe neste país, o resto dos outros partidos é de ladrão de galinha….Aí me vem o Ciro e diz que pós eleição estará aberto a diálogo com essa máfia do PSDB, que tem uma lavanderia particular de dinheiro público, que drena recursos até de merenda escolar….que faz remessa vultuosas de dinheiro para o exterior para não investir um centavo no Brasil…. Que aparelhou judiciário … Ministério Público….PF… PM o diabo à quatro…TODOS FAZENDO CARA DE PAISAGEM pra as falcatruas do PSDB….Aí NÃO DÁ NÉ CIRO!!!! Tenha santa paciência!!!!!

    Fabiano França

    21/05/2018 - 21h15

    Ou LULA ou Boulos…

    Jaime Balbino

    21/05/2018 - 23h13

    Teve uma deturpação nessa fala. Ciro diz claramente que após derrotá-los iria conversar com o PSDB. Não foi uma oferta de aliança agora. E ele ainda destacou na fala que o PsDB é responsável não só pelo golpe como pelo governo Temer.
    O que ele queria enfatizar é que não conversa mesmo é com o PMDB.

Hell Back

21/05/2018 - 20h55

Antes de entrar nessa ratoeira não esquecer que Ciro Gomes veio do PSDB.


Leia mais

Recentes

Recentes