Menu

FHC, o Fazendeiro – tudo sobre as terras da família, os amigos pecuaristas e a Odebrecht

Leia na íntegra no blog De Olho nos Ruralistas. Esta é a história de um sociólogo que descobriu o gado, de um ex-presidente que se aventurou pelo universo agropecuário. Com a ajuda de um fiel escudeiro, chamado Jovelino Mineiro, Fernando Henrique Cardoso manteve-se na cena pública após deixar a presidência – com a Fundação FHC, […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Leia na íntegra no blog De Olho nos Ruralistas.

Esta é a história de um sociólogo que descobriu o gado, de um ex-presidente que se aventurou pelo universo agropecuário. Com a ajuda de um fiel escudeiro, chamado Jovelino Mineiro, Fernando Henrique Cardoso manteve-se na cena pública após deixar a presidência – com a Fundação FHC, articulada pelo pecuarista – e foi erigindo um domínio privado. Esta é uma reportagem sobre Jovelino e FHC, antigos parceiros de Sérgio Motta em uma fazenda em Buritis (MG), e das sociedades ou conexões recentes entre esses e outros personagens – como Emílio, Marcelo e Maurício Odebrecht.

Vamos contar com detalhes: o advogado do ex-presidente, José de Oliveira Costa, sócio da Fundação FHC, chega a assinar documento em nome de Emílio Odebrecht. Este e Jovelino Mineiro são amigos e sócios em uma empresa de genética. Ambos são criadores de gado. O empreiteiro era um dos presentes no jantar, ainda no governo Fernando Henrique, em que foi criado o Instituto FHC. Costa foi o primeiro a pedir um parecer sobre o impeachment de Dilma Rousseff, para o jurista Ives Gandra Martins. O filho de Jovelino é membro do Movimento Endireita Brasil e diretor da Sociedade Rural Brasileira – que funciona no mesmo prédio que a Fundação FHC.

É a história de um príncipe. Com dois amigos pecuaristas (Jovelino Mineiro e Jonas Barcellos), apontados pela jornalista Mirian Dutra – mãe de um filho que Fernando Henrique assumiu – como financiadores de sua residência na Europa. Uma narrativa sobre jantares e festas com a fina flor da elite brasileira, e sobre complicadas teias empresariais. Sobre as empresas dos Cardoso e de Jovelino em Osasco e Botucatu, e as ligações do pecuarista com o grupo português Espírito Santo. Sobre réveillons em fazendas, sobre a face cultural dessa elite política e agropecuária. Sobre coincidências e conexões, em boa parte ainda ignoradas pela imprensa brasileira.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

SEMPRE ATENTO

24/05/2018 - 08h48

Materia maldosa…os tucanos são seríssimos…verdadeiros frades franciscanos…!!!

rolando de de rir

23/05/2018 - 22h22

i ?
não entendi …
o FHC é socio de uma fazenda ?? com amigos do ramo ??
é isso ??
o texto é mediocre que nao da p entender..

por ultimo digo..
tem que provar… o lula perto do fhc é apenas um presidiario analfabeto que ficou milionario trabalhando 8 anos na vida .. (4 PASSOU DENTRO DO AERO LULA DANDO A VOLTA AO MUNDO)

    a.ali

    23/05/2018 - 22h56

    Ô otário, no inicio lê- se: sugere a leitura COMPLETA no blog De Olho nos Ruralistas, o que é a ânsia em criticar, hem ? e o analfabeto é o Presidente Lula….ô trouxa!

    Jcs

    24/05/2018 - 18h02

    Depois o lula e que é analfabeto, vc lê e não entende e outro que e analfabeto? kkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes