Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Bolsonaro despenca em pesquisa por telefone

Por Miguel do Rosário

01 de agosto de 2018 : 13h24

Os petistas tem, com razão, antipatia pelo DataPoder360 porque o instituto decidiu não mais incluir o ex-presidente Lula na pesquisa, que é mensal.

Mas há uma parte da última pesquisa, divulgada ontem, em que Lula aparece, e, “para variar”, ocupa a posição de líder isolado.

É o gráfico que mede o potencial de voto dos candidatos.

Enquanto Bolsonaro pontua apenas 8% de votos “com certeza”, Lula tem… 27%.

Esse gráfico, aliás, não traz Bolsonaro numa posição muito confortável: o capitão da reserva tem 65% de rejeição (contra 60% de Lula) e apenas 26% dos itens somados “votaria com certeza” e “poderia votar”. É um tamanho menor, por exemplo, que Ciro Gomes, que tem 7% de votos com certeza e 28% de “poderia votar”, totalizando 35% de potencial de voto.

 

No gráfico com as intenções de voto dos candidatos, num cenário estimulado sem Lula, Bolsonaro já perdeu 5 pontos desde maio. Ainda lidera, com 20%, mas apenas 7 pontos à frente de Ciro Gomes, que já tem 13% das intenções.

Marina Silva caiu para o quarto lugar e tem hoje 6% das intenções. Alckmin, por sua vez, tem crescido paulatinamente, e já tem 9%.

Na tabela de certeza de voto, o Bolsonaro tem o voto mais firme: 76% de seus eleitores afirmaram que votarão no candidato “com certeza”, e apenas 21% responderam que podem “mudar de ideia até o dia da eleição”.

O segundo candidato com voto mais firme é Ciro Gomes: 65% de seus eleitores disseram votar  “com certeza” no candidato e 23% que podem “mudar de ideia”.

Marina Silva é uma das candidatas mais fracas nesse gráfico: ela tem mais eleitores (34%) que disseram que podem “mudar de ideia” do que eleitores dispostos a votar nela “com certeza” (32%).

 

A DataPoder360, pesquisa do site Poder360, é feita por telefone. São 3.000 entrevistas por meio de telefones fixos e celulares, realizadas entre os dias 25 a 28 de julho. O registro do estudo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-09828/2018.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

40 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Sonia Verissimo

04 de agosto de 2018 às 14h39

Uma pesquisa dessa só pode ser de Petistas kkkkkk Bolsonaro será o Presidente do Brasil queiram ou não será o Bolsonaro o único incorruptível e que não tem medo de falar a verdade.

Responder

    Mário

    07 de agosto de 2018 às 08h35

    Pesquisa: Bolsonaro lista de Furnas, Bolsonaro repasse R$ 200mil Odebrecht. Se os valores são baixos é pela insignificância do deputado.

    Responder

joao gabriel de souza

03 de agosto de 2018 às 11h38

kkkkkk bolsonaro hoje leva no primeiro turno pode levar bolsonaro para a praça e o artista mais famoso do brasil vamos ver quem leva mais gente ….

Responder

Surpreendente

03 de agosto de 2018 às 10h16

Surpreendente que mesmo depois do levante revolucionario popular de 2016 que acabou no impeachment da Dilma, o PT ainda tenha tantos seguidores. Fica evidente a polarizacao petistas versus brasileiros em nosso pais

Responder

Arcanjo1943

02 de agosto de 2018 às 16h46

Mais um fabricante de fake news contra o líder Bolsonaro que deve estar perto de 80% das intensões de voto, mas o “cafezinho” está CROWDFUNDINdo a nossa mente!

Responder

Aliança Nacional Libertadora

01 de agosto de 2018 às 19h29

É sério que o PSB vai ter que engolir o Lula? E aquele negócio da fusão PDT-PSB? A FEBRABAN chamou o Haddad com medo do plano de governo porque? Chamou o Coroné? Quinta coluna indo pro vinagre…Lula Livre 2018…

Responder

Carlos

01 de agosto de 2018 às 18h09

Na boa, se o Lula não puder concorrer, voto no Bolsonaro.
A questão é simples: Se eu não posso votar no Lula, que pode colocar o País nos trilhos, então voto no Bolsonoaro, quero ver esse pais pegar fogo.

Responder

    Brasileiro da Silva

    01 de agosto de 2018 às 18h14

    Realmente. Só o presidiário pode recolocar o país nos trilhos das empreiteiras novamente.

    Responder

    Brasileiro da Silva

    01 de agosto de 2018 às 18h15

    Realmente, o presidiário é o único que conseguira colocar o país nos trilhos da Odebrecht.

    Responder

    Alan Cepile

    01 de agosto de 2018 às 18h40

    Não precisa fingir que é lulista, vc é bolsominion e vota no seu candidato ignorante que passou vergonha no Roda Viva.

    Essa tentativa de tumultuar é simplesmente ridícula, rs.

    Responder

    Oblivion

    01 de agosto de 2018 às 19h33

    É a velha máxima do quanto pior melhor, politicagem de quinta categoria. Que tal um pouquinho mais de humildade e sabedoria para decidir procurar conhecer melhor outros candidatos? Ou pensas também que é o ‘pt o único caminho para a verdade e a vida’. Se fores procurar talvez acharás propostas até mais progressistas que do proprio pt. Por fim, ouvi e vi muitas pessoas que se diziam de esquerda torcer pelo quanto pior melhor no golpe contra a Dilma, não adiantava ninguém tentar lembrar do neoliberalismo viralata que já se desenhava com a horda que se aprontava para tomar o poder. Agora, em 2 anos temos uma calamidade nas universidades, nas obras de infraestrutura, nos institutos de pesquisa, nas políticas de estratégia nacional…. imagine então seguir mais 4 anos com a mesma viralatice, mesmo que fingindo ser nacionalista, o que talvez é a maior piada de todas. Fico me perguntando se teriamos que bater continencia para a bandeira norte americana também?

    Responder

    Danyyel

    02 de agosto de 2018 às 09h57

    Seus filhos agradecem. Com certeza lembrarão de vc.

    Responder

    JACÓ

    02 de agosto de 2018 às 20h03

    Quem vota em LULA jamais votaaria em ESTRUME. LULA é fogo e o teu candidato é esgoto não se une com a puresa do fogo LULA PRESIDENTE 2018.

    Responder

Alexandre Neres

01 de agosto de 2018 às 17h31

https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,pt-fecha-acordo-com-psb,70002425454

Ciro sofreu mais um revés. O PSB optou pela neutralidade, conforme afirmou o deputado Júlio Delgado, francamente favorável ao apoio à candidatura do PDT.

Ciro Presidente. Ciro Gomes fez mais um cálculo político equivocado ao rejeitar ser vice de Lula no início deste ano, supondo que o apoio da esquerda viria pra ele por conta da gravidade. Ciro quer ser presidente? Fácil. Ciro precisa do PT, o PT não precisa do Ciro. Basta para tanto que aceite ser vice do Lula, considerando que para os ciristas é pule de dez que Lula não será candidato, decerto Ciro seria o próximo Presidente da República.

Responder

Lucas Almeida

01 de agosto de 2018 às 17h29

O estranho dessa pesquisa é q joga – de novo – a Marina lá embaixo, contrariando todas as outras.

Responder

    Lucas Correa de Almeida

    01 de agosto de 2018 às 18h21

    Outra coisa: tem um erro técnico.

    Se Bolsonaro tem 20% e destes 20%, 76 % afirmam que votariam nele com certeza. O % que vota nele com certeza é 15% e não 8% como mostra a pesquisa.

    Responder

Alexandre Neres

01 de agosto de 2018 às 16h31

https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,pt-fecha-acordo-com-psb,70002425454

Mais um revés para Ciro Gomes. PSB optou pela neutralidade, quem afirma é o deputado Júlio Delgado, totalmente favorável a uma aliança com o PDT.

Ciro Presidente. Ciro recusou ser vice do Lula no início deste ano. Fez mais um cálculo político equivocado, acreditando que a esquerda cairia no colo dele por gravidade. Ciro quer ser presidente? Fácil. Ciro precisa do PT, o PT não precisa do Ciro. Basta para tanto que aceite ser o vice do Lula, como dez entre dez ciristas têm a certeza de que Lula não vai concorrer, decerto Ciro seria o próximo presidente do País.

Responder

Justiceiro

01 de agosto de 2018 às 16h05

Miguel. Esquece essa pesquisa e nos fala do PT ter rifado Marília Arraes em Pernambuco só para o PSB não apoiar Ciro. Abriram mão de uma candidata com chances de ser eleita só pra ferrar com Ciro Gomes.

A esquerda vai se esfacelar e a gente vai festejar.

Obrigado, Lula por ajudar a destruir a esquerda.

Responder

Brasileiro da Silva

01 de agosto de 2018 às 15h33

Miguel, ou estou enganado, ou ele caiu de 21 para 20 em relação ao mes anterior, ou seja 1 ponto percentual. Se a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, por que a manchete “DESPENCA”?

Responder

    Sergio Sete

    01 de agosto de 2018 às 16h23

    Manipulação da massa de manobra.
    A esquerda pode, mas se a direita fizer, a internet vem abaixo de tanto mimimi vermelho.

    E tem mais: pesquisa por telefone? pesquisa? O que interessa é o resultado homologado pelo TSE da apuração das urnas. O resto é conversinha pra Dom Pedro dormir.

    Responder

David Kauã

01 de agosto de 2018 às 15h12

Pesquisinha mandrake essa em!

Responder

Menestrel

01 de agosto de 2018 às 15h08

O espantalho construído pela direita e enroupado pela esquerda pequeno-burguesa capituladora para levar agua pro moinho do Ciro. está sendo destruído por um vento bravo que vem do leste.

Responder

kleber

01 de agosto de 2018 às 15h05

rapaz…posso até esta errado…mas acho muito difícil os eleitores de Bolsonaro mudarem de ideia…

Responder

romero

01 de agosto de 2018 às 14h28

Essa pesquisa e fake, bolsonaro ganha em mais de 40% de votos, ele ganha em todos os estados.

Responder

    JOÃO BATISTA

    01 de agosto de 2018 às 14h31

    Foi quando te acordaram?

    Responder

      Sandro

      01 de agosto de 2018 às 14h53

      acordou de um coma profundo do abismo do analfabetismo político

      Responder

        Alan Cepile

        01 de agosto de 2018 às 16h59

        Só se for 40% de uns 350% né??

        Melhor voltar pro coma…

        Responder

Capanema

01 de agosto de 2018 às 14h27

Depois do Roda Viva de 30/7 Bolsonaro pulou para uns 40% no telefone…

Responder

    JOÃO BATISTA

    01 de agosto de 2018 às 14h36

    Considerando que ele começou o programa com 100, descer a 40 tá normal pra ele, após as besteiras que disse. Diga a ele que Portugal teve várias colônias na África. Corra e diga a ele, antes que fale sobre isso, que Portugal teve várias colônias na Ásia.

    Responder

Quero-quero

01 de agosto de 2018 às 14h20

Lula presidente! Lula Livre!
Bolsonaro não vai ao segundo turno,

Responder

    João Pessoa

    01 de agosto de 2018 às 14h44

    É isso aí, papagaio
    Quem sabe você repetindo isso, se torne verdade no seu subconsciente

    Responder

      Carcará

      01 de agosto de 2018 às 14h56

      É isso aí! Lula livre! Lula presidente! quero porque quero! bota pressão!

      Responder

        Alan Cepile

        01 de agosto de 2018 às 15h01

        Lula Livre!

        Ciro Presidente!

        Bolsonaro no EJA!

        Responder

    Weslley

    01 de agosto de 2018 às 16h25

    Fico impressionado como a população tomou ódio do BOLSONARO, manipulação política x Mídia x Jornalismo FAKE, tornaram o cara em um monstro, pois não querem ver um MILITAR novamente no poder. Reforço o seguinte argumento para vocês analisarem, vocês preferem um Pré-Candidato que fala bonito? que tem ideias da “NASA” prometer coisas absurdas? OLHEM PARA ELES!!! PELO AMOR DE DEUS!!! Estão jogando o mesmo jogo de sempre, Ciro Gomes fazendo aliança com todos que aparecem, Geral Alckmin segue o mesmo rótulo, Alvaro Dias. Senhores vocês querem continuar desse jeito? Geraldo foi governado do estado São Paulo como estar São Paulo hoje? Ciro, governado do Ceará, como estar o Ceará? Alvaro dias envolvido com a lava jato! Todos esse citados anteriormente falam bonito, políticos bons de papo, do tipo de cara que quer conquistar a gata pra comer. TO CANSADO DISSO!!! Prefiro um BOLSONARO que tem a humildade de falar que não entendi, que se propõe a tentar entender, vejo nele o sentido de querer ajudar!! TODOS ESSES VÃO JOGAR COM O PARLAMENTO VAI CONTINUAR DO MESMO JEITO, PAREM DE SER IDIOTAS!!!!!!!!!

    Responder

      LUIZ FELIPE

      01 de agosto de 2018 às 18h10

      Weslley, pelo visto, o único idiota aqui é você. Se você conseguiu ver o Roda Viva todinho, não poderia dizer que você é um perfeito idiota porque não existe ninguém perfeito. O que Bostozauro sabe? Nada respondeu. Não sabe de nada. Está colocando nosso futuro nas mãos de pessoas que não vão se eleger. Não sabe nada de economia, não sabe nada de saúde e, em matéria de segurança, seu projeto é dar uma arma para cada cidadão. É isso??? Se não viu o programa, dê uma olhada e você vai constatar que ele é uma fraude. Estamos mau de candidatos sim, pois, o mais preparado está preso sem ter cometido crime algum. Antes que você diga que Lula é culpado, dê uma olhadinha no artigo 1.228 de nosso Código Civil e confronte com a última delação de Leo Pinheiro, pois, é a única que tinha algo contra Lula. As outras quatro, como não tinham nada contra Lula, não foram homologadas. Lembro a você apenas que “DAR EM GARANTIA É UMA FORMA DE DISPOR”.

      Responder

      Benoit

      02 de agosto de 2018 às 13h58

      Como o Bolsonaro não sabe de nada ele podia voltar para a escola primária em vez de tentar ser presidente do Brasil e ficar incomodando o país todo. Apesar da ignorância dele, há uma coisa ele parece saber bem, pôr todo o clan dele na política e embolsar muito dinheiro sem fazer nada além de dizer coisas estúpidas. No final espero que não exista nem uma pessoa no Brasil que seja estúpida o suficiente para votar nele (além é claro do clan dele).

      Responder

      wanderley kusma de faria

      04 de agosto de 2018 às 17h00

      Pelo visto você anda a procura de um ESTUPRADOR, só para chamar de seu. Se o capitão BOSTONARO é só mais um IMBECIL, imagine quem vota nisso o que é NADA.

      Responder

Francisco Souza

01 de agosto de 2018 às 13h56

Prestem atenção nessa pesquisa. Fernando Rodrigues é muito influente em Brasília e o Datapoder não comete o erro de testar diversos cenários com diversos candidatos, confundindo o eleitor.

Além disso, já fez sondagens com 10 mil, 5 mil e agora 3 mil eleitores. É a maior base. É o único instituto que consegue captar que a candidatura da Marina não está tão forte assim, o que pode ser averiguado conversando nas ruas.

Responder

    Efrain Lopes

    01 de agosto de 2018 às 14h17

    Façam uma pesquisa ao vivo em tempo real e vamos ver realmente quem esta na frente !
    Data Folha Data Poder tudo que seja data!
    Desafio Lançado!

    Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?