O depoimento de Lula à juíza Gabriela Hardt

Datafolha divulga potencial de crescimento dos candidatos

Por Miguel do Rosário

12 de setembro de 2018 : 08h56

O Datafolha divulgou hoje um gráfico que reúne estimativas sobre o potencial de voto dos principais candidatos. Há categorias de voto convicto, voto volúvel, alto potencial de votar, médio potencial, baixo potencial e causa perdida.

Chama atenção o tamanho do voto classificado como “causa perdida” para Bolsonaro, Marina e Alckmin. Neste quesito, os melhores posicionados são Haddad, com 38%, e Ciro, com 41%.

Bolsonaro, no entanto, tem um percentual de “voto convicto” muito superior aos demais, de 21%, o que talvez lhe garanta, desde já, um lugar no segundo turno.

Eu não gosto muito dessas estatísticas de “potencial de voto”, porque as considero o lado mais frágil e subjetivo das pesquisas, mas talvez os internautas tenham curiosidade para saber. O gráfico é esse aí.

 

 

***

O Datafolha publicou outro gráfico, no site:

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

fernanda

12 de setembro de 2018 às 17h35

Quando prenderam lula ,prenderam nossa “esperança”mais nessa eleição vamos fazer justiça
eles podem prender ele mas não pode calar nossa voz. que vai ser ouvida nas urnas.

Responder

    Jose Do Patrocínio.

    15 de setembro de 2018 às 04h33

    FALOU TUDO Fernanda! essa CAMBADA prenderam o LULA; MAIS jamas poderão PRENDER nossas idéias, porquê dia 7 de Outubro lá ESTAREMOS votando em LULA . E VAMOS VENCER LOGO NO PRIMEIRO TURNO. POIS Deus é infinitamente MAIOR! do que os justiceiros DA terra.

    Responder

Alan Cepile

12 de setembro de 2018 às 09h50

Miguel, gostei dessa pesquisa, principalmente os dois extremos do gráfico, o “voto convicto” e a “causa perdida”, eles dão um bom panorama da situação, já o que está no meio desses dois é sim bem volúvel.

Bolsonaro tem o voto convicto bem sólido, em compensação quase metade dos eleitores não vot nele de jeito nenhum.

Bolsonaro vai se firmando como o candidato certo no 2º turno pra perder a eleição, portanto, vejo luz no fim do túnel para o nosso campo.

Responder

Paulo

12 de setembro de 2018 às 09h12

Bolsonaro já está no 2º turno. Será outra eleição plebiscitária entre centro/direita e esquerda. E, provavelmente, Haddad estará do outro lado (pequena chance para Ciro, mas terá que manter a distância para o petista na próxima pesquisa, ou ampliar, do contrário, será atropelado). Se isso se confirmar, ambos terão o adversário “dos sonhos”. Resta saber quem vai transformar o sonho em pesadelo e acordar caindo da cama…

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com