Menu

Ciro Gomes: o PT não é nosso inimigo!

Na página oficial do candidato MUITA CALMA NESSA HORA! CIRO GOMES A política pode ser um jogo muito cruel e, por isso, desperta muitas paixões e ódios. É ela quem revela os extremos da alma humana: a extrema nobreza e, nestes tempos estranhos que vivemos no Brasil, mais ainda, a extrema indignidade. Escrevo no início […]

37 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na página oficial do candidato

MUITA CALMA NESSA HORA!
CIRO GOMES

A política pode ser um jogo muito cruel e, por isso, desperta muitas paixões e ódios. É ela quem revela os extremos da alma humana: a extrema nobreza e, nestes tempos estranhos que vivemos no Brasil, mais ainda, a extrema indignidade.

Escrevo no início da tarde desta sexta-feira, dia 03 de agosto do corrente e crítico ano de 2018. Os fatos estão correndo de forma tão frenética e surpreendente que preciso datar e dizer a hora. Até o presente momento ninguém do PSB me informou que decisão tomaram ou tomarão acerca de sua posição na sucessão presidencial.

Diz a grande imprensa, com certa euforia, que o PSB teria acertado um acordo com a cúpula do PT. Não, como seria natural, para apoiar o candidato do PT, mas para me isolar na luta, tirando-me segundos de tempo de TV. Em troca, a burocracia do PT cortaria o pescoço de sua jovem candidata a governadora de Pernambuco, Marília Arraes, e o PSB faria o mesmo com o seu candidato a governador em Minas Gerais, Marcio Lacerda.

Minha palavra agora é para a militância da minha candidatura e para os brasileiros e brasileiras, todos e todas que tem simpatia pela questão nacional, se preocupam com a injustiça de nossa sociedade profundamente desigual e todas as expressões de preconceito e violência que humilham amplas maiorias de nosso povo, mas especialmente as mulheres, os negros e os pobres.

Minha palavra se dirige aos progressistas, todos e todas. Aos que trabalham, por primeiro, e a quem produz.

Muita calma nesta hora!

A violência e o grosseiro equívoco desta atitude da cúpula do PT não devem nos retirar a atenção do que realmente interessa: estas eleições são a última chance, como País, de salvarmos o Brasil da legitimação, pelo voto, desta agenda antipobre, antinacional e antidecência que nos governa desde que o golpe usurpou o poder através de Michel Temer e sua gangue.

Me comprometi, já em meus primeiros movimentos nesta caminhada, a montar um Projeto Nacional de Desenvolvimento. Já há duras consequências de minha posição e, é claro, os grandes interesses da cobiça internacional, mancomunada com o baronato escravista que nos domina, estão atuando. Não sejamos ingênuos nem muito menos paranoicos. É coisa prática. Alguns exemplos:

1. Desapropriarei, com as devidas indenizações, os campos de petróleo entregues a preço de banana a multinacionais e a estatais (!) estrangeiras a partir da revogação da Lei de Partilha pelos golpistas;

2. Desfarei, se consumada, a criminosa entrega da EMBRAER aos norte-americanos, conforme consequência de carta que enviei à BOEING e à EMBRAER pedindo que aguardassem a decisão popular que se aproxima;

3. Revogarei as aberrações impostas pela selvagem Reforma Trabalhista (fui vaiado por isso na Confederação Nacional da Indústria, cujo presidente fez muitos elogios a Jair Bolsonaro);

4. Revogarei a Emenda Constitucional 95, a chamada PEC da morte, que congela os investimentos em saúde, educação, segurança, ciência e tecnologia, cultura e infraestrutura POR 20 ANOS!

5. Desfarei o cartel dos bancos que, nos últimos 15 anos, concentraram, em apenas 5 deles, 85% de todas as operações financeiras do País, impondo ao nosso povo e à nossa economia a maior taxa de juros do mundo!

6. Suspenderei ou reverterei, se necessário, a privatização da Eletrobras, que transferiria para o capital estrangeiro o controle do REGIME DE ÁGUAS em nosso país;

São apenas um dos poucos exemplos do que está de verdade em jogo nesta hora terrivelmente ameaçadora de nosso próprio futuro como Nação. É ao redor deste conjunto de valores que devemos exercitar a nossa militância.

Compreendamos com humildade e paciência o péssimo momento que a burocracia do PT está vivendo. Já não é mais política, é religião, culto à personalidade, pragmatismo da cúpula de uma organização que parece não querer aprender mais nada. Calma! Falemos com o povo, acreditemos nele, compreendamos a justa gratidão que imensos contingentes de nossa população têm com Lula. Ele foi um presidente bom para muita gente.

Não aceitemos a armadilha de nos empurrarem para o conservadorismo ou para a violação de nossos valores, muito menos por alguns – ainda que preciosos – segundos de propaganda na TV. Em nenhuma hipótese é o PT o nosso inimigo!

A cúpula do PT terá de se haver perante a história com as consequências de seus atos de agora. Lamentemos, mas nossas baterias devem permanecer apontadas contra a reação nazi-fascista ou o neoliberalismo entreguista da turma TEMER, PSDB, PMDB. Estes são os inimigos da Pátria, estes os traidores da Nação, estes os comandantes da roubalheira de alto coturno que parte deslumbrada da cúpula petista quis imitar para dar no que deu. É contra estes que devemos manter nossa luta, nossas energias e nossos entusiasmo! É a favor de uma corrente encantadora de mudanças, que devolva a esperança perdida por nosso povo, que devemos nos emocionar!

A viagem lisérgica da burocracia do PT tem data para acabar: pretendem enganar a boa gente que adora o Lula, com muitas razões, volto a repetir, de que ele será candidato. Se fosse, muito provavelmente como fiz ao longo dos últimos 16 anos, sem faltar nenhum dia, estaríamos juntos. Aliás, uma pitadinha de ironia do destino: fui convidado a sair do PSB, onde mantenho grande carinho, respeito e camaradagem, porque discordei de meu saudoso amigo Eduardo Campos para ser correto com o PT…

Não deixarão Lula ser candidato! Até as pedras do caminho sabem disso! Pior, a burocracia do PT também sabe muito bem disso. Ou seja, é para bailar à beira do abismo que os burocratas do PT convidam a Nação Brasileira.

Então fiquemos assim. Se for verdade que Lula será candidato, conversemos; se não for, por favor, Brasil: muita calma nessa hora! Nosso país não aguentará outra aposta no escuro.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nostradamus ( Consultores políticos & posicológicos )

05/08/2018 - 09h09

Ao analisarmos demoradamente a questão concluímos que Ciro não é amigo de Lula e que pelos acontecimentos desta campanha eleitoral escreve uma acentuada tendência neste sentido. Numa palavra antônima…

Lindolfo

04/08/2018 - 19h23

Muita arrogância e muita canalhice, eis a candidatura CIRO GOMES.

Até Brizola aceitou ser vice de LULA, esse rapaz esnobe é um cavalga, politicamente um dos responsáveis pela tentativa de desarticular a resistência ao golpe continuado, até aliança com o DEM ele tentou.

LULA não confio em CIRO, quem confia?
Combater a farsa Ciro Gomes com firmeza. Dever de todo nordestino e Lulista.

Vai um CAFEZINHO?

Cavalar

04/08/2018 - 19h22

Cara, como pode alguém, em sã consciência, achar que o Lula conseguirá registrar sua candidatura. Nos últimos anos milhares e milhares de políticos ficaram fora do processo eleitoral em decorrência desta malfadada “Lei da Ficha Limpa’. Então, é claro e “chapado ” que o Lula não será candidato. Quem insiste nisso é um desonesto intelectual.

    Alan Cepile

    04/08/2018 - 19h25

    Ninguém acha, nem os petistas!

    Mas tem a cachaça “hegemonia” que eles simplesmente não conseguem largar.

    Coitados…

      Sandro

      06/08/2018 - 06h54

      Nao querem largar o osso nem a pau, nem que para isso entreguem o país aos larápios, fragmentem a esquerda e queimem reputações de aliados. O PT se transformou na pior das seitas, parecida com aquela “Cientologia” que tem um documentário na TV. Não é à toa que vemos tantos petistas idolatrando ditadores mundo afora, o poder de manipulação dessa gente é de se tirar o chapéu.

Aliança Nacional Libertadora

04/08/2018 - 17h28

Engraçado….se conta com a justiça rápida e boa….deveria aceitar ser vice…..afinal….contar com o Lula preso mesmo sem provas estaria praticamente eleito…..o problema é que essa farsa não está tão sólida assim….e ficaria mesmo vice….

Darcy Brasil Rodrigues da Silva

04/08/2018 - 16h55

Lendo os comentários contrários a Ciro, tenho a impressão de que,talvez, por vergonha, os militantes petistas adultos, dotados de capacidade de análise política que a vida partidária em uma agremiação como PT deveria desenvolver em cada um, para que ele, PT, cumprisse o destino que se atribuía por ocasião de sua fundação (qual seja, o de ser um partido avesso ao centralismo, dirigido de baixo para cima, por suas bases) delegaram a tarefa de atacar, através das redes sociais, um aliado fiel como Ciro Gomes, a seus filhos menores de 10 anos. Somente assim se explicaria a fragilidade da argumentação dos que buscam caracterizar Ciro Gomes como um “traíra”, ou como um político da direita. Para apresentar Ciro como um representante da direita, comportam-se como os delatores levianos que acusaram Lula, ou seja, sem apresentar provas. O programa defendido por Ciro, resumido por ele acima, sei que Ciro o defende há, pelo menos, 25 anos, na sua essência. Ciro sempre foi reconhecidamente, para todos os que não são desonestos intelectuais, um nacionalista e um socialdemocrata sincero.Foi, por isso, que fundou o PSDB, e foi igualmente por esses motivos que do PSDB, anos depois, se afastou, ao ver a agremiação tucana degenerada de seus princípios fundadores, transformada em reduto dos intelectuais orgânicos da plutocracia financeira. Para mim, que sou um comunista orgulhoso de sê-lo, stalinista assumido (e disto também muito me orgulho, e não escondo de ninguém), que defendo a luta pela implantação de uma Ditadura do Proletariado, de uma socidade anticapitalista, governada pelos trabalhadores, seria válido considerar Ciro um político situado à direita, um representante de uma concepção política pequeno burguesa, porém, o mesmo não é verdadeiro para 80% dos petistas, que são tão socialdemocratas quanto Ciro, defendendo praticamente o mesmo estado de bem estar social que ele defende. Se isso não for verdade, cabe aos que acusam Ciro de ser um representante da direita, provar que ele mente ao defender o programa que acima ele,Ciro, afirma ser o seu programa há mais de 25 anos, pelo menos.

    Jonas

    04/08/2018 - 17h50

    Acho q vc está um tantinho atrasado, pelo menos uns 2 meses.
    Ninguém mais diz q Ciro é de direita desde então. O q ocorre agora são apontares de dedos.

      Darcy Brasil Rodrigues da Silva

      04/08/2018 - 18h11

      Sugiro que você leia o 247. Agora, você pode ter razão, em parte, embora eu não esteja me dedicando a acompanhar a substituição da argumentação fajuta dos exclusivistas e sectários do PT, por srgumentos “novos”, que cumpram o objetivo velho de não permitir que qualquer nome fora dos quadros do PT encabece uma chapa apoiada por uma Frente Ampla, nucleada pela esquerda, mesmo que o preço a pagar por esse exclsivismo cego seja a vitória nas urnas do golpe de 2016 dado contra os interesses maiores dos trabalhadores e do povo. Entretanto, no meu twitter, os que acusam Ciro de ser um oligarca da direita constituem a ampla maioria. Parece que a minha comunidade virtual (além da real, familiar e da convivência diária) é integrada por petistas que ainda não se deram conta do envelhecimento de seus argumentos. Penso que devo acaltelá-los, recomendando que recarreguem as suas baterias com as últimas novidades do sectarismo petista.

        Sandro

        06/08/2018 - 06h58

        MUITO OBRIGADO DARCY! Quanta lucidez e inteligência num oceano de dinossauros sectários.

    y sem soma

    04/08/2018 - 18h39

    Concordo com quase tudo. Aliás, acho sua posição política legítima e idônea. Só não acho que as críticas contra o Ciro advenham apenas de militantes petistas. Seria engrossar o caldo do PT supor isso. Talvez advenham de setores distintos das classes trabalhadoras orientados pelo mesmo tipo de pragmatismo ou de percepção da conjuntura que levou, por exemplo, o Miguel do Rosário defender a candidatura do Ciro.

    Me explico.

    Do mesmo jeito muitos que apoiam o Ciro percebem – com sobriedade até – que manter a candidatura do LULA em um cenário que já foi bem traçado desde o início e cujo delineamento leva-nos à certeza de que o LULA vai ficar enjaulado e sem chance alguma de ter seu nome registrado na urna eletrônica, e por isso acreditam que o projeto do Ciro é o mais viável para tirar o país do Estado de Exceção em que se encontra, há os que – de outro modo – entendem que abandonar o LULA (por tudo que ele representa para a maioria do povo brasileiro, especialmente os mais pobres) ao sadismo dos moros e afins da casa-grande, não é coisa apropriada para quem planeja defender os interesses do povo brasileiro.

    Quem admira que o povo não se revolta, não conhece bem o nosso povo. Nossa resistência é aquela cotidiana, que aprendemos desde os tempos da senzala. O enfrentamento é sempre minoritário. A maior parte do nosso povo entra nesse tipo de disputa, pois sabe que a guerra está perdida desde o início. Só que os ganhadores não terão nada. Vamos minguar tudo pela margem. Ninguém vai produzir. O Brasil vai continuar no buraco. Por isso, só os que jogam a partir dos interesses do Capital Financeiro Internacional – talvez o maior inimigo do Ciro e nosso também – vão continuar ganhando.

    Posso estar errado em minha interpretação do que estamos vivendo. Mas acho que não há saída que não passe pela defesa do LULA. E quem optar por caminhos diferentes será responsabilizado – mesmo injustamente, como vem ocorrendo nas postagens dO Cafezinho, mas como talvez não seja o caso do Ciro – pelo martírio do Lula e pela futura santificação.

    Alan Cepile

    04/08/2018 - 18h43

    Darcy,

    Os petistas conscientes as pesquisas já mostraram como e em quem votam.

    Oblivion

    04/08/2018 - 19h05

    Tudo isso, toda essa mesquinharia por parte do pt me enojou de uma forma que nem o dem (pfl), pmdb e psdb tinham conseguido. A diferença é que eu nunca esperei nada progressista e nacionalista desses últimos, mas do pt, eu esperava. A verdade é que o egoísmo em manter a candidatura, por hora altamente ameaçada pela lixo institucional que tomou conta desse… (como o Trump chamou mesmo?). Pelo jeito, para os dirigentes desse partido, até então tão preocupados em atacar quem deveria ser tratado como aliado (Ciro Gomes) e em dizer que eles não irão confrontar o mercado (alguma novidade?), não importa se a situação precária do país continuar por mais 4, 8, 16 anos, o que parece que o que importa é os cargos deles mesmos, e que o país se exploda.

Decio Prado

04/08/2018 - 16h51

Acho que se se unissem fechariam a conta no primeiro turno. Tudo é uma questão de acerto, de saber conversar.

    Sonia Montenegro

    05/08/2018 - 02h00

    O Ciro é muito pretensioso para aceitar ser vice. Ele topava fazer acordo com qualquer um (até com o DEM), desde que ele seja o candidato a presidência.
    Não da pra confiar no Ciro porque ele diz uma coisa num dia e outra no outro. Suas opiniões dependem dos seus interesses políticos.
    Se diz vitima do PT, mas nunca se viu o Lula falando mal do Ciro, mas a recíproca… todos sabemos!!!

foo

04/08/2018 - 16h35

Uma vírgula no lugar errado inverte completamente o sentido da frase.

Por exemplo:

“Em nenhuma hipótese é o PT o nosso inimigo!”

Vira:

“Em nenhuma hipótese, o PT é nosso inimigo!” (título do post)

    Aliança Nacional Libertadora

    04/08/2018 - 21h58

    O Diabo está nos detalhes…

Alan Cepile

04/08/2018 - 16h32

Miguel, longe de ser professor de português, mas a vírgula altera o significado real do título da matéria, não?

    Miguel do Rosário

    04/08/2018 - 16h37

    ops, tem razão. mancada minha. vou corrigir.

Dio

04/08/2018 - 16h03

Carta honesta.
Pena q Ciro Gomes não dispara uma balinha sequer contra a globo, uma ou a coordenadora do golpe. E olha q gasta tantas no pt.

    Alan Cepile

    04/08/2018 - 16h30

    Disse na Globo News, ao vivo e na presença de todos os principais jornalistas da emissora que o Brasil não tem imprensa.

    Mais que isso só se ele se levantasse e chamasse pra porrada o Merval….

      ari

      04/08/2018 - 17h44

      Se vc não quer dizer alguma coisa, coloque no coletivo e ninguém dá atenção. “Todos os….” Além do que, a frase não é verdadeira já que temos a imprensa progressista (não li a frase no seu contexto)

      Dio

      04/08/2018 - 17h45

      Q se f*da a globo news, quero saber na carta!

Rosa

04/08/2018 - 15h33

O Brasil e o povo brasileiro estara infinitamente melhor representado com Lula na presidencia.

    Alan Cepile

    04/08/2018 - 16h34

    Só faltou combinar com os Russos!

      JOÃO BATISTA

      04/08/2018 - 17h28

      E com o carcereiro!

        Francisco

        04/08/2018 - 18h58

        Com o carcereiro, a Interpol não apenas está combinando, como traz Tacla Durán ao tabuleiro lavajateiro
        Com os russos, está mais que combinado, tanto que o Ibope-CNI escondido até pelo Cafezinho, mostra Lula impedindo os golpistas de legalizarem o golpe, ainda mais agora que o ‘cavalo’ foi imobilizado no tabuleiro ‘golpeleitoral’.

    Ricardo

    04/08/2018 - 18h51

    Essa soberba deixará como opção para a população escolher votar no Boçal ou no Chuchu … VOCÊS PRECISAM ACORDAR!!!!!

Everton

04/08/2018 - 15h30

Só faltou combinar com os Russos!

    Boris

    04/08/2018 - 15h34

    Boa.

Dalton

04/08/2018 - 15h30

Ciro gomes passou a semana inteira abrindo a boca suja para falar mal do PT.
Já fez críticas absurdas contra o presidente Lula preso por um golpe de estado que já conhecido no mundo todo. Não fez um décimo deste esforço para lutar contra o golpe de estado. Que interesses defende Ciro Gomes?

    Hairy Heart

    04/08/2018 - 16h19

    Não sei… mas são interesses bastante diferentes daquele “partido” que aceitou Michel Temer na Vice-Presidência do Brasil. Daquele “partido” que nomeou Eduardo Cunha na cúpula de Furnas, daquele “partido” que teve como ministros Eliseu Padilha, daquele “partido” que teve como líder do Senado Romero Jucá, daquele partido que teve na cúpula da CEF Gedel Vieira Lima… entendeu ???

      Francisco

      04/08/2018 - 19h06

      Está a confundir partido com governo e até Ciro sabe que para governar o Brasil por motivos óbvios, matemáticos, é necessário um governo de coalizão, caso contrário não dá nem para aparar a grama do Palácio do Planalto.
      O que não precisa é o partido procurar o ‘Direicentrão com DEM e tudo’, para coligar e eleger-se, como desesperadamente tentou o Ciro do PDT e ao final, melancolicamente, terminou abandonado e pendurado na brocha.
      Aceita que Ciro é o maior inimigo de si, que dói menos.

    João Pessoa

    04/08/2018 - 16h23

    Fala mal com razão. O PT só faz merda atrás de merda.
    Ciro tentou abrir os olhos do Lula/PT desde antes da chapa Dilma/Temer ser formada.
    Acorda e para de achar que quem fala mal do teu deus Lula, é teu inimigo.

      Odete

      04/08/2018 - 17h39

      É muito fácil criticar, hoje, as alianças do PT com a direita;
      Agora, o que o espectro da esquerda fez nos últimos anos para garantir uma aliança forte à esquerda? Nada! Quantos deputados a esquerda elegeu e quantos elegerá em 2018?
      Não só não estão empenhados em fortalecer o legislativo, fundamental para se fazer reformas, como estão gastando energia com campanhas que não passam de 6% na vespera e uma das mais importantes eleições.
      Lula lidera as pesquisas, da prisão, e pode ganhar no primeiro turno. É o unico candida que pode reverter o golpismo e trazer paz, democracia e soberania a este pais.

    ari

    04/08/2018 - 17h45

    Só ele e deus sabem. Ou melhor, só ele


Leia mais

Recentes

Recentes