Vamos seguir o PC Siqueira

Foto: Evilyn Guedes/Campus Party Brasil

Uma das coisas interessantes dessa mudada brusca da percepção da conjuntura que vivemos com a vitória do Coiso, é poder parar pra enxergar um pouco além do que estávamos acostumados.

Hoje é bem mais tranquilo pensarmos que a esquerda se fechou demais numa bolha virtual [nem acho que foi de propósito, ainda estamos aprendendo nessa revolução tecnológica] e não notou a ascensão de diversas forças de direita, como por exemplo o astrólogo Olavo de Carvalho que saiu de piada no Orkut em 2006 [velhos tempos da comunidade “Olavo de Carvalho nos odeia”] para avalizador de nomes para ministérios importantes como o MEC.

Eu mesmo, confesso, não tinha a mínima noção da força que um tal de Nando Moura tinha na internet. Lembro-me dele numa treta com um casal bacana de Youtubers (Leon e Nilce – Coisa de Nerd) mas quase não ouvia mais falar dele.

Enfim, essa necessidade de tentar observar através da bolha, me fez olhar de perto o blogueiro Nando Moura e, de cara, já vi que o Youtuber é um grande “desinformador” em massa.

O filósofo Henry Bugalho (@henrybugalho) está fazendo uma série de vídeos muito bons para debater as falácias do Olavo de Carvalho e realizou dois ótimos vídeos (aqui vai um) para, com muita propriedade, comprovar a fraude que é essa direita emergente nacional.

E como eu cheguei a um Youtuber tão bom como Henry seguindo o PC Siqueira, fica aqui essa dica importante. Que inclusive rendeu o título do texto.

Antes da eleição eu não seguia ele (ou o Felipe Neto) pois achava eles muito “isentões”. Contudo, vi a batalha difícil que eles estão tendo contra o obscurantismo [parece aquele novo filme do Harry Potter que não tem Harry Potter] e não posso deixar de reconhecer o trabalho deles na luta contra a ignorância em massa.

PC Siqueira tem enfrentado, também, outra debate bem difícil contra os conservadores do MBL e vem sofrendo ataques por isso (e olha que ele não faz nada demais, só fica perguntando se o MBL comprou a página Corrupção Brasileira Memes).

Enfim, deixo aqui meu sentimento de solidariedade aos caras que vem fazendo a discussão em alto nível, sem apelar para emoções e centrados na verdade factual (o Henry utiliza o conhecimento acadêmico numa linguagem popular e isso é muito importante).

E termino com a boa dica para a esquerda seguir os Youtubers que hoje enfileiram as trincheiras contra o autoritarismo.

Spoiler: Spotify tá muito bom para entender a conjuntura.

Tadeu Porto: Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.