Menu

Moraes nega liberdade a Lula (veja íntegra da decisão)

Na Agência Brasil Alexandre de Moraes nega pedido de liberdade de Lula O ministro também negou pedido para Segunda Turma julgar recurso Publicado em 29/06/2018 – 18:04 Por André Richter Repórter da Agência Brasil Brasília O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu há pouco negar pedido de liberdade feito pela defesa […]

28 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Sessão extraordinária do STF. Foto: Carlos Moura/SCO/STF (29/06/2018)

Na Agência Brasil

Alexandre de Moraes nega pedido de liberdade de Lula

O ministro também negou pedido para Segunda Turma julgar recurso

Publicado em 29/06/2018 – 18:04
Por André Richter
Repórter da Agência Brasil Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu há pouco negar pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro também rejeitou outro pedido para que o recurso seja julgado pela Segunda Turma da Corte, e não pelo plenário.

A defesa de Lula recorreu da decisão do relator do pedido de liberdade, ministro Edson Fachin, que, na sexta-feira (22), enviou pedido de liberdade ou prisão domiciliar do ex-presidente para julgamento pelo plenário, e não na turma, como queria a defesa.

No colegiado, há maioria de três votos a favor de mudar o entendimento que autoriza prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça. A turma é formada pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, além de Fachin e Celso de Mello.

Ao justificar o envio, Fachin disse que a questão deve ser tratada pela Corte por exigir análise do trecho da Lei da Ficha Limpa que prevê a suspensão da inelegibilidade “sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal”.

Ontem (29), a defesa de Lula, em novo recurso ao próprio Fachin, afirmou que análise da questão não foi solicitada, e Fachin deve rever sua justificativa.

Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP) e teve a pena executada pelo juiz federal Sergio Moro após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça, conforme definiu o STF.

Com a confirmação da condenação na Operação Lava Jato, o ex-presidente foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados pelos órgãos colegiados da Justiça. No entanto, Lula ainda pode ser beneficiado por uma liminar e disputar as eleições.

Veja íntegra da decisão aqui.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

ciro nao

30/06/2018 - 17h35

AI BUNDOES MORTANDELEIROS .. POSSO LHES ENSINAR UMA COISA.. BASICA,, SIMPLES… E ATE MESMO “LIBERAL”.. ??

POIS BEM….. O SEGUINTE… BANDIDOS ACUSAR O PROMOTOR O DELEGADO .. É O JUIZ..
É MAIS ANTIGO QUE CAGAR SENTADO… MAIS É MUITO ANTIGO MESMO..
A POLICIA O JUIZ O DELEGA SÃO BLINDADOS CONTRA ISSO..
NUNCA FUNCIONOU .. JAMAIS..
BANDIDO ACUSAR JUIZ ACUSAR POLICIA.. ACUSAR PROMOTOR ..
NUNCA DEU CERTO.. É MUITO MANJADO..
ATE EU .. SE FOR ACUSADO IRIA FALAR QUE O DELEGADO TA LOUCO.. O PROMOTOR ESTA DOENTE.. EO JUIZ É UM PSCICOPATA EM ACEITAR A DENUNUCIA DE DOIS LOUCOS.. !! JUIZ FDPP..
NORMAL.. É ASIM DESDE QUE O MUNDO É MUNDO..
JESUS FOI JULGADO CRUCIFICADO.. SO ELE ACEITOU A SUA PENA…

HOMEM HONESTO FOI DEUS.. PERDEU E ACEITOU.. NOS SOMOS TODOS RELES PECADORES DE MERD…

LULA LADRAO SEU LUGAR É NA PRISAO..

BOLSONARO 17 NA CABEÇA PRIMEIRO TURNO..

    maria do carmo

    30/06/2018 - 23h02

    Caso para psiquiatria camisa de forca e manicomio judiciario!

    Jochann Daniel

    01/07/2018 - 12h12

    Caro “Ciro Não”
    Pelo jeito
    você é soldado raso
    dentro do esquema de entregar
    todas as riquezas do Brasil
    para os nossos inimigos,
    os grandes interesses de dinheiro
    internacionais.
    Você deve ganhar poucos dólares
    para participar
    do esquema.
    Mas imagine
    se você fosse do STF
    e fosse premiado
    pelos nossos inimigos
    com alguns milhões
    (de dólares)
    para participar do esquema
    de entrega.
    Ademais se você
    como juiz do STF
    seria pressionado
    pela Mídia,
    a qual trabalha
    e serve
    aos nossos inimigos.
    Não seria difícil
    você
    que deve ser raso
    em escrúpulos,
    pusesse na cadeia
    qualquer um
    que fosse indesejável
    ao esquema de entrega.
    Inclusive toda
    e qualquer mãe……
    Inclusive a………………….

      Jochann Daniel

      01/07/2018 - 14h57

      Alilases,
      parece
      que a tropa de choque
      (melhor dizer bandidos
      lesa pátria)
      que trabalha
      para nossos inimigos
      (pagos em dólares)
      está fazendo presença
      nestes “comentários”
      (se é que não são
      um bandido só
      sob alcunhas diferentes).
      Observem os comentários
      de contra informação
      dos seguintes rapeizes:
      >>>>>> “Ferreti”
      >>>>>> “Marcos”
      >>>>>> “David Marques”
      >>>>>> “Jefferson”
      >>>>>> “gN”
      ……………………………………………..

Mané

30/06/2018 - 13h32

Em qualquer esquina ,cafés -central ,curva de rio ,encontraremos pessoas com as mesmas características dos membros do STF . Espertos ,sorrateiros ,rápidos na suas conveniências ( auxilio moradia .berço ,lenço , paletó…). Tiveram a sorte de terem estudado ,e depois subido na escada politica ,e alcançado o queijo premiado .
Se assim não tivesse sido ,certamente seriam títulos ou chamadas de primeira página, de crimes hediondos ,tráfico ,assaltos e latrocínios . Duvidam? Cassem estas figuras , e verão os presídios mais cheios .

Mané

30/06/2018 - 13h10

Jamais acreditei em qualquer setor da Justiça ,desde que nasci , e olhem que já se vai um bom tempo.
Nunca fiquei na expectativa ,quanto a estes processos do Lula , que dali se afirmasse que tenha sido feito Justiça . Aliás ,onde vocês já viram algum processo judicial , que terminasse aos olhos da população ,como benéfico a ela ? Nunca . Todos sabemos ,que a Justiça funciona com os devidos interesses do Capital . Ela jamais contraria este ,ai sim ,Governante . Esperar que , Gilmar ,Alexandre ,Carmém , Fachin ,contrarie o Capital ,é ser ingênuo ,infantil e até cretino .
Não tenham tal ilusão ,não sonhem , e façam deste sonho uma realidade,pois viverão eternamente em delírio.
Sonhem com um Brasil melhor ,mas não percam tempo ,quanto a Justiça brasileira . È pura perca de tempo ,e a vida passa rápido .

Ferreti

30/06/2018 - 11h25

Moraes não soltou Lula e nem poderia: tem um pedido – mais um – do presidiário para ser analisado em Plenário. O que a defesa pediu foi que o primeiro pedido de Lula votasse a ser analisado pela segunda turma e Moraes mostrou que não é contra a lei o caso ser julgado pelo Plenário.
Se Lula é inocente, que aguarde a decisão do Pleno.

maria do carmo

30/06/2018 - 09h17

O Brasil esta sendo desgovernado pela maior organizacao criminosa do mundo, responsabilidade do Supremo omisso que permitiram impedimento sem crime de Dilma e impediram LULA como Ministro, e agora nao passa de um tribunal de excesao, deixando Lula inocente preso sem culpa, sem provas, com decisoes com cartas marcadas quadrilha chicaneira, so contam com suas inteligencias (mediocres ) esqucendo-se de contar com a inteligencia do povo, quero que me perdoem os ministros e juizes que exercem suas funcoes como verdadeiro sacerdocio, porque felizmente existem, e que devem resistir e reagir o judiciario do Brasil esta sendo abominado pelos maiores juristas nacionais e das maiores nacoes democraticas do planeta, nao se esquecam ate os nao petistas estao indguinados com a perseguicao sem tregua ao estadista Lula melhor presidente que o Brasil ja teve que deixou o segundo mandato com a maior aprovacao que um presidente brasileiro ja teve, com mais de meio seculo de vida me sinto envergonhada de ver o poder que eu mais admirava e respeitava nessa decadencia moral, rasgando a constituicao especialmente o Supremo que deveriam ser os guardioes da constituicao, preferia ter morrido antes de ver essa vergonha!

c0mr4de

30/06/2018 - 01h50

Tribunal de exceção do governo fascista que tomou o poder por um golpe de estado;

Fabiano França

29/06/2018 - 21h09

Justissa como o Ciro Gomes gosta.. rápida e dura….(com um inocente).

    Fabiano França

    29/06/2018 - 21h10

    O que diferencia o Ciro do Bolsonazi mesmo?

    Fabiano França

    29/06/2018 - 21h14

    (*contra um inocente)…quanto ao babaca…Jefferson.. lava a boca pra falar do Dirceu meu caro e energúmeno Jefferson…ou vc não fura fila e estaciona em vaga pra idoso e deficiente físico….Disso eu tenho provas… mas cadê as tuas contra Dirceu? Vai te catar….

      Marcos

      30/06/2018 - 07h57

      kkkk, tá nervosa menina??? Chora mais que tá bonito!!!!

        maria do carmo

        30/06/2018 - 15h03

        Marcos KKKK sem argumentos, desinformado, sem nocao, pobre infeliz, politica nao e time de futebol que voce gosta e torce, politica e o presente seu e de seus descendentes, seus pais e irmaos, para votar voce tem que usar Qi e fazer comparacoes quem mais trouxe saude e educacao para os menos favorecidos, mais progresso ao pais, porque quando todos ganham a economia roda e o pais cresce enriquece, Procure entender nao e esse e nem aquele candidato, e sim aquele que mais fez pelo Brasil, eu nao me preocupo comigo e sim com os jovens de nosso pais pois senao todos serao KKKK, procure se informar, leia todas as fontes, faca comparacoes e decida!

      David Marques

      30/06/2018 - 14h03

      HUmmmm que viadinho raivoso kakakakakakakaka..e só jogar as verdades sobre os corruptos dele, que a menininha fica toda nervosinha kakakakakaakakakakakakak.. CHORA MAIS PETISTA

    Vanda

    29/06/2018 - 22h08

    Kkkkk Ciro diz: eu confio mas instituições. Kkk. Ele falou recentemente que recebia a turma do moro na bala. Sei não viu

    Paulo

    30/06/2018 - 00h42

    Paulo
    30 de junho de 2018 às 00h38

    Assisti agora a pouco a entrevista de Ciro a Mariana Godoy. Pra mim fica cada vez mais claro que Ciro não é confiável. Ele chegou a amenizar a questão do impeachment como questão de ponto de vista diferente entre ele e o DEM. Ele, Ciro, considera golpe, mas disse que o Rodrigo Maia, a quem ele faz sempre pequenas e vergonhosas homenagens, ACM Neto… e o Solidariedade, tem opinião que foi impeachment normal. E é com essa gente que Ciro quer formar um bloco “desenvolvimentista”, segundo ele, capaz de isolar o PT e o PSDB, como de o DEM fosse diferente do PSDB.

    Com o DEM, PP e Solidariedade? Acredite quem quiser, eu não como corda.
    Antes que venham com balela dos acordos do PT no passado, é bom lembrar que não tínhamos uma direita tão entreguista e cruel como temos hoje representadas em partidos como PSDB, DEM, PP e Solidariedade.

    Aliança Nacional Libertadora

    30/06/2018 - 18h21

    Falando nisso…..quem só lê globo folha e cafezinho do Ciro……

    https://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/360189/Ap%C3%B3s-visita-de-Ciro-PSB-de-Pernambuco-declara-apoio-a-Lula.htm

sergio paulo de sant Anna

29/06/2018 - 19h31

Tenho vergonha de ser brasileiro, tendo como ministros do STF pessoas que julgam com ódio no coração e desrespeitam a constituição, somente para atender a partidos políticos mesmo que isto custe a prisão de um inocente.

    Jeferson

    29/06/2018 - 20h51

    Verdade… Veja o exemplo da libertação do Dirceu. Um absurdo!!!

      gN

      30/06/2018 - 03h04

      E olha a absolvição da Gleisi, realmente só condena petistas…

    David Marques

    30/06/2018 - 14h08

    Não está gostando????? a Venezuela é logo ali. vaza pra lá. Lá você vai encontrar tudo o quer aqui… governo de esquerda, juízes de acordo com o governo, e outras cositas mais,

    Josoaldo Silva

    03/07/2018 - 09h42

    Sim, soltar o Dirceu foi um golpe terrível da nosa justica.

Josa

29/06/2018 - 19h23

Vai Miguel tenta dizer que Cyro é de esquerda

    Benoit

    30/06/2018 - 03h28

    Que eu tenha notado o artigo é sobre o Alexandre de Moraes e uma decisão dele relativa ao Lula. Não vi o nome do Ciro em lugar nenhum no artigo.

      Aliança Nacional Libertadora

      30/06/2018 - 18h12

      Dois “ex-tucanos…um faz “justissa rápida”……o outro bate palmas…

Fábio Ribeiro

29/06/2018 - 19h07

Novidade


Leia mais

Recentes

Recentes