Sabatina de Manuela na Carta Capital

Líder do PT repudia violência no campo e pede punição a assassinos de camponês no Pará

Por Redação

08 de junho de 2018 : 11h47

Publicado no PT na Câmara

Em nota assinada pelo líder Paulo Lula Pimenta (RS), a Bancada do PT na Câmara repudiou hoje (6) a escalada da violência no campo e cobrou do governo federal investigações para a punição dos assassinos do camponês e militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Katison de Souza, morto no último sábado (2) no município de Santa Izabel, no Pará.

Na nota, Pimenta observa que o aumento da violência contra trabalhadores no campo ocorre por omissões e ações praticadas pelo governo ilegítimo Michel Temer. Em 2017, foram 71 assassinatos, o maior número registrado desde 2003. “O descaso governamental na mediação de conflitos e no reconhecimento do direito à terra fornece um salvo conduto para a violência”, afirma o líder.

Leia a íntegra da nota:

Nota da Bancada do PT na Câmara

A Bancada do PT na Câmara repudia veementemente a escalada da violência contra trabalhadores no campo, em decorrência de omissões e ações praticadas pelo governo ilegítimo Michel Temer. O assassinato do líder camponês Katison de Souza, em Santa Izabel, no estado do Pará, no último sábado, é mais um caso deplorável que engrossa as deprimentes estatísticas de violência praticada por latifundiários, fazendeiros e milícias privadas contra trabalhadores rurais sem-terra, indígenas, quilombolas e posseiros.

A Bancada conclama as autoridades dos governos Federal e do Pará a empreenderem investigações que levem à prisão dos mandantes e dos assassinos de Katison, militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e liderança exemplar na luta pela terra e pelos direitos dos camponeses. É preciso haver justiça!

O descaso governamental na mediação de conflitos e no reconhecimento do direito à terra fornece um salvo conduto para a violência. A omissão do atual governo tem feito explodir o número de assassinatos no campo. Só em 2017 foram 71 assassinatos, 15% a mais do que no ano anterior, superando o recorde registrado em 2003.

A violência no campo está relacionada diretamente à política de Temer de privilegiar o grande capital e o lucro a qualquer custo no campo, mesmo que isto leve a assassinatos e à violência contra trabalhadores rurais que lutam pela terra para garantir seu sustento e o legítimo direito à propriedade.

A bancada expressa condolências e solidariedade aos amigos e familiares de Katison de Souza.

Brasília, 6 de junho de 2018

Paulo Pimenta (PT-RS), líder do partido na Câmara dos Deputados

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Robson Cruz

08 de junho de 2018 às 13h05

Mas que maravilha! Puxa, teria sido tão legal se a liderança petista tivesse se manifestado com igual contundência em relação aos assassinatos de líderes camponeses e quilombolas durante o governo Dilma, ou quando a então Chefe da Casa Civil Gleisi Hoffman se aliou aos interesses do agronegócio em detrimento dos povos indígenas…

Responder

Fábio Lima

08 de junho de 2018 às 12h54

Esse vagabundo não protestou contra a violência do petista Maninho e de seu filho que provocaram traumatismo craniano num empresário . Maninho e seu estão se fartando de dar o .c.u. no presídio.

Responder

sergio sala

08 de junho de 2018 às 12h09

O PIOR DO PT É ISSO AI ..
ESSE BLA BLA BLA SEM FINALIDADE ALGUMA..
PENSAM QUE ENGANAM ALGUEM..

MICHEL TEMER SO É VICE DE DILMA POR SEREM IDENTICOS…

DEVIAM INVESTIGAR A FAMILIA DO VICE DO LULA.. O EMPRESARIO BILINARIO ALENCAR.. QUE TEMPINHO ATRAS O LULA QUIS QUE FOSSE SEU VICE .. !! A TROCO DE QUE ?? SERA QUE P ESCONDER ALGUM TROCO ?? ESCONDER SE APARECENDO JA FOI INTELIGENTE HOJE AJUDA A CAIR MAIS RAPIDO..

PT…
NINGUEM SENTIRA SAUDADES DE VOCE

Responder

    Jochann Daniel

    08 de junho de 2018 às 12h20

    Dá-lhe “Sérgio Sala”!!!
    “Comentarista”/trabalhador ativo
    no Cafezinho
    (talvez também
    em outros sites
    da esquerda).
    Pago em dólares
    para falar suas habituais
    imbecilidades
    e cretinices.
    Grande “SS”,
    grande “US$S”!!!

    Responder

    Curió

    08 de junho de 2018 às 12h45

    Esse Sérgio Sola vai morrer empanzinado de ódio, vai definhar esquelético de inveja, vai bufar muito ao ler as próximas pesquisas! Este não é neoantipetista mas arquiantipetista. Já deve estar babando a raiva.

    Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com