Menu

Vale a pena ver de novo: Lula na Band em 1981

Aproveitando as pesquisas divulgadas hoje, que mostram o povo se rebelando contra as oligarquias do golpe e, como sinal de resistência, apontando para Lula como seu candidato preferido, mesmo sabendo que ele se encontra encarcerado e com poucas chances de concorrer, trazemos aqui uma das primeiras grandes entrevistas de Lula para a televisão brasileira. Por […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Aproveitando as pesquisas divulgadas hoje, que mostram o povo se rebelando contra as oligarquias do golpe e, como sinal de resistência, apontando para Lula como seu candidato preferido, mesmo sabendo que ele se encontra encarcerado e com poucas chances de concorrer, trazemos aqui uma das primeiras grandes entrevistas de Lula para a televisão brasileira.

Por ironia da história, num determinado momento da entrevista, os entrevistadores e o entrevistado conversam, em tom de esperança, sobre a possibilidade de vivermos num Brasil que não mais combateria o sindicalismo e as lutas sociais através da prisão das lideranças políticas populares…

Um outro entrevistador, o Sebastião Nery, do PDT, lembra que os dois partidos, PT e PDT, por aspirarem a um socialismo democrático, são partidos irmãos…

A entrevista de Lula para o Canal Livre, da Band, teve como entrevistadores Sebastião Nery, Flávio Rangel, Eduardo Suplicy, Hélio Pelegrino e os jornalistas Carlos Absalão e Norma Coult, na exibia Rede Bandeirantes dia 25 de outubro de 1981.

Vamos publicar por aqui, de vez em quando, algumas entrevistas históricas com nossas lideranças políticas.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Serg1o Se7e

21/08/2018 - 09h35

Como história, bacana.
Mas isso foi há quase 40 anos… e um ser humano muda muito com o passar dos anos.
Foi o que aconteceu com ele e com o partido.

Lafaiete de Souza Spínola

20/08/2018 - 20h10

Para diminuir as injustiças sociais e tornar o Brasil um país soberano e independente a nossa prioridade é investir na educação básica, assim:
https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004

Marcelo Auto

20/08/2018 - 18h44

Votamos em Lula pela última vez em 2006. Essa entrevista nos lembra porquê devemos votar novamente nele.

CezarR

20/08/2018 - 17h10

Tive a “sorte” de nascer ainda no finalzinho da década de 70 e ainda criança (não tão criança que em 81 pudesse ver e entender essa entrevista) ver grandes monstros da política brasileira desfilando pelas TV´s. Lula é o último Titã, quando se for, não haverá outro e estará extinta uma raça de políticos que jamais veremos de novo, de gente que não sendo imbecil como Bolsonaro, não se plastificava e amoldava ao bom mocismo exigido nos dias de hoje. Já em 81, percebe-se a compreensão do Lula pela relação capital x trabalho e que não se tratava de uma compreensão meramente superficial. Um retirante nordestino, com pouca escolaridade, mas inteligentíssimo e de uma intuição aguçada que lhe trazia sem o sustentáculo da academia, profundo conteúdo filosófico. Que entrevista! Que tempos! Que Band! Pena que Lula, na sua reta final, tendo sido submetido a tantas injustiças, tenha cometido atos tão pequenos como foi visto nessa eleição, era pra ter entrado para história com um herói nacional!

    Elena

    20/08/2018 - 18h35

    Mas Lula vai entrar para a história como um herói nacional, pois seus acertos foram muito maiores que seus desacertos.

      CezarR

      20/08/2018 - 20h34

      Lula foi pro tudo ou nada, se o PT ou Ciro ganharem a eleição, Lula ganha tudo, se perder qualquer dos dois, Lula vai pro nada. Lembrando aos senhores que o Alckimin não decola, mas está tendo variações positivas mesmo antes do horário eleitoral, já Bolsonaro não sobe, mas também não desce.

    Simone Mello

    20/08/2018 - 22h00

    Sem dúvida nenhuma ele é inteligentíssimo. E agora conhecido mundialmente graças ao Moro.
    KKKK é pra rir mesmo do superjuiz. O cara que leva o nome do PT ao mundo inteiro. Até os esquimós devem conhecer o Lula agora.

Alan Cepile

20/08/2018 - 16h45

Obrigado Miguel, mas esse eu passo.


Leia mais

Recentes

Recentes