Wanderley Guilherme: As multidões furiosas

Cartier-Bresson

O Cafezinho terá a honra de publicar a partir de agora, em primeira mão, os artigos de um de nossos mais ilustres cientistas políticos, o professor Wanderley Guilherme dos Santos.

Seu blog Segunda Opinião, até então hospedado no site da agência Insight, que edita a Revista Inteligência, agora passa a ser abrigado em nossa modesta página. Muito obrigado pela honra, professor. Os leitores do Cafezinho agradecem.

Seus artigos ficarão sempre na seção Segunda Opinião, e poderão ser acessados através de link  direto disponibilizado, com destaque, no menu superior do blog.

Abaixo, sua primeira contribuição.

 

As Multidões Furiosas

Por Wanderley Guilherme dos Santos

É impressionante a intensidade da repulsa à diferença que se observa tanto em eleitores de Jair Bolsonaro quanto de ilustres antigos e novos eleitores do PT.

Embora não surpreenda certo dogmatismo dos conservadores, o grau de belicosidade nas páginas da internet ultrapassa até mesmo o extremismo de campanhas de antes de 1964, ao estilo de Carlos Lacerda e de Juarez Távora. Há algo mais do que opção política nas declarações ameaçadoras dos eleitores de Bolsonaro.

Surpresa é a correspondente virulência da versão petista da esquerda, por igual enojada do respeito devido à divergência. Acatar contraditórios já foi característica da esquerda, reconhecida providência contra mumificações. Pois é de espantar a clausura de onde o eleitorado petista dispara vitupérios contra a menor crítica às palavras de ordem, cada vez mais desconexas e, pior, volúveis.

Formou-se e desfez-se uma frente democrática sem fundo de votos, desapareceram propostas de governo, quando não substituídas pela negação delas, e personalidades públicas foram bajuladas no domingo para serem estigmatizadas na segunda-feira. Há bem mais do que opção programática na renúncia à racionalidade do debate nas redes sociais petistas ou associadas.

Essa ruptura tectônica não expressa divisão efetiva entre milhões de eleitores brasileiros, lidas suas respostas a inquéritos de opinião, particularmente as registradas na extensa pesquisa do IBOPE, realizada em 13 e 14 de outubro, sobre o segundo turno das eleições presidenciais. Para além da ponderável superioridade nas intenções de voto em Jair Bolsonaro sobre Fenando Haddad, a consciência dos eleitores, de um e outro lado, quanto ao significado dos votos que pretendem depositar, é de impressionante nitidez.

O eleitorado de Fernando Haddad, por exemplo, sabe e declara em porcentagens elevadas que Jair Bolsonaro interpreta os interesses dos ricos, dos empresários e dos bancos. Extraordinário é que os eleitores de Bolsonaro, maioria entre homens, mulheres, nível de escolaridade, categoria etária, em todas as rubricas de renda (exceto uma), nas capitais, periferias, interior, pequenos, médios e grandes municípios, denominação religiosa e regiões, exceto o Nordeste, tenham a mesma percepção dos eleitores de Haddad. Eles não ignoram nada disso e, não obstante, declaram intenção de voto em Bolsonaro, em volume distante do equilíbrio competitivo que a radicalidade das emoções sugere.

A fúria expressa em baixo calão ou em manifestos melosos intoxicou parte da classe média, em especial a ilustrada, e não representa o embate por votos entre os comuns. Apresentar a disputa como combate pela democracia constitui apropriação indébita de um patrimônio de todos os brasileiros, inclusive dos que não votarão, votarão nulo, ou branco. É a eleição e o respeito a seus resultados que caracterizam a democracia. O resto é engodo.

Wanderley Guilherme dos Santos: Cientista político brasileiro, autor de muitos livros. Mais: https://www.ocafezinho.com/wanderleyguilherme/
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.