Menu

Alckmin entra no jogo

O centrão preferiu colar com a direita, associando-se a Geraldo Alckmin, e dando-lhe quase 40% do tempo total de televisão. É um desenlace absolutamente lógico, que tem a vantagem de dar mais coerência à disputa política. Embora fosse interessante, à esquerda, manter o centrão fisiológico descolado do campo conservador, como aconteceu nas quatro eleições presidenciais passadas, […]

22 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília, DF, 26/04/2017 - Governador Geraldo Alckmin participa do IV Encontro Nacional do Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, durante o debate sobre saúde pública ao lado do ministro da Saúde, Ricardos Barros e do novo presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette (Campinas/SP), no Estádio Mané Garrincha. Foto: Sérgio Lima/A2img

O centrão preferiu colar com a direita, associando-se a Geraldo Alckmin, e dando-lhe quase 40% do tempo total de televisão.

É um desenlace absolutamente lógico, que tem a vantagem de dar mais coerência à disputa política.

Embora fosse interessante, à esquerda, manter o centrão fisiológico descolado do campo conservador, como aconteceu nas quatro eleições presidenciais passadas, em que a maior parte deste centrão se uniu ao PT, sempre pareceu algo inverossímil que essas legendas se uniriam a um candidato com as propostas de Ciro Gomes.

E o que não é verossímil, em política, geralmente não acontece.

Agora Ciro Gomes precisa, mais que nunca, para voltar ao jogo, receber o apoio do PSB.

Além de Ciro, outro prejudicado pela guinada tucana do centrão, foi Jair Bolsonaro, que subitamente perde o atrativo de ser o candidato preferido da direita organizada. Não há dúvidas de que mercado e mídia agora vão se concentrar em torno da candidatura Alckmin. A movimentação do dólar e ações na bolsa desta sexta-feira já estão refletindo essa preferência.

Se Alckmin parecia carta fora do baralho, agora há o risco de um segundo turno entre Bolsonaro e um tucano.

Mas é um risco relativamente baixo, porque Lula lidera as pesquisas de intenção de voto e a maioria dos especialistas acha que ele tem plenas condições de emplacar um candidato apoiado por ele no segundo turno.

Nestas eleições, o PT é o partido com maior tempo de TV, o que obviamente lhe dá uma larga vantagem sobre todos os seus adversários. Além disso, o partido terá um razoável volume de recursos financeiros partidários. Não tanto como em eleições anteriores (em que era permitido doações empresariais), mas o suficiente para fazer uma campanha eficaz.

Por outro lado, o volume de tempo e recursos que o centrão, agora colado ao PSDB, reúne, é uma coisa impressionante. Se considerarmos que a direita tem à sua disposição não apenas o horário eleitoral, mas toda a grade de programação das tvs abertas, notoriamente alinhadas à direita, e que tem apoio de todo o grande capital, por aí podemos ver os desafios que nos esperam.

Veja a tabela abaixo.

A propósito, segue uma agenda provisória dos principais debates a serem realizados:

1º TURNO
9 de agosto – BAND
17 de agosto – REDETV!
18 de setembro – Poder 360 e Revista Piauí
26 de setembro – SBT (participação dos seis candidatos mais bem colocados na pesquisa Datafolha)
30 de setembro – RECORD TV
5 de outubro – GLOBO

2º TURNO
11 de outubro – BAND
15 de outubro – REDETV!
17 de outubro – SBT
21 de outubro – RECORD TV
26 de outubro – GLOBO

Ainda temos as convenções partidárias, debates, entrevistas. Muitas águas ainda rolarão por baixo da ponte nas próximas semanas!

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

20/07/2018 - 14h41

Frente ampla democrática já no primeiro turno: Lula presidente – Ciro vice. Coligação: PT, PDT, PCdoB, PSB e PSOL (se quiser aderir).

Jeferson

20/07/2018 - 14h22

Miguel pode escrever o que vou te falar, segundo turno entre Alckmim e Bolsonaro.

    Nostradamus

    20/07/2018 - 15h15

    Bolsonaro não vai ao segundo turno. Talvez nem o Santo.

Jandui Tupinambás

20/07/2018 - 14h03

Nisso tudo, uma notícia muito boa:

com a jogada macabra de Alckmin, as chances de termos um outsider na disputa passam a ser minimas – uma vergonha a menos para o Brasil.

A partir de agora, cada jogada no tabuleiro irá trazer Ciro para mais perto do PT e mais unida ficará a esquerda.

Teremos boas surpresas em meados de Setembro.

Foo

20/07/2018 - 14h01

“Se considerarmos que a direita tem à sua disposição não apenas o horário eleitoral, mas toda a grade de programação das tvs abertas…”

Sempre tiveram, nas últimas quatro eleições.

Com a diferença de que o PT agora não está no governo, e os golpistas tem que explicar tudo o que está aí.

Nem mesmo o discurso anticorrupção eles tem.

Vai ser uma disputa difícil… para eles.

Nostradamus

20/07/2018 - 13h48

O Santo do pau oco não ganha! Ele é o carbono de mimeógrafo a álcool do Temer! É morcego enrustido, vampiro vestido de coroinha, sacristão daquele padre que se amarrou em um monte de balões e foi para as nuvens putz! morreu antes de chegar no céu! Não adianta tempão de televisão… quando abrir a boca vai enervar todo mundo… é vampi! Toca o Levante das Tochas nele, bota pressão que o morcegão se caga todo.

Jonas

20/07/2018 - 13h46

Se for por ter tempo de tv
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/principal-conquista-com-centrao-tempo-maior-de-tv-nao-deu-vitoria-ao-psdb-nas-ultimas-eleicoes/
Está parecendo 2006. Só com uma diferença: em 2006 a mídia manipuladora ainda tinha muita credibilidade, que se esvaiu com o golpe. Podemos até sonhar hoje com uma eleição sem “veja”, ó que maravilha.

A propósito, teve um dia desses que questionei o motivo do blog não apontar os erros de estratégia de ciro, fui interpelado por outro comentarista para q eu mesmo apontasse. Esqueci esse que nos levou a situação atual. Pois bem, o problema das consequências é que sempre vem depois.

    CezarR

    20/07/2018 - 13h59

    É, mas em 2006 a máquina pública estava com o PT, não está mais. Essas análises otimistas são feitas para não desanimar a militância e só. Ou a esquerda se une ou as eleições foram definidas ontem. Marquem esse dia, 19/07/2018!

      Jonas

      20/07/2018 - 14h15

      2002
      Máquina pública com o psdb e…
      Mesmo assim tomou pau.

        JC

        20/07/2018 - 14h33

        2002 Lula não estava preso.

Jairo Moura

20/07/2018 - 13h43

Somente alguem ingênuo poderia imaginar que alguém do lado de lá estivesse fora do jogo.
Eles so estavam esperando quem seria esse alguém.
O bom disso é que quem volta para o lado de cá é Ciro Gomes.
Ele, o PT e todos os progressistas, sabem que somente todos juntos podemos derrotar o golpe.

    Cezar R M

    20/07/2018 - 13h52

    Ciro NUNCA saiu do lado de cá. Ou você ouviu dele alguma mudança de propostas durante esse tempo?

      Jairo Moura

      20/07/2018 - 16h19

      Quem adequa programa para sensibilizar o DEM de que lado está?
      Não quero fulanizar o debate para não contaminar, mas veja as declarações dele após a decisão do Centrão.
      Apenas para constatar, acho o Ciro uma das melhores cabeças que temos.

Francisco

20/07/2018 - 13h36

Uai!
E a convenção do PDT, esqueceu, é hoje?

Foo

20/07/2018 - 13h23

“sempre pareceu algo inverossímil que essas legendas se uniriam a um candidato com as propostas de Ciro Gomes”

Quaquaquaquaquá

*Agora* parece inverosímil.

Antes, parecia não só possível, como desejável.

“agora há o risco de um segundo turno entre Bolsonaro e um tucano.”

Não vai acontecer.

Com apenas 10 segundos de televisão, Bolsonaro não chega ao segundo turno.

Tudo indica que vai dar PT vs PSDB.

Mas o PSDB chega como golpista, corrupto e aliado do governo Temer.

Vai dar PT no final.

    Miguel do Rosário

    20/07/2018 - 14h13

    Sim, Foo. Era desejável, como foi desejável em 2014, quando este mesmo centrão estava com o PT. Acontece que, à diferença do PT, Ciro Gomes não cedeu em suas propostas, não ofereceu nada além da opção de uma adesão programática. O centrão não concordou e foi de Alckmin.

      João Paulo

      20/07/2018 - 15h04

      Você está equivocado, Miguel. O Mauro Filho passou dias em discussão com economistas do Centrão na tentativa de conciliar propostas. E Ciro ja tinha deixado claro que aceitaria mudanças, inclusive chegou a sugerir que as diferenças eram mais porque ele gostava de fustigar o Centrão, deixando implícito que nao eram tão incompatíveis assim.

      Ciro foi hipócrita. Em que o Centrão é melhor do que o pmdb ?! Em nada . Somos capazes de apontar alguns políticos decentes no mdb (Requião, Simon, etc) , mas não consigo lembrar de nenhum no Centrão. Então o problema de Ciro não foi a tentativa frustrada de aliança com o Centrão, é fingir que não teria feito alianças com o pmdb caso estivesse na presidência como o Pt estava .Aliás, como ja disse aqui , sou do Ceará e sei das ligações profundas de Ciro com o pmdb local ( e nem se iludam em pensar que o pmdb local seja em nada melhor do que o de Temer).

        Alan Cepile

        20/07/2018 - 15h28

        Muito, mas muito curioso mesmo para ler a fonte (confiável, de preferência) desta notícia…

          João Paulo

          20/07/2018 - 15h37

          Nas minhas colocações tenho informacoes tiradas de vários lugares . Vou citar algumas das minhas fontes permanentes : fernando brito , nassif , pha, rodrigo vianna , azenha , dcm , alberto carlos Almeida, marcos coimbra e palmerio doria , por exemplo.

          João Paulo

          20/07/2018 - 15h45

          Quase esqueço do Rovai . O qual , alias , escreveu algo interessante e que concordo : Rodrigo Maia fez Ciro de bobo .

          Ciro saiu chamuscado das tratativas fracassadas e ato contínuo passou a acenar a Lula e ao PT . Saiu ate de cima do muro e passou a criticar explicitamente o prende-solta de domingo. Totalmente diferente daquela nota em que parece que Ciro pediu ajuda de Marina Silva para escrever , tamanha era a falta de clareza.

          Alan Cepile

          20/07/2018 - 21h14

          Citou as instituições e os jornalistas, mas queria o link dessa informação:

          “E Ciro ja tinha deixado claro que aceitaria mudanças, inclusive chegou a sugerir que as diferenças eram mais porque ele gostava de fustigar o Centrão, deixando implícito que nao eram tão incompatíveis assim.”

          Alan Cepile

          20/07/2018 - 21h19

          Eu li o artigo do Rovai e achei hilário rs…

          O centro é direita, sempre foi e sempre será. Aí ele fecha com a direita e o Rovai manda essa….


Leia mais

Recentes

Recentes