Menu

Como convencer um eleitor a não votar em Bolsonaro?

Esta é a pergunta que os militantes de esquerda devemos nos fazer. A pista está no Roda Viva da última segunda-feira. Os entrevistadores – todos jornalistas da grande mídia, cujo candidato é Alckmin – usaram, na maior parte do tempo, os comportamentos preconceituosos e autoritários de Bolsonaro para tentar constrange-lo. O candidato vomitou seu costumeiro […]

44 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Bolsonaro, Marco Feliciano, Aécio Neves e Alexandre Frota a reboque do guru neoliberal Armínio Fraga, na charge do Aroeira

Esta é a pergunta que os militantes de esquerda devemos nos fazer.

A pista está no Roda Viva da última segunda-feira.

Os entrevistadores – todos jornalistas da grande mídia, cujo candidato é Alckmin – usaram, na maior parte do tempo, os comportamentos preconceituosos e autoritários de Bolsonaro para tentar constrange-lo. O candidato vomitou seu costumeiro bestialógico com toda a segurança do mundo e os entrevistadores, em regra, não souberam replicar com consistência.

A coisa foi diferente quando Maria Cristina Fernandes, do Valor Econômico – o melhor desempenho, com folga, entre os entrevistadores -, perguntou sobre como combater a mortalidade infantil diminuindo impostos. Bolsonaro deu uma bela enrolada e falau na palavra mágica “corrupção”. Maria Cristina insistiu na questão de como cuidar da saúde diminuindo os gastos. Seguiu-se, então, o trecho no qual o “mito” se perdeu bonito:

 – Não, olha só, se você reduzir, o que acontece. Não só a Inglaterra… você, você vai conjugar isso daí também, com desburocratização, desregulamentação… Que é um inferno a vida de quem quer empreender no Brasil. Quem tá, em sã consciência quer ser patrão no Brasil? Em sã consciência.

– Eu to falando de saúde, deputado.

– Não, mas peraí, você falou, você falou de economia! Como é que vai reduzir impostos e vai atender a economia.

– Sim, mas eu to falando de saúde.

– Se você por exemplo aumentar o número de empregos no Brasil a tendência de alguém procurar hospital diminui.

Entendeu alguma coisa? Eu também não.

Entretanto, a estapafúrdia resposta de Bolsonaro a uma questão simples difere, em relação aos outros políticos de direita, apenas na qualidade da embromação. Bolsonaro é infinitamente mais tosco e despreparado, mas o método é o mesmo.

Como, afinal, prometer Estado mínimo e austeridade mas, ao mesmo tempo, garantir que vai melhorar a saúde e a educação? A conta não fecha.

Por isso a direita política e midiática sempre cria uma cortina de fumaça para fugir da questão econômica. Por isso os jornalistas que estavam no Roda Viva, todos empregados da mídia conservadora, não apertaram, com raras exceções, Bolsonaro nessa área.

A direita simplesmente não pode revelar que seu projeto econômico convive muito bem com a desigualdade e, portanto, com miseráveis, desvalidos, esfomeados. Com a morte, enfim. É suicídio eleitoral.

Em 2010, a campanha virou uma corrida religiosa, quando até o suposto ateísmo de Dilma Rousseff virou pauta. Em 2014, Aécio Neves, ele mesmo, bradava contra a corrupção.

Bolsonaro tem um arsenal retórico muito maior para fugir do debate econômico, pois personifica, com prazer, os medos e ódios que afligem a espécie humana há milênios.

Cabe à esquerda, portanto, trazer o debate para o cerne do nosso problema: a economia. É o modelo econômico que define se o Brasil vai ter educação, saúde e emprego para todos ou só para uns poucos.

Nessa área não há diferença significativa entre Bolsonaro, Alckmin e Temer – não que haja nas outras áreas para além da pose.

Todos repetem freneticamente, como aqueles bonecos que fazem sons ao se apertar a barriga, os mantras do liberalismo econômico.

A charge do Aroeira acima, com o guru econômico tucano Armínio Fraga guiando os cegos expoentes do conservadorismo, resume magistralmente a coisa.

Exploremos a grande fraqueza de Bolsonaro e seus amigos à destra: seu projeto econômico antipovo.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Deus

27/10/2019 - 09h43

Pois é, hoje temos o prazer de dizer, EU AVISEI!!

Valeu, bozolinos!!

Rafael

20/08/2018 - 21h43

“Cabe à esquerda, portanto, trazer o debate para o cerne do nosso problema: a economia.”
Tem razão! kkkkkkkkkkkk Realmente vocês precisam resolver esse problema. Onde tem esquerdista no comando as pessoas ficam pobres e morrem de fome!

José ferreira

03/08/2018 - 17h29

Esse jornalista só pode ser um comprado pela OCRIM. Todos que fazem campanha contra Bolsonaro estão ajudando o candidato, pois o povo já escolheu Bolsonaro para Presidente do Brasil. Toda campanha contra ele é um incentivo aos eleitores a votar nele, pois é o candidato sem compromissos com a velhacaria da política. Bolsonaro neles.

    Rafael

    10/09/2018 - 13h28

    Que povo? Eu não.

    xisto pereira carvalho

    21/09/2018 - 17h28

    meu caro leito vc já parou para pensa se uma catástrofe dessa acontece no Brasil?
    gostaria de apelar a sua talvez consciência, Boçalnaro não é e não tem moral para nos representar perante o mundo, então se se vc é uma pessoa politicamente esclarecidamude de caixinha porque esta caixinha não cabe de jeito maneira pessoas sensatas e inteligentes que querem bem ao Brasil e vamos tentar reverter este suposto mal e terrível e pensarmos em um país livre deste pensamento anti tudo.

Rafael

03/08/2018 - 16h57

A pessoa pra escrever essa matéria do pode ser uma completa idiota tentando enganar outros idiotas. Não existe outra opção.

    Rafael

    03/08/2018 - 16h58

    Só*

Will Silva

02/08/2018 - 15h29

Eu vou ti explicar. A economia é a força motriz de todas as políticas públicas. Qdo vc promove incentivos a produção vc proporcionalmente induz a geração de emprego. Quem esta empregado consome mais. Logo vc gerar mais produção e tudo cresce. Um Estado menor pode gera estímulos em vários setores da cadeia produtiva (calma já vou chegar na saúde). Tenho certeza que vc não depende do SUS deve ter seu plano de saúde, isto porque vc deve ganhar um bom salário. Vc deve se alimentar bem por isso deve adoecer menos. Qualquer artigo cientifico mostra pra vc a relação. Para finalizar ela iniciou a pergunta falando de tributação, falou de febre amarela e depois perguntou sobre mortalidade infantil. Bom qual a relação da incidência de febre amarela e a mortalidade infantil????? Não há quaisquer indicadores que mostrem essa relação. Perguntas bem feitas possuem resposta bem acertadas.

Mané

02/08/2018 - 10h31

Pelo amor de Deus, é possível sim melhorar educação e saúde sem gastar mais do que já gasta. O Brasil já gasta muito, quando comparado com outros países, inclusive desenvolvidos. MAS GASTA MAL. Na educação, gasta-se relativamente muito com ensino superior, e o modelo de educação universitária pública PERPETUA DESIGUALDADES. Outro exemplo: será que não dá pra avançar muito mais em concessões de rodovias? Dinheiro gasto remendando estrada não poderia ser usado nos hospitais? Dizer que não dá pra conciliar um Estado menor com melhoria da educação e saúde é desonestidade intelectual.

    Quanta besteira.

    03/08/2018 - 02h19

    Nao é reduzir o Estado, o estado que incentivara um empresario a abrir fabricas, fosse assim povos tribais seriam os mais desenvolvidos do mundo, o que estimula o empresario a investir é saber que existe pessoas dispostas a comprar seus bens e servicos, extinguir o Estado nao fara a Volks abrir uma fabrica no Brasil e sim a existencia de potenciais compradores.
    Deixar de tapar buracos em estradas é uma piada todas as Estradas foram construidas pelo Estado, cobrar pedagio em estrada que foi construida soa mais como negocio de mafioso, as estradas pedagiada encarecem o transporte aumentando o custo Brasil.
    Vc ainda falar em artigos cientificos, economia nao é ciencia, se trata de relacao de poder e ideologia, economia é politica e nada mais, nao existe verdades economicas, o modelo hibrido Chines defeca nestes dogmas vagabundos divulgados pelo pensamento unico que vigora neste pais como verdade, ja ouviu falar do New Deal, da economia de Guerra empregada no 3 ° Reich? Nao existe verdade economica, e sim vontade economica, e a unica vontade que o Bolsonado tem mostrado ate agora é de submisso a banca financeira e aos que vivem de renda.

Gustavo Maia Aguiar

02/08/2018 - 08h43

O debate eleitoral vai ser sensacional. Mal posso esperar ver o Bolsonaro dando essas derrapadas não no roda viva, mas no horário nobre de todos os canais abertos.

Benoit

02/08/2018 - 08h34

O neoliberalismo se tornou um mito que é difundido através de fundações especialisadas em propaganda de direita. Uma política neoliberal não vai ser jamais capaz de criar uma boa sociedade. Ele serviu parcialmente, apesar de criar muitas disfuncionalidades, a países que já se tinham desenvolvido recorrendo a outras políticas econômicas que não as pregadas pelo neoliberalismo, que dominam mercados, que têm influência, que têm força militar. Mas ele jamais vai servir a países em desenvolvimento.

O neoliberalismo do Bolsonaro cria pobreza, ele é a doutrina de uma ordem internacional profundamente assimétrica assegurando poder aos que têm poder e a pobreza aos que não têm poder. Na verdade o capitalismo como nós conhecemos é um sistema fracassado. Por exemplo, há países que resolveram vender uma boa parte das moradias sociais do Estado a firmas particulares interessadas somente em lucros. Hoje surgem problemas sérios de moradia nesses países. Aposentados que viveram dezenas de anos num prédio são ameaçados de terem que sair de onde moraram por causa dessa venda de prédios sociais. Mesmo a classe alta média tem dificuldades de encontrar imóveis que eles possam pagar num mercado desregulado. Enquanto isso em Viena que mantem os programas sociais de habitação a situação é bem melhor. Comunas que passaram serviços públicos a empresas privadas notam que isso tornou os serviços mais caros e menos eficientes. Há países que se desenvolveram bem durante dezenas de anos de governos sociais democratas adotando políticas sociais.

O projeto econômico do Bolsonaro e dos candidatos de direita condiz com o resto da política negativa e destruidora do Bolsonaro. Ele é o candidato certo para tirar o Brasil do impasse em que ele se encontra levando o Brasil a um beco sem saida. O Bolsonaro é o candidato da Idade da Pedra para quem quer acabar de liquidar o Brasil.

    Ninoska

    26/10/2018 - 17h02

    Muito bom!

Foo

02/08/2018 - 02h49

O PT tem, historicamente, 30% do eleitorado.

O antipetismo tem, historicamente, outros 30%.

A disputa de dá sobre os 40% que estão em cima do muro, e não os 20% da extrema direita.

    Alan Cepile

    02/08/2018 - 08h15

    Então seriam 20% em cima do muro, não?

Bernardo Gomes

01/08/2018 - 23h14

A verdade que muitos ainda nao se deram conta é que o governo Temer MDB/PSDB congelou por 20 anos os gastos em saude e educaçao publicas via PEC 95, MAS os convenios medicos (privados) todo ano tem um aumento de mais de 10% e se for convenio empresarial é o dobro do aumento, ou seja, bem acima da inflaçao.
Se o setor privado de saude tem aumentos acima da inflaçao por que o hospital publico tem que ficar a mingua (20 anos) e dane-se os pobres que forem para o SUS.
Tem deputado e senador de partido de esquerda tb que votou pela aprovação da PEC 95. Uma vergonha. Vao todos tentar se reeleger.
Sugiro antes de votar consultar todas essas votaçoes no congresso pós 2014 do seu candidato para nao colocar mais um escroque no congresso.
Bolsonaro é isso aí, nao esperem grande coisa. Ele nao tem preparo.
Agora, dificil é esses jornalistas da direita perguntar isso para o Alckimin. Eles tem medo de perder o emprego. Sao uns sabujos. Dá ate vergonha a entrevista da Cantanhede ao Temer. Que coisa ridicula.

    Vinicius

    02/08/2018 - 00h12

    E o Lula e Dilma, tinham preparo? O preparo de tentar esconde o Foro de SP, impostos escorchantes, e uma inflação galopante, não é? Talvez, se eles tivessem o devido e necessário preparo, o país não tinha chegado ao ponto critico em que chegou, incluindo ai, o teto de gastos e a reforma da previdência. E, aquele Roda Morta da TV sem Cultura, questionou o Messias Bolsonaro sobre o período militar desde 1964 (Uma antiga época em que ele tinha, no máximo, uns 09 anos de idade), mas, ignoraram a tragédia humanitária na Venezuela, que é condenada até pela ONU, e, a ditadura cubana, que matou mil vezes mais, e inclusive, segue como uma ditadura até hoje. isso sim, é que é suicídio, pois o Bolsonaro está liderando porque diz o óbvio, o simples; ”Economia? Terei ministro da economia para isto” – ”O melhor programa social, é o trabalho”.

      Benoit

      02/08/2018 - 08h40

      Ah sim, por que voce não fala do México e de países da América Central que hoje podem ser tidos praticamente como estados fracassados que seguiram as políticas neoliberais? Por que voce não fala das ditaduras brutais como na Argentina com 30 mil mortos e no Chile e que no fim fracassaram? Se os empresários no Brasil querem menos impostos, talvez eles devessem se esforçar para o Estado brasileiro conceder menos benefícios aos membros do poder judiciário que são responsáveis por uma justiça que é a mais cara do mundo, ou das mais caras?

    PETISMO: coisa de grotào

    02/08/2018 - 05h47

    TIPO DE GENTE que vota no lula livre do PT (e no bregaço do PeTê):

    1.
    Autoritário,
    2.
    Grotão convencido a sabichão,
    3.
    Pessoas toscas,
    4.
    Pessoas que sofreram Lavagem Cerebral, via João-o-Milionário-Santana (o ex-publicitário do brega petismo),
    5.
    Bregas e barangonas,
    6.
    População reacionária,
    7.
    Ladrões, bandidos e mulheres revoltadas;
    8.
    Imbecis de toda ordem!

    O petismo, lula, dilma etc. são totalmente autoritários de esquerda…
    Vejamos. Eis tais pessoas:
    Elas têm uma abordagem mental tão estreita como o buraco de uma agulha (PT, PCdoB): ali não cabe outra opinião além da sua, outra crença ou outra verdade, algo que ela mesma criou ao longo da sua vida.

      Alan Cepile

      02/08/2018 - 08h42

      Uma coisa é criticar a estratégia esquisita do PT, outra coisa é falar coisas sem nenhum sentido, sem argumentação minimamente lógica.

      Lula foi condenado SEM PROVAS, Lula deveria estar livre e, disputar a eleição ou não, deveria depender somente da sua própria vontade e do partido.

      Pra mim a estratégia do PT é COMPLETAMENTE equivocada, mas votei no Lula 2x e na Dilma 2x e reconheço os avanços em relação aos governos anteriores, embora poderiam ter feito muito mais e melhor, mas esse papinho golpista neoliberal típico de pobre de direita aqui não cola.

        Rafael

        03/08/2018 - 17h01

        Dizer que Lula foi condenado sem provas é um dos maiores atestados de ignorância que existem nesse país. Um burro como vc deveria ser proibido de votar até deixar de ser tão burro.

      Anonymous

      02/08/2018 - 09h35

      Zzzzzz… Já acabou?

      Jochann Daniel

      04/08/2018 - 13h54

      É bobagem,
      mas,
      vou dar uma resposta
      racional
      a uma irracionalidade
      (a esta “Coisa de Grotão”):
      – Sou engenheiro com mestrado
      – Sou empresário
      – Sou branco
      – Tenho alto nível
      de cultura.
      Posso conversar
      em alto nível
      sobre arte,
      qualquer tipo de música,
      ciências,
      economia
      ou qualquer outra coisa
      – Eu sou elite, sou burguesia. Sou classe AAA
      – Minha família é elite a mais de 200 anos
      – Sou Lula
      desde que eu o ouvi
      pela primeira vez,
      nos anos 80
      Sabe por que
      eu sou diferente,
      sou PT?
      Porque eu tive
      a inteligência
      e perspicácia
      de observar
      que a Mídia
      (Globo à frente)
      é inimiga do Brasil
      e dos brasileiros.
      Trabalha
      para nossos
      inimigos.
      Por ser razoavelmente esperto,
      perspicaz
      eu não deixei
      ter a cabeça envenenada
      por ela.
      Infelizmente,
      não é o que acontece
      com a elite dos brasileiros.
      Convivo com ela
      (inclusive familiares)
      Maioria de meio broncos,
      meio primitivos,
      meio atrasados,
      sem maiores culturas,
      são presas fáceis
      da Mídia.
      Como você
      “Grotão”,
      me parece que é………………..

        Jochann Daniel

        04/08/2018 - 15h00

        Tem mais,
        caro “Grotão”.
        80% da esperta elite
        brasileira,
        com suas cabeças
        envenenadas
        pela Mídia votou no …………………………… Aécio.
        Inclusive você, não?
        Quanta “esperteza”
        política………………….
        Depois,
        a própria Mídia
        que quase elegeu Aécio,
        mostrou
        quem ele na realidade
        é………………..
        “Grotão”,
        quanto esperto, lúcido
        e inteligente
        politicamente
        és.
        Melhor voltar para você mesmo
        o seu “esperto”
        e inteligente
        “comentário”…………..

Charles

01/08/2018 - 21h29

Não. Não tem como fazer alguém que vote Bolsonaro a não votar nele. Quem tá com ele até hoje, é porque sabe quem ele é. Por isso ele está estagnado em 15 a 20%. Existe uma parcela de eleitores que são os “sem volta”, aqueles que não tem como debater, nem transformar. Bolsonaro pegou essa parcela que antes votava no PSDB porque era a melhor chance de bater no PT, apenas por isso. Não foi Bolsonaro que ganhou o voto fascista, foi o PSDB que perdeu esse eleitorado.

Vocês tem que parar de ser esquerda leite com pera, e entender que fascista tem que se tratar na porrada e na bala. Karl Popper fala disso no paradoxo da tolerância. Uma sociedade tolerante demais vai ser destruída ou conquistada pelos intolerantes. Por isso, para que a sociedade continue harmônica,deve-se ser intolerante com os intolerantes.

    amo meu pais

    08/10/2018 - 17h13

    Por isso que governos comunistas foram os maiores assassinos da historia matando muito mais que o nazismo o que faz entender a sua frase. Comunistas não passam da escoria do mundo, são preguiçosos e sangue sugas que fazem de tudo para escravizar e viver do sofrimento de seu povo é ate engraçado em países comunistas a maioria da população vive na miséria enquanto poucos vivem como reis.
    Queria mesmo extirpa esse câncer do meu amado Brasil, más não matando a maioria da massa de manobra más sim identificando e cassando os agitadores e manipuladores comunistas. DEUS É GRANDE. BRASIL ACIMA DE TUDO.

degas

01/08/2018 - 20h03

Que legal, os eleitores de esquerda agora vão tentar convencer os demais de alguma coisa. Digo isso porque até agora a regra é os esquerdistas fugirem do debate. 247, Tijolaço, DCM, praticamente todos os blogs de esquerda censuram comentários de opositores. E geralmente depois de insistentes pedido de seus comentaristas. Nas exceções, como esta em que estamos, a história se repete e toda hora aparece alguém reclamando do espaço concedido aos “fascistas”. Que bom que agora vai mudar.

Nelson

01/08/2018 - 19h53

Se não deixarem o Lula concorrer vou de bostonaro mesmo!
Quero ver essa bosta de país acabar de pegar fogo e que se fod… o mundo!

    Alan Cepile

    02/08/2018 - 06h48

    Não precisa fingir que é lulista, vota no bolsomerda pq é bolsominion!

L@!r

01/08/2018 - 19h08

Péssimo exemplo. A entrevistadora levou pro lado da economia na hora que falou de onde iria tirar o dinheiro. E a resposta faz sentido e é bem contra o discurso do “corta, corta e corta” dizendo que vai criar condições pro empreendor. Tudo balela, sabemos, mas vc dizer que não entendeu um argumento não vai fazê-lo perder um voto. Infelizmente, tudo o que Bolsonaro representa de atraso é justamente o que a geração que cresceu sem bons professores de história quer ouvir. Se tentar argumentar, capaz da pessoa votar no Alckmin, o que, sinceramente, pra mim, é até pior porque vai ser o corolário do golpe.

Rosa

01/08/2018 - 18h54

A pergunta é:
Como convencer um eleitor a não votar em Bolsonaro?

É bem difícil convencê-los. Eles não estão dispostos a ouvir. Eles não são seres pensantes.
Mas, de vez em quando eu solto umas perguntas perto de eleitores de Bolso, como:

Você gosta de Bolsonaro? Qual parte você gosta mais dele? Quando ele discrimina mulheres ou quando discrimina os negros?

Quando é mulher digo: O que você faria se Bolso dissesse que não ia te estuprar porque você é feia?

    amo meu pais

    08/10/2018 - 17h22

    ASISTE O VÍDEO ANTES DE FALAR MERDA, TIPICO DE ESQUERDISTA ABRI A BOCA PRA FALAR O QUE NÃO É VERDADE, VOCÊ NEM VIU O VÍDEO ASSISTE E DEPOIS VOLTA AQUI( https://www.youtube.com/watch?v=yRV98Im5zRs )

Alan Cepile

01/08/2018 - 18h31

A mídia pode esconder o quanto quiser, bolsonaro no Roda Viva foi a coisa mais constrangedora que eu vi em décadas na política, cheguei a (quase) ter pena do capitão da reserva, sua tosquice, despreparo e ignorância quase absoluta brilharam mais que o sol num domingo de verão na praia de Ipanema.

E gostei do texto do Breier, mas discordo que o caminho é bater apenas em economia, pq o bolsonaro não entende de absolutamente nada tirando tiro, porrada e bomba, então basta não perguntar nada que envolva isso.

Os debates então serão ainda mais vergonhosos pra ele, pois as perguntas serão feitas pelos adversários. Quero ver como a mídia vai lidar com isso.

Jorge

01/08/2018 - 18h27

Não adianta meu amigo… O apoio ao Bolsonaro está crescendo numa velocidade que não se consegue mais parar.

    Alan Cepile

    01/08/2018 - 18h34

    Sério mesmo que vc acha que contando essa mentirinha em fórum de blog de esquerda vc vai conseguir uns votinhos pro ornitorrinco da Amazônia???

    Sonhar não custa nada, né? :-))

      L@!r

      01/08/2018 - 19h11

      “O maior truque do diabo foi provar que ele não existe”. #ficaadica

      Jorge

      01/08/2018 - 20h10

      kkkkkkkkkkkkkkkk. Não estou pedindo para vc ou outro esquerdista acreditar. Se o mito é um ornitorrinco da Amazônia, como podemos definir o cangaciro do Ceará???

Jeferson

01/08/2018 - 18h26

Eita desespero!!! Os petistas de carteirinha estão rasgando o rusguento de tanta inveja do mito. kkkkk

Carlos

01/08/2018 - 18h11

Meu voto é do Lula e se ele não puder concorrer, voto no Bolsonaro. Quero ver esse País pegar fogo, porque não tenho nada a perder.

    Alan Cepile

    01/08/2018 - 18h22

    Até que enfim apareceu um lulista corajoso dizendo que vai votar no Bolsonaro.

    Vamos à luta!

    CIRO PRESIDENTE!!!

Brasileiro da Silva

01/08/2018 - 17h56

Tem algum candidato à indicar? De preferência que não esteja preso…

    EDUARDO JOSÉ DE MIRANDA KRUSCHEWSKY

    01/08/2018 - 19h04

    tem que ser o que está preso porque o resto não fale o cocô do cavalo da bandido de um faroeste de quinta categoria…

      Jorge

      01/08/2018 - 20h12

      Tio, o que está preso vale muito menos do que a merda do cavalo…

Brasileiro da Silva

01/08/2018 - 17h54

Apontando um candidato que não seja corrupto, que não esteja preso e nem seja “coronel” do nordeste. Seria um bom começo.


Leia mais

Recentes

Recentes