Ibope: Ciro recupera votos em São Paulo e encosta em Haddad

O Ibope divulgou hoje o relatório completo de sua pesquisa em São Paulo, feita entre os dias 22 e 24 de setembro.

Bolsonaro ampliou sua votação no estado e agora tem 33% das intenções de voto.

Haddad oscilou para baixo um ponto (em relação à semana anterior), e Alckmin cresceu um ponto, de forma que o petista e o tucano trocaram posições: Alckmin ocupou um segundo técnico, com 14%, ainda tecnicamente empatado com Haddad, com 12%.

Embora a oscilação negativa de Haddad seja irrelevante, ela pode significar que o processo de migração de votos, ao menos em São Paulo, já se completou.

Ciro subiu 2 pontos, recuperando parte dos votos que havia perdido na tsunami lulista da semana passada, quando se deu a segunda onda de migração de votos de Lula para o petista, e agora tem 10%, empatado tecnicamente com Haddad, e, nos limites das margens de erro, também com Alckmin.

Considerando que São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, com 33,0 milhões de eleitores, ou 22,43% do eleitorado, vale a pena examinarmos um pouco mais a fundo a situação política no estado. Para se ter uma ideia da magnitude de São Paulo, o Nordeste inteiro tem 39 milhões de eleitores, 26% do total nacional, o Sul tem 21 milhões de eleitores e o Centro-Oeste, 10,7 milhões.

Eu printei alguns quadros do relatório do Ibope para São Paulo, marcando em vermelho os números que me chamaram mais a atenção.

A oscilação negativa de Haddad é mais ou menos comparável à evolução de Luiz Marinho nas pesquisas para o governo de São Paulo. O candidato do PT, que seguia empatado com Marcio França, recuou 2 pontos e agora tem 6% das intenções de voto no estado. Marcia França, do PSB, avançou 3 pontos e agora tem 12%.

Vamos às tabelas estratificadas.

Comecemos pela tabela que traz o percentual de votos no estado conforme a condição do município (capital, periferia e interior), e intenção de voto para governador.

Na capital, a liderança é de Bolsonaro, com 24%, mas é onde Haddad e Ciro tem o seu melhor desempenho, com 17% e 13%, respectivamente, ambos à frente de Geraldo Alckmin, que tem 12% na capital.

O interior de São Paulo é onde se concentra o conservadorismo mais pesado: Bolsonaro e Alckmin tem aí sua melhor pontuação, 38% e 17%, respectivamente, ao passo que Haddad e Ciro tem suas piores performances, 8% e 9%.

A tabela mostra ainda que 41% dos eleitores de João Dória estão votando em Bolsonaro, numa prova de que o ex-prefeito de São Paulo representa uma ala bem mais à direita do que os tucanos tradicionais, como Alckmin.

Entre eleitores de Marinho, 51% votam em Fernando Haddad, 15% em Ciro Gomes e 11% em Alckmin; apenas 5% dos eleitores de Marinho declararam voto em Bolsonaro.

Na tabela seguinte, com dados estratificados por idade e nível de instrução, um dos fatores que chamam a atenção é a força de Ciro entre os eleitores jovens, até 24 anos, entre os quais ele tem 16% das intenções de voto, o segundo mais votado nessa faixa etária, depois de Bolsonaro, que tem 32%. Haddad e Alckmin tem 12% e 10% entre jovens até 24 anos.

Um outro fator que merece destaque é a força de Bolsonaro entre o eleitorado com ensino superior, no qual ele tem 37% das intenções de voto. Alckmin vem em segundo, com 12%, seguido de Ciro, com 10% e Haddad, com 9%.

Na estratificação por renda, religião e raça/cor, o destaque vai para o voto da classe média paulista: 47% dos eleitores que ganham mais de 5 salários votam em Bolsonaro. Os outros candidatos com melhor pontuação empatam com 9% ou 10% nessa faixa.

Entre evangélicos, Bolsonaro tem 41% dos votos, contra 31% entre católicos. O deputado é mais forte entre brancos, onde ele tem 39% dos votos, contra 27% entre pardos/negros. Haddad e Ciro, por sua vez, são mais fortes entre pardos/negros, entre os quais eles pontuam 15% e 11%, respectivamente.

 

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.