Menu

Sem Lula, Ciro chega a 20% entre eleitores do Rio Grande do Norte

Em se tratando de pesquisas de intenção de voto, creio que poucos questionarão que Ibope e Datafolha são os mais respeitados institutos, tanto por tradição quanto pela qualidade dos trabalhos apresentados, sempre acompanhados de tabelas estratificadas onde se nota uma ponderação bastante razoável. O Paraná Pesquisas peca pelo pouco detalhamento de seus dados: nunca mostra […]

22 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Em se tratando de pesquisas de intenção de voto, creio que poucos questionarão que Ibope e Datafolha são os mais respeitados institutos, tanto por tradição quanto pela qualidade dos trabalhos apresentados, sempre acompanhados de tabelas estratificadas onde se nota uma ponderação bastante razoável.

O Paraná Pesquisas peca pelo pouco detalhamento de seus dados: nunca mostra o desempenho dos candidatos por  renda familiar, por exemplo. Além do mais, o instituto ainda precisa superar o problema de credibilidade gerado por uma pesquisa divulgada logo após o primeiro turno de 2014, que mostrou Aécio Neves com 17 pontos à frente de Dilma. Até hoje muita gente não engoliu aquilo.

O Datapoder360 ainda está por provar a que veio. É uma pesquisa feita por telefone, através de um sistema de robôs, e os números estratificados vinham apresentando problemas sérios, até mesmo de ordem lógica.

A pesquisa da XP/Ipespe tem a vantagem de trazer periodicidade semanal, mas também é feita por telefone, método que ainda está por adquirir legitimidade no Brasil.

O Vox Populi, por sua vez, tem alguns problemas: o principal deles é se tratar de uma pesquisa patrocinada pelo próprio PT, ou pela CUT, o que é a mesma coisa. Assim como muitos internautas questionariam a isenção de uma pesquisa paga pelo PSDB, isso também vale, naturalmente, para pesquisas pagas pelo PT. Além disso, o Vox Populi tem um site que não traz uma mísera informação sobre suas pesquisas.

Eu aconselharia a todos os institutos a terem site próprio, onde deveriam publicar sempre a íntegra, com dados estratificados, de suas pesquisas, além da íntegra dos questionários apresentados aos entrevistados, dados sobre os métodos, história do instituto, respostas às acusações, etc.

Dito isso, passemos à análise de uma pesquisa de intenção de voto, para governador e presidente da república, feita pelo Ibope, para o estado do Rio Grande do Norte. Vamos nos concentrar aqui na pesquisa para presidente da república.

Os números são resultado de pesquisa de campo realizada entre os dias 14 a 17 de julho. É a pesquisa, portanto, mais recente, e que podemos usar para entender, mais ou menos, como está a dinâmica eleitoral no Nordeste.

A íntegra da pesquisa, com todos os detalhes e dados estratificados, pode ser lida aqui.

O Ibope, assim como têm feito quase todos os institutos, fez dois cenários: com Lula e sem Lula.

  • Com Lula

Lula lidera isoladamente no estado, com 56% das intenções de voto. Em segundo lugar, vem Jair Bolsonaro, com 11%. Ciro e Marina empatam em terceiro, com 6% e 5%, respectivamente. Entre quem ganha menos de 2 salários, Lula tem 60% ou mais dos votos. A diferença entre Lula e seus concorrentes nestes segmentos mais pobres é impressionante. É como se apenas Lula existisse.

Quando vamos para o universo dos eleitores com renda superior a 2 salários, começa a aparecer um pouco de vida própria para além do lulismo (ainda falando, evidentemente, do cenário com a presença do ex-presidente).

Bolsonaro tem 22% no Rio Grande do Norte, entre eleitores que ganham mais de 2 salários. Ciro se distancia de Marina (que estaciona em 5%) e pontua 9%. O ex-presidente, por sua vez, tem 43% entre eleitores com renda familiar acima de 2 salários.

  • Sem Lula

Caso o ex-presidente não consiga o seu registro eleitoral, e não participe das eleições presidenciais de outubro, o quadro muda completamente. Para começar, o número de brancos/nulos e indecisos, que estava em 15% e 2% no cenário com Lula, salta para 40% e 6%, quando o ex-presidente não é apresentados como uma  opções.

Este altíssimo percentual de nulos/indecisos concentra-se sobretudo entre as famílias de renda mais baixa. Entre os que ganham menos de 1 salário, por exemplo, a soma de nulos/indecisos, em cenário sem Lula, chega a 51% das intenções.

Entre famílias que ganham mais de 2 salários, brancos/nulos/indecisos atingem 33%.

Sem Lula, há um empate técnico entre Ciro Gomes (14%), Jair Bolsonaro (12%) e Marina Silva (14%).

Entre o eleitorado masculino, que costuma antecipar a média dos dois gêneros, Ciro Gomes tem 20% das intenções de voto do eleitor do Rio Grande do Norte, contra 18% de Bolsonaro e 11% de Marina Silva. É interessante notar que Ciro ganha de Bolsonaro tanto entre homens como entre mulheres.

Entre famílias que ganham mais de dois salários, Jair tem seu melhor desempenho, e pontua 24%; é seguido de Ciro Gomes, que tem 18% dos eleitores nessa faixa de renda; no mesmo segmento, Marina tem 11%

O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi apresentado como opção neste cenário, mas pontuou abaixo de 1%, então nem aparece nas tabelas.

A pesquisa traz ainda números estratificados sobre a rejeição dos candidatos.

Jair Bolsonaro é, de longe, o mais rejeitado nesse estado do Nordeste. O ex-militar tem 35% de rejeição na média. Ironicamente, ele tem mais rejeição justamente entre a faixa de renda que mais vota nele, o que é explicável pelo maior nível de participação política (e, portanto, maior polarização) desse eleitorado: entre famílias com renda superior a 2 salários, Bolsonaro tem 41% de rejeição. Ainda em função da mesma lógica, Jair Bolsonaro tem rejeição de 47% entre eleitores com nível superior.

Outros candidatos tem baixo nível de rejeição no Rio Grande do Norte.

O ex-presidente Lula tem uma rejeição baixa no estado, de apenas 15%. Entre eleitores de renda maior e maior instrução, porém, a rejeição do ex-presidente se eleva substancialmente. Entre famílias com renda familiar superior a dois salários,  por exemplo, o percentual de eleitores que responderam que não votariam em Lula “de jeito nenhum” cresce para 26%; e, entre eleitores com nível superior, para 27%.

  • Conclusão

Os números revelam uma feliz coerência dos eleitores do Rio Grande do Norte (e do eleitorado do Nordeste, de forma geral, conforme já vimos em outras pesquisas): o eleitor de Lula não vota em Bolsonaro. Quando o ex-presidente não é apresentado como opção, Bolsonaro permanece no mesmo lugar, com 11% a 12%.

Os principais herdeiros do voto lulista são Ciro Gomes e Marina Silva, mas especialmente o primeiro. Entre os eleitores com renda familiar superior a 2 salários e que os próprios números mostram ter maior participação política, a migração de votos de Lula para Ciro é substantiva: Ciro passa de 9% para 18% nessa faixa de eleitores.

Fernando Haddad, nome usado pelos institutos de pesquisa como eventual substituto de Lula, ainda tem desempenho muito baixo nos estados do Nordeste. Como o PT só pretende apontar um substituto para Lula, no caso do ex-presidente não poder concorrer, a poucos dias do pleito eleitoral, um candidato como Haddad (ou outro petista escolhido) enfrentará um desafio enorme para conquistar o voto lulista, sobretudo em função do tempo exíguo que os partidos terão este ano (em 2014, o PT tinha 12 minutos de TV, e dois meses de propaganda eleitoral; este ano, haverá apenas um mês de propaganda e o PT terá pouco mais de 1 minuto).

  • Disputa para governador

A propósito, a senadora Fátima Bezerra, do PT,  lidera isoladamente, com 31%, a pesquisa Ibope para o governo no Estado.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

x-file

26/07/2018 - 17h52

Mas agora olhe para o destino deles: Dilma Rousseff sofreu impeachment em 2016, e Lula está em uma cela de 10 x 16 pés, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. O Brasil é nosso, ainda mais do que foi durante a ditadura militar que ajudamos a instalar em 1964. Essa ditadura, afinal, era um governo desenvolvimentista e nacionalista, que nos desafiava a desenvolver suas próprias indústrias por trás de barreiras protecionistas; não é o caso da atual liderança, que está se esquivando do investimento estrangeiro e querendo vender qualquer empresa estatal que possa privatizar.

francisco hermes santiago

26/07/2018 - 16h30

O cafezinho está se perdendo nessa onda quase frenética em apoiar a candidatura do Ciro o “camaleão”; se quisermos realmente interromper este arraso facista desde o impedimento da nossa presidenta Dilma,temos que apoiar incondicionalmente a candidatura Lula… o Brasil precisa recuperar sua autoestima o mais rápido possível e o único político nacional com potencial para tal feito é o LULA…o conciliador..e o nosso dever como militante é apoia-lo até a vitória…se Deus quiser e ele com certeza vai querer..

    Josa

    26/07/2018 - 18h42

    Francisco , Miguel tá parecendo Alexandre Garcia

Ricardo JC

26/07/2018 - 16h27

Acabou de sair na Folha:
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/07/sou-antagonista-ao-lula-e-contra-o-candidato-do-pt-afirma-ciro-em-convencao-em-sp.shtml
Bom, com isto, as pontes estão definitivamebte queimadas. Haja argumento para tentar nos convencer de que o Ciro milita no campo progressista. Para mim, isto tudo não passa de um baita projeto da direita para manter as forças progressistas se digladiando em praça pública enquanto eles se organizam em torno do Chuchu. E Ciro está clarament comprometido com este projeto. Um ida fala uma coisa e no outro fala outra. Quer mais é nos dividir. Apesar de ainda achar pouco provável que a direita vença estas eleições com um candidato identificado com o atual governo, lamento que ainda tenhamos pessoas no campo progressista apostando neste camarada como a melhor opção das esquerdas. Haja ingenuidade!!

    Ultra Mario

    26/07/2018 - 18h44

    O Lula não é Deus, ninguém é obrigado a ficar lambendo os pés dele.

    Sabe outro líder que era endeusado? Hugo Chavez. Olha aonde a Venezuela está agora :)

      Ricardo JC

      26/07/2018 - 21h06

      Essa é ótima…e alguém disse ou insinuou que Lula é algum Deus? Agora, não se pode negar que ele carrega consigo uma quantidade imensa de votos e nenhuma, veja bem, nenhuma estratégia eleitoral no campo progresista pode ignorar este fato. O que vocês ciristas estão propondo é que o PT entregue, de mão beijada, todo o capital político acumulado ao longo de décadas. Percebe como isto é simplesmente impossível. A proposta é unir o campo progressista em torno de Ciro, deixar Lula mofar na cadeia e depois liquidar o PT? Você acha que algum partido iria para a forca, voluntariamente, nestas condições? Eu, durante algum tempo (há dois anos atrás), preguei que a esquerda lançasse Ciro (presidente) + Haddad (vice) como chapa para esta eleição, consolidada a partir de um programa claro e, mais do que isso, de um compromisso de execução de ações mínimas (minimizaria o risco de qualquer tipo de traição…rsrs). Isto deveria ter sido feito há dois anos atrás, mas todos estavam fugindo do PT como o diabo foge da cruz, achando que ele estava liquidado e que ele seria como uma espécie de lepra. E agora vem todo mundo criticar o partido por estar buscando um caminho solo. Vocês ciristas tem que decidir se o PT e Lula são a cura (ou pelo menos um remédio) ou a doença. Ou será que só estão atrás do capital político de Lula? Não reconhecer a postura dúbia de Ciro Gomes é, no mínimo, desonesto.

Alberto Jorge

26/07/2018 - 15h19

Ciro Gomes vacilou na Defesa da Democracia e do direito de Lula ser candidato !

Vai pagar o preço… triste realidade!

Lamento. Poderia ter sido um bom Presidente da República

Pascoal Jacinto da Silva

26/07/2018 - 15h19

Para mim, o Instituto de pesquisa mais confiável é o Vox Populi

Nelson

26/07/2018 - 14h48

Mas por que, diabos, esses institutos não querem medir a transferência do Lula? Que adianta botar um nomezinho lá na papeleta, tipo Fernando Haddad? o povão nem sabe quem seja. Por que não botam “candidato do Lula” pra gente poder avaliar qual a transferência.

CezarR

26/07/2018 - 13h29

O Ciro, segundo o Antagonista, esteve perto de desistir da candidatura nesses últimos dias. O PSB vai lançar uma ilustre desconhecida ao planalto, o PCdoB não consegue qualquer União, fala, fala e nada faz. Fosse eu o Ciro, desistiria mesmo, pois esse país tem a esquerda que merece, ou seja, do tipo que a direita adora. Nunca mais voto nessa bosta de PT e espero que a Lava-Jato sob batuta dos Tucanos arrase com esse partido de bosta. Quanto a mim? Sei da merda que o Alckimin vai fazer ao país, do mal irreparável que trará, agora é cada um por si.

    Alan Cepile

    26/07/2018 - 13h56

    Calma… O antagonista não é fonte segura pra absolutamente nada, pra falar mal do Ciro fabrica fake news na mesma proporção que mbl, globo e 247.

      CezarR

      26/07/2018 - 14h19

      Mas a questão é: O que o Ciro vai fazer com 28 segundos de TV? Sem palanques regionais, com a máquina do PT dilacerando de um lado e da grande mídia do outro? Eu desitiria mesmo. Paíseco das bananas. Complete-se o plano do PT: Alckimin Presidente, na eleição mais ganha da esquerda.

        Alan Cepile

        26/07/2018 - 16h30

        Muito cedo pra falar em desistência, as candidaturas nem estão registradas ainda, o horário eleitoral ainda vai começar, as alianças ainda serão feitas, tem a questão do Lula se vai ou não ser candidato, muita coisa pra acontecer ainda.

          CezarR

          26/07/2018 - 17h45

          Alan Cepile, é claro que ele não vai ser candidato, mas vai sustentar essa loucura com recursos e mais recursos até apenas poucos dias antes da eleição. É o melhor cenário possível para o Alckimin, que se bobear, ainda leva no primeiro turno. Uma vergonha!

    Zé dos Bagos

    26/07/2018 - 15h28

    Verdade ? Que bem faria a si mesmo e para os incansáveis intriguemos de plantão!

    rodrigo silva

    26/07/2018 - 21h21

    Companheiro, primeiro turno sempre votei em uma agenda mais progressista, mais radical como Ciro e o Plínio do Psol (e que saudade faz o Plínio..). No segundo, sim, votava para o PT, para uma agenda progressista mais fraquinha, do tipo conciliar “interesses do povo e interesses de banqueiros”. Na época, melhor eleger essas contradições no programa do que eleger um tucano.

    O PT tirou muita gente da miséria, levou pro ensino superior e etc., mas enquanto o povo subiu um degrau, nossa elite subiu de elevador, pq nunca antes na história desse país nossa classe média alta e os magnatas ganharam tanto dinheiro. É incrível como em muitos países, sem as potencialidades que o nosso país oferece, vivem com uma padrão de vida muito superior.

    Não sei de onde vem essa resistência à mudança do brasileiro. Não sei se é vontade de morar na Casa Grande ou nosso complexo de vira-lata. Espero que um dia esse momento chegue, pq ver o PT bailar, mais uma vez, com nossa elite, enquanto serve migalhas ao povo e deixa o prato principal reservado ao dono do baile, vai ser frustrante.

    Josa

    27/07/2018 - 07h56

    Você sempre foi individualista,não venha com essa conversa de revoltado

Alan Cepile

26/07/2018 - 13h10

O pessoal lê o 247 e vem comentar aqui… rsrsrs

O que houve? Foram banidos tb?? :-))

Jandui Tupinambás

26/07/2018 - 12h34

Miguel já tá é de sacanagem….

https://www.brasil247.com/pt/247/poder/363082/Nova-pesquisa-CUTVox-Lula-tem-41-O-resto-29.htm

João

26/07/2018 - 12h29

que piada rs, o cara tá totalmente cooptado a ponto de pedir a retirada do lula na chamada do artigo, tirem o lula, só assim o ciro pode ficar em quarto ou terceiro na votação, na boa cara, para que tá feio, por isso que Stálin teve de matar alguns traidores

Railton melo

26/07/2018 - 12h17

Enquanto todas as páginas de esquerda na net estampa larga vantagem de Lula no Vox, Miguel teima em gozar do seu leitor, sacanagem pqp!!!

    Miguel do Rosário

    26/07/2018 - 12h42

    Calma, tava analisando o Vox ainda. Agora já tá lá.


Leia mais

Recentes

Recentes