O depoimento de Lula à juíza Gabriela Hardt

Sem desespero

Por Pedro Breier

16 de outubro de 2018 : 00h06

A pesquisa Ibope divulgada ontem mostra um cenário nada animador para quem é chegado nesse negócio chamado democracia. Considerando-se os votos válidos, Bolsonaro tem 59% das intenções de voto, enquanto Haddad tem 41%.

O cenário é sombrio seja qual for o resultado da eleição. Os militantes democráticos devemos nos preparar para tempos difíceis

Entretanto, não desesperemos.

Por um motivo muito simples: desespero – e estados mentais negativos em geral – prejudicam a nós mesmos e, portanto, prejudicam a qualidade da nossa luta.

Precisaremos estar psicologicamente aprumados para travarmos as duras batalhas que virão no próximo período.

Mas como não desesperar, ficar puto, com raiva ou triste com esse surto coletivo de insanidade?

O caminho é antigo, vem do oriente e foi ensinado por muitos sábios da história da humanidade: meditação.

Se prestamos um pouco de atenção, percebemos que a nossa mente não para de falar. É pensamento atrás de pensamento, o dia inteiro.

Os pensamentos são sempre sobre o futuro ou o passado. Trata-se de uma questão de lógica: se estamos dando ouvidos a um pensamento qualquer, não estamos inteiramente atentos ao momento presente. Se pensamos sem parar, logo raramente estamos totalmente presentes.

E é exatamente daí que vem o sofrimento psicológico e emocional. Das preocupações com o futuro, vêm a ansiedade e o stress. Das preocupações com o passado, vêm a culpa e a depressão. Medo, raiva, tristeza, ódio. Todos esses estados negativos são provocados por pensamentos sobre o futuro e o passado.

O detalhe é que a absoluta maioria das nossas previsões sobre o futuro não se realiza, assim como os olhares para o passado raramente são fieis ao que realmente aconteceu. Sofremos por hipóteses que não se realizam ou memórias deturpadas/falsas.

Pois a meditação é o caminho para deixarmos de sermos dominados pela nossa própria mente e, assim, minimizarmos os sofrimentos psicológicos pelos quais todos passamos, em maior ou menor grau e frequência.

Mas não adianta muito meditar esporadicamente. Há que se ter disciplina e incluir a meditação na rotina diária. Assim se desenvolve muito mais rápido a capacidade de silenciar a mente e, portanto, de atingir a paz de espírito.

Estar em paz e com a mente calma é essencial para enfrentar a onda fascista.

Há várias técnicas de meditação. A que este colunista usa é a seguinte: sentar em uma cadeira com a coluna ereta, sem tocar no encosto e com as mãos sobre as coxas; deixar a respiração fluir naturalmente, sem tentar controlá-la; colocar toda a atenção na região da entrada das narinas, no ar entrando e saindo ali; assim que perceber que sua atenção foi foi para algum pensamento – a mente não cessará de tentar capturar sua atenção – simplesmente volte a se concentrar totalmente na respiração.

Com a continuidade da prática, é possível ficar cada vez mais tempo totalmente focado na respiração. Pode-se começar fazendo por poucos minutos e depois ir aumentando a duração das sessões, para ao menos uns 20 minutos por dia.

Experimente esta ou alguma outra técnica de meditação e veja a mágica acontecer na sua vida: o aumento exponencial da tranquilidade, da paz de espírito, do bem-estar e da capacidade de concentração.

Preparemo-nos para o que virá. Seja o que for.

A batalha será certamente dura e provavelmente longa.

Tenhamos a certeza, contudo, de que venceremos.

A derrota da truculência, do obscurantismo, da violência e do autoritarismo é, podem confiar, certa.

A sede de liberdade, que deu causa a incontáveis lutas e guerras sangrentas, ao longo de milênios de história da raça humana na Terra, é imparável.

Pedro Breier

Pedro Breier, colunista d'O Cafezinho, é formado em direito mas gosta mesmo é de jornalismo. Nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

32 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Povo Brasileiro

17 de outubro de 2018 às 18h04

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE LULA

Sr. Presidente,

diante da tenebrosa tempestade fascista que se aproxima sobre o Brasil e em nome do povo brasileiro e do futuro da nossa Nação e das futuras gerações, venho humildemente pedir:

Se o senhor realmente ama esta Nação, o senhor mesmo, o povo brasileiro e, em especial, o sofrido povo nordestino; se o senhor não quer ver o nosso riquíssimo pré-sal, as nossas empresas, as nossas terras e riquezas entregues, a preço de banana, aos estrangeiros… Por favor, como algumas vozes sábias já vêm sugerindo, seja sábio e um estadista de verdade e entre para a história da humanidade, tomando a única decisão que restou ao PT para impedir a ameaça fascista de extrema-direita que está prestes a tomar o poder (sabe-se lá por quantos anos) no Brasil: peça ao Fernando Haddad para renunciar sua candidatura em favor de Ciro Gomes.

Sim, essa seria a última bala na agulha, a grande estratégia da “Arte da Guerra”, a grande carta na manga do PT e da Esquerda para impactar e, quem sabe, reverter o rumo desta eleição; colocando Ciro no centro das atenções, surpreendendo os eleitores de todo o Brasil e o próprio Mundo e desestabilizando a campanha do Adversário, a Grande Mídia, o Sistema e toda a Extrema-Direita…

Me recuso a acreditar que, por mero orgulho e vaidade, o senhor e o PT fizeram isso com Ciro e com a Nação Brasileira apenas para manter a hegemonia da Esquerda. O senhor já realizou seu sonho de ser Presidente, o Ciro ajudou e ficou do lado do PT por tantos anos. Por favor, cumpra a tua antiga promessa de apoiá-lo, Sr. Presidente, e deixe ele realizar o seu sonho de também ser Presidente; não só por ele, mas pelo Brasil e pela democracia!

A vingança, o ódio e o desespero nunca foram bons conselheiros… Pelo amor de Deus, deixe a teimosia, a vingança, o orgulho e a vaidade de lado e se torne o grande estadista que o povo brasileiro espera de ti, tomando uma das mais sábias decisão da tua vida.

Ou será que o senhor deixará a democracia morrer no Brasil sem lutar até o fim? Ou será que o senhor deixará os militantes e blogueiros de esquerda serem perseguidos como na época da Ditadura, para “acabarem o serviço” como disse o tal Mito? Ou será que o senhor deixará o teu povo nordestino (a qual sabemos que é o que mais sofrerá as consequências de um governo de extrema-direita liberal) ficar abandonado de novo, voltar a ser discriminado e voltar a ficar na miséria e a morrer de fome e de sede na época da seca? Ou será que o senhor quer passar o resto dos seus dias (e, talvez, até ser torturado e morrer) na cadeia, numa prisão de verdade sem nenhuma regalia? Ou, quem sabe, o senhor sonha com o próprio sacrifício na prisão, a fim de se tornar um verdadeiro mártir de esquerda; para, quem sabe assim, a Esquerda morrer e o PT, como uma fênix, renascer das suas cinzas? Ou, então, o senhor acredita que o Governo Bolsonaro não será tão ruim quanto a Esquerda inteira teme?

Pense bem, Sr. Presidente; o maior erro dos alemães foi não ter levado a sério as palavras de Hitler, antes de chegar ao poder!

Em todo caso, a melhor “vingança” que o senhor poderia fazer contra todos aqueles que destruíram o PT, te levaram à prisão e fizeram morrer tua esposa, seria ajudar o Ciro a se tornar Presidente para pôr todos na “caixinha”; e não tentar uma “Vitória de Pirro” com Haddad! Mesmo porque, eu sei, tu sabes, ele sabe, nós sabemos, vós sabeis e eles sabem que Haddad não tem a mínima chance de vencer esta eleição e que Ciro é o único que talvez (e só talvez) tem alguma chance de vencer Bolsonaro e de salvar o Brasil da dança na beira do abismo. Pois, tudo o que o PT fizer para derrubar Bolsonaro será apenas “fogo de palha” ou “tiro de festim”; não por causa do Haddad ser ou não ser Lula, dos 32 processos contra ele (segundo a capa da revista Isto É) serem ou não serem verdade, de vestir gravata vermelha ou verde-amarela, etc.; mas, sim, por causa da onda anti-petista que invadiu o Brasil! Por outro lado, Ciro não está “queimado” pela Lava Jato, não é do PT e pode pegar votos indecisos, da Marina e do Alckmin que foram para Bolsonaro.

Uma das melhores estratégias, numa batalha, é sempre surpreender o inimigo, fazer justamente aquilo que ninguém espera, fazer aquilo que nosso inimigo acredita que jamais teremos coragem de fazer… Enquanto que, a melhor estratégia é aquela a qual não resta outra alternativa. Pode o general desistir da guerra sem antes tentar usar a sua última estratégia? Pode o soldado se render à morte sem antes atirar a última bala contra o seu algoz inimigo?

Há um ditado (atribuído a Einstein) que diz que loucura é insistir nos mesmos erros esperando resultados diferentes. Há outro ditado que diz que o tolo não aprende nem com os próprios erros, o astuto aprende com seus próprios erros e o sábio aprende com os erros dos outros. Outro, ainda, diz que tolo é o líder que não ouve o conselho dos sábios.

Houve um sábio que o aconselhou a não colocar a Presidenta como sua sucessora, o Sr. não ouviu… Depois, aconselhou a não colocar um indivíduo como Temer na linha de sucessão da presidência; o Sr. também não ouviu… Recentemente, o sábio disse que o PT convidou a Nação a bailar na beira do abismo e o Sr., mais uma vez, não deu ouvidos… Agora, o sábio foi embora; não por estar magoado pelas rasteiras e traições que levou, mas porque sabe que o PT não tem chance nenhuma de vencer, mesmo com seu apoio.

É hora de ser inteligente e sábio, Sr. Presidente, é hora de ser estadista, é hora de tentar a última estratégia, é hora de usar a última bala!

Sim, pode ser que seja tarde demais, pode ser que nem mesmo Ciro consiga vencer o temível Adversário. Mas, pelo menos, o Grande Líder ouviu o conselho dos sábios, o General usou a sua última estratégia antes de se render, o Soldado atirou a sua última bala antes de morrer…

Responder

    Paulo

    17 de outubro de 2018 às 22h52

    Para Lula, é melhor perder por ele do que vencer por terceiros. Do contrário, pareceria oportunismo para se beneficiar de uma Graça presidencial que o livre da pena. Não tem mais volta!

    Responder

nelson

17 de outubro de 2018 às 00h18

caro breier
2022 está logo alí. o mundo gira e a Lusitana roda…frase escrita nos caminhões de mudança na minha infância carioca

Responder

Paulo

16 de outubro de 2018 às 18h28

Sério que vocês, de esquerda, estão somatizando por conta da provável vitória do Capitão? A democracia vai prevalecer! É claro que podem haver desdobramentos funestos, mas nem Haddad poderia evitá-los, se a ingovernabilidade prevalecesse em um eventual – agora altamente improvável – governo petista. Temo mais a ineficiência de nossos governantes – de esquerda, centro ou direita – que sua assertividade…

Responder

RODRIGOR

16 de outubro de 2018 às 15h53

Como uma merda de manipulação de guerra fria ainda soa como certeza da boca de tolos.
O PT ficou 13 anos no poder e nem por isso se instalou uma ditadura de esquerda.

Com o PT uma ditadura de esquerda? Quem fala isso não sabe nada de história, não conhece a história do seu pais ou melhor a história do mundo.

O Brasil com todo o seu cenário, não há abertura alguma para uma ditadura de esquerda, ao contrário, houve sim uma ditadura de DIREITA.

Então aos lunáticos, parem de falar besteira, assuma o fascista que habita em voce que fica mais bonito

Responder

    Ronaldoxxx

    16 de outubro de 2018 às 18h48

    O programa do pt registrado no tse demonstra claramente ser parecido c chavez e maduro… Na pagina 13 fala sobre “controle social” dos tres poderes do ministerio publico e da justica. Da pagina 13 a 21 se nao me engano fala outras barbaridades como controle da midia e PLEBISCITOS SOCIAIS!! Leia sobre seu partido e se informe!!

    Responder

Ronaldoxxx

16 de outubro de 2018 às 12h48

O PT e toda a esquerda cairam refem da armadilha chamada lula! Ele nunca quis ser candidato.. Tem varias declaracoes dele dizendo isso. Porem uma semana apos a primeira condenacao virou candidato e ja comecou a campanha para fixar seu nome e sua defesa politica perante a nacao e a midia com as ditas caravanas, escraxando a todo momento a justica e tentando por a populacao a seu favor pra nao ser condenado em segunda instancia!! O povo q esta votando contra o pt esta se lembrando de todas as frases de desprezo pela justica faladas aos 4 cantos pela gleise, lula. Lindberg. Damous etc etc!! O lula so tinha um projeto politico… Tentar salvar sua pele contra a justica!

Responder

Serg1o Se7e

16 de outubro de 2018 às 11h49

Caro “jornalista”, por que você considera democrata só quem é da dita esquerda?
Olha só:

Democracia
1. governo em que o povo exerce a soberania.
2. sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.
3. regime em que há liberdade de associação e de expressão e no qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários.
4. país em que prevalece um governo democrático.

Acha que tudo isso só funciona com a esquerda?
Só refrescando, no governo do amado Andrade, o Poste, o item 3 está correndo risco de “sumir” por conta da regulação da mídia… abre o olho, depois que ele deixar de ficar vermelho…

Responder

Jorge Aragao

16 de outubro de 2018 às 11h35

Depende de que Democracia estamos falando:
1 – Se é a democracia nos moldes da direta, como Alemanha, EUA, Suica, entao estaremos seguros com Bolsonaro

2 – Se é a democracia nos moldes da esquerda, como Cuba, KN, Venezuela, Vietna entao sim, vcs vai ficar sem essa democracia.

Responder

    Serg1o Se7e

    16 de outubro de 2018 às 11h52

    Pois é, Jorge, pior cego é aquele que tem o olho vermelho.

    Vi um desafio e até o momento não vi nenhum petista ou esquerdista fazer o desafio: escrever no perfil da sua mídia social que é contra a corrupção e que corrupto tem de estar na cadeia.

    Responder

Justiceiro

16 de outubro de 2018 às 10h43

É isso ai. Nada de desespero, nada de cabeça baixa. Meditem, meditem bastante mas façam como o faquir, que senta em pregos. Você também podem sentar a bunda em brasas. Nada de desespero. Esqueçam que Cid Gomes disse, que Lula tá preso.

meditem.

Responder

Fabio

16 de outubro de 2018 às 10h04

O importante é guardar os nomes de todas pessoas que estao votando no Bozo e fazendo campanha para ele.
Porque ai quando o Brasil desabar de vez temos de quem cobrar, desses imbecis que estão destruindo o Brasil com seus votos escrotos.
Eu sei bem quem votou e vota nesse Bozo e ainda o defende arduamente.
Vou cobrar deles com certeza.

Responder

    Jorge Wagner

    16 de outubro de 2018 às 11h39

    Na verdade ja estao cobrando dos petistas a crise em que o Brasil se encontra atualmente. Muitos empresarios nao contratam petistas que apoiam o partido em redes sociais, uma forma de faze-los pagar por essa divida historica que deixaram e promover a solidariedade fraternal

    Responder

    Serg1o Se7e

    16 de outubro de 2018 às 11h53

    Dando certo, você vai assumir que errou?

    Responder

    Cláudio Parente

    16 de outubro de 2018 às 12h50

    #Lulalivre

    Responder

Marcio Cunha

16 de outubro de 2018 às 09h48

https://www.youtube.com/watch?v=coQGkYk0YiU

Responder

armani saulo

16 de outubro de 2018 às 08h27

A HAVAN ESTÁ DANDO 70% DE DESCONTO P VOOS PARA VENEZUELA !!.. FICA A DICA..

– AGORA.. CABE UMA PERGUNTA ..
TIRANDO O 171 LULISTA Q TODOS CONHECEMOS E RIMOS …
QUEM FOI QUE INVENTOU ESSA ONDA DE QUE O BOLSONARO INSTALARIA UMA DITADURA MILITAR ??
SÃO TÃO 171s QUE VIVEM DIZENDO Q O BOLSONARO TINHA SIDO EXPULSO DO EXERCITO AGORA DIZEM Q ELE MANIPULARIA O EXERCITO A SEU BEL PRAZER.. RSS .. PARVOS.

O LAMENTAVEL É A PERCA DE TEMPO..
VOCES PODERIAM ESTA FALANDO DE OUTRAS COISAS.. TIPO .. ” O QUE QUEREM OS GAYS ?” ALGUEM SABE A RESPOSTA ??
ELEGEREM UMA PRESIDENTE SAPATONA . DILMA
ELEGEREM UM VIADO FAMOSO, JEAN WILIANS
TEM O DIA DA PUTARIA DO “ORGULHO LGBT”.. ( EU PARTICULARMENTE SO RESPEITO UM GAY SE ELE USAR TERNO, VIADO DE MAQUIAGEM MERECE MESMO É UMAS PORRADAS ).. QUEM LIGA P ESSAS PAUTAS NUM PAIS ONDE IDOSOS DORMEM EM CORREDORES DE HOSPITAIS.

DITADURA !!!!…
KKKK ISSO NUNCA EXISTIU.. NEM NUNCA EXISTIRÁ..
SE O BOLSONARO FIZER MERDA… SIMPLES.. IMPEACHEMANT NELE.. COMO FOI COM DILMA E COLLOR .. O LULA ESCAPOU POR Q SEMPRE FOI BANDIDO .

ENFIM…
DITA DURA.. SO MINHA ROLONA.. ESSA TA DURA…
DESEJO A TODOS UMA BOA SURRA…
DITADURA MILITAR NAO .. MAIS A CIVIL QUEM SABE..
PORRADA EM ESQUERDISTA .. EXPULSÃO DAS UNIVERSIDADES ..
ORDEM…
ISSO SIM.. ISSO NOS BRASILEROS QUEREMOS.. E VAMOS NOS IMPOR.. NA PORRADA.

Responder

    a

    16 de outubro de 2018 às 11h23

    Vc acredita mesmo que foram aquelas manifestações que deram o golpe? Experimente fazê-lo sem o latifúndio, sem a burguesia, sem a banca e sem a mídia. Vocês foram meramente massa de manobra, cara. Só isso

    Responder

    João

    16 de outubro de 2018 às 12h26

    Como você é ingênuo e inocente…
    Todos com.camisa da CBF que foram para as ruas são cordeirinhos… massa de manobra!
    Afinal “não tive culpa pois votei no Aécio”… questão de tempo para essa história se repetir

    Responder

Antonio Passos

16 de outubro de 2018 às 07h57

Pior, muito pior do que qualquer pesquisa, é a atitude canalha que a dupla CI-CI GOMES resolveu adotar, neste momento trágico por que passa o Brasil.
Sempre tive simpatia pelos dois e tenho certeza de que têm qualidades. Mas infelizmente resolveram colocar em ação seu lado mais vil, exatamente no momento em que o Brasil mais precisa de grandeza.

Responder

    CezarR

    16 de outubro de 2018 às 09h21

    Peraí… o Cid estava elogiando o Haddad (o vídeo dos sites petistas está cortado), quando fala que o PT tem que fazer um mea culpa começa a ser vaiado. Detalhe, ele era convidado do PT e o PT busca apoio dele e do Ciro… Vocês é que são canalhas!

    Responder

      Serg1o Se7e

      16 de outubro de 2018 às 11h56

      Da mesma forma que editaram o vídeo do Bozo com a Maria do Rosário e só colocam o trecho onde ele (erradamente) xinga-a de “vagabunda”.
      Porque se colocar o vídeo completo, o pt perde mais votos….

      Da mesma forma que editaram o vídeo do Bozo comentando sobre seu isolado voto contra a lei das domésticas.
      Porque se colocar o vídeo todo e outros onde ele explica, tim tim por tim tim, porque votou contra, o pt perde mais votos ainda….

      Responder

Antonio

16 de outubro de 2018 às 07h38

Sejamos sérios, o que vem aí não é mau, é um desatre total. O “coiso”, para além de fascista é completamente incapaz e despreparado. O que se segue é uma ditadura militar encabeçada por uma palhaço incompetente mas validada pelo voto popular. Isso tem que doer muito a todos nós. Não é o momento de procurar culpados mas sim de juntar as forças e nos preparar para uma longa (muito longa) luta pelo retorno da democracia e do bom senso.

Responder

Antonio Morais

16 de outubro de 2018 às 06h39

Sem esperança nem desespero.

Responder

Renato

16 de outubro de 2018 às 02h16

“A pesquisa Ibope divulgada ontem mostra um cenário nada animador para quem é chegado nesse negócio chamado democracia.”. Ué, só há democracia se o poste for eleito ? Cenário nada animador , para quem é chegado nesse negócio chamado democracia, seria a eleição de um sujeito sem votos próprios, um verdadeiro poste (e pela segunda vez), representante de um partido que institucionalizou a corrupção !

Responder

    Tamosai

    16 de outubro de 2018 às 04h08

    Pelas continuadas declarações do Coiso, ele não é nada, nada chegado à democracia e ao respeito às diferenças. Ele é mais chegado à uma ordem unida e ao autoritarismos. Seu comentário mostra analfabetismo político ou desonestidade intelectual (ou as duas coisas simultaneamente).

    Responder

      Serg1o Se7e

      16 de outubro de 2018 às 11h59

      Muito simples, Tamosai: você é contra a corrupção e acha que corruptos devem estar na cadeia?
      Ou você é “progressista”?

      Responder

Alan Cepile

16 de outubro de 2018 às 01h22

Essa eleição já é coisa do passado, precisamos pensar daqui pra frente, teremos 4 anos que ninguém sabe o que vai acontecer e precisamos tb, COM URGÊNCIA, juntar os cacos do nosso campo.
Houve erros crassos de estratégia, ninguém cedeu e o pouco que tínhamos foi jogado fora enfraquecendo ainda mais a já combalida esquerda.
Se não houver um mínimo de mobilização, sequer teremos um nome pra 2022.
Ciro disse antes dessa eleição que se perdesse sairia da vida pública, o PT definitivamente não tem nenhum nome sequer despontando, Boulos terá a rejeição de liderar um movimento social que será considerado terrorismo pelo governo que está prestes a entrar, governo este que jogará muito duro com a esquerda, Manuela não está preparada e não estará até lá, definitivamente chega de postes, o povo não engole mais, ficou provado.
O campo progressista precisará ser muito estratégico e inteligente, é como se a campanha pra 2022 começasse já no dia 1º de janeiro.

Responder

    Tamosai

    16 de outubro de 2018 às 04h12

    Não acho que a fatura esteja liquidada. Muita coisa pode ainda acontecer. Especialmente quando os que estão alienados perceberem que o Coiso é sinônimo de barbárie e que pode não existir 2022, via ditadura ou parlamentarismo evangélico-militar.

    Responder

Alan Cepile

16 de outubro de 2018 às 01h15

Essa eleição já é coisa do passado, precisamos pensar daqui pra frente, teremos 4 anos que ninguém sabe o que vai acontecer e precisamos tb, COM URGÊNCIA, juntar os cacos do nosso campo.
Houve erros crassos de estratégia, ninguém cedeu e o pouco que tínhamos foi jogado fora enfraquecendo ainda mais a já combalida esquerda.
Se não houver um mínimo de mobilização, sequer teremos um nome pra 2022.
Ciro disse antes dessa eleição que se perdesse sairia da vida pública, o PT definitivamente não tem nenhum nome sequer despontando, Boulos terá a rejeição de liderar um movimento social que

Responder

    CezarR

    16 de outubro de 2018 às 01h35

    É exatamente o que tenho dito. Se Ciro abandonar, não temos nome para 2022. Faço um adendo: Se Ciro não abandonar e sair candidato em 2022, o PT o sabotará mais uma vez.

    Responder

FRANCISCO MARQUES

16 de outubro de 2018 às 00h23

SEJAMOS FIRMES E LÚCIDOS FIZEMOS O QUE FOI DO NOSSO ALCANCE AINDA ASSIM PODERÍAMOS FAZER MAIS MAS NÃO SOMOS DEUSES SOMOS HUMANOS OQUE FIZEMOS CONTRIBUIU PARA UM PAÍS MELHOR.

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com