RIO SEDIA SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE JURISTAS NESTA QUINTA

Decenas de miles de personas se manifestaron en Madrid bajo el lema Democracia Real Ya. Finalizada la manifestacion unos centenares de personas intentaron cortar la Gran Via lo cual impidio la Policia Nacional usando una gran brutalidad, cargando contra los manifestantes y disparando botes de humo.

Entre os dias 24 e 26 de maio, juízes, desembargadores, advogados, professores e estudantes se reúnem na PUC-Rio para em defesa da democracia_

Começa hoje (24), na PUC-Rio, o Seminário Internacional em Defesa das Garantias e dos Direitos Fundamentais. O evento traz para o Brasil, juristas renomados da América Latina e da Europa. Entre eles estão confirmados o advogado argentino e reitor da Universidad para lá Educacion Trabajo , Nicolas Trotta e a juíza e desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, Kenarik Boujikian.

O evento vai reunir juristas de todo o Brasil e também do exterior para debater temas como “o sistema de justiça e o compromisso com a democracia na America Latina” e “cenários de resistência democrática na Europa e na América Latina”. Além de personalidades do meio jurídico, as mesas receberão nomes como o do economista português Francisco Anacleto Louça e a antropóloga e pesquisadora em Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jacqueline Muniz.

Carol Proner, professora de Direito Internacional da UFRJ e uma das organizadoras do evento afirma que “a realização de um Seminário como esse, no momento em que o Brasil vive um golpe de estado, é simbólico, é um ato de resistência”. Para ela, “as cenas que assistimos desde o impeachment da ex-presidenta Dilma ferem o estado de direito democrático brasileiro e é mais que necessário a organização dos juristas brasileiros que defendem a democracia”.

O Seminário é organizado pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), entidade recém constituída que atua por um sistema de justiça coerente e em defesa dos direitos constitucionais. A ABJD teve um importante papel na denúncia das arbitrariedades jurídicas que culminaram na injusta prisão do ex-presidente Lula e também e pressionaram pela abertura de investigação contra a desembargadora acusada de cometer crimes de ódio contra a vereadora Marielle Franco. Durante o Seminário Internacional, no dia 26 às 9h acontecerá o Ato de Lançamento oficial da Associação, no mesmo local.

*Programação Completa*

24 DE MAIO
8h – Credenciamento
9h Abertura

9h15 – O Sistema de Justiça e o Compromisso com a Democracia na América Latina
Com Maria José Fariñas Dulce,
Nicolas Trotta, Juan Martín Mena,
Mediação: Carol Proner

14h às 18h – Movimentos Antidemocráticos e Defesa das Garantias Jurídicas e Políticas
Com Mariao Elena Rodríguez, Romina Zarate, Carlos Amauri Chamorro, Manuel Gándara Carballido.

25 DE MAIO
9h às 12h – Desconstrução do Estado Democrático de Direito, das Reformas Inconstitucionais à Intervenção Federal-Militar em plena Democracia;
com Jacqueline Muniz, Gisele Cittadino, Martonio Mont`Alverne Barreto Lima

14h às 15:30h – Cenários de Resistência Democrática na Europa e na América Latina
Flávio Dino, Matín Granovsky, Francisco Anacleto Louça

16h às 18h – O Papel da ABJD na Resistência às Rupturas e Retrocessos Democráticos
Afranio Silva Jardim, Beatriz Vargas, André Luís Machado: Defensor Público, Jessy Dayane Silva Santos, Kenarik Boujikian, Cezar Britto

26 DE MAIO – 9h – PLENÁRIA ABJD

*Serviço:*
Seminário Internacional em defesa das Garantias Jurídicas e dos Direitos Fundamentais
Data: 24 a 26 de maio
Local: PUC-Rio – Rua Marques de São Vicente, 225 | Auditório 8° andar – Ala Frings

*Contato:* Fernanda Targa – 43 99617-2946

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.