Bolsonaro despenca em pesquisa por telefone

Os petistas tem, com razão, antipatia pelo DataPoder360 porque o instituto decidiu não mais incluir o ex-presidente Lula na pesquisa, que é mensal.

Mas há uma parte da última pesquisa, divulgada ontem, em que Lula aparece, e, “para variar”, ocupa a posição de líder isolado.

É o gráfico que mede o potencial de voto dos candidatos.

Enquanto Bolsonaro pontua apenas 8% de votos “com certeza”, Lula tem… 27%.

Esse gráfico, aliás, não traz Bolsonaro numa posição muito confortável: o capitão da reserva tem 65% de rejeição (contra 60% de Lula) e apenas 26% dos itens somados “votaria com certeza” e “poderia votar”. É um tamanho menor, por exemplo, que Ciro Gomes, que tem 7% de votos com certeza e 28% de “poderia votar”, totalizando 35% de potencial de voto.

 

No gráfico com as intenções de voto dos candidatos, num cenário estimulado sem Lula, Bolsonaro já perdeu 5 pontos desde maio. Ainda lidera, com 20%, mas apenas 7 pontos à frente de Ciro Gomes, que já tem 13% das intenções.

Marina Silva caiu para o quarto lugar e tem hoje 6% das intenções. Alckmin, por sua vez, tem crescido paulatinamente, e já tem 9%.

Na tabela de certeza de voto, o Bolsonaro tem o voto mais firme: 76% de seus eleitores afirmaram que votarão no candidato “com certeza”, e apenas 21% responderam que podem “mudar de ideia até o dia da eleição”.

O segundo candidato com voto mais firme é Ciro Gomes: 65% de seus eleitores disseram votar  “com certeza” no candidato e 23% que podem “mudar de ideia”.

Marina Silva é uma das candidatas mais fracas nesse gráfico: ela tem mais eleitores (34%) que disseram que podem “mudar de ideia” do que eleitores dispostos a votar nela “com certeza” (32%).

 

A DataPoder360, pesquisa do site Poder360, é feita por telefone. São 3.000 entrevistas por meio de telefones fixos e celulares, realizadas entre os dias 25 a 28 de julho. O registro do estudo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-09828/2018.

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.