Cafezinho 2 minutos: Posse de Bolsonaro e alegações finais contra Lula

Foto: Evilyn Guedes/Campus Party Brasil

Vamos seguir o PC Siqueira

Por Tadeu Porto

05 de dezembro de 2018 : 22h46

Uma das coisas interessantes dessa mudada brusca da percepção da conjuntura que vivemos com a vitória do Coiso, é poder parar pra enxergar um pouco além do que estávamos acostumados.

Hoje é bem mais tranquilo pensarmos que a esquerda se fechou demais numa bolha virtual [nem acho que foi de propósito, ainda estamos aprendendo nessa revolução tecnológica] e não notou a ascensão de diversas forças de direita, como por exemplo o astrólogo Olavo de Carvalho que saiu de piada no Orkut em 2006 [velhos tempos da comunidade “Olavo de Carvalho nos odeia”] para avalizador de nomes para ministérios importantes como o MEC.

Eu mesmo, confesso, não tinha a mínima noção da força que um tal de Nando Moura tinha na internet. Lembro-me dele numa treta com um casal bacana de Youtubers (Leon e Nilce – Coisa de Nerd) mas quase não ouvia mais falar dele.

Enfim, essa necessidade de tentar observar através da bolha, me fez olhar de perto o blogueiro Nando Moura e, de cara, já vi que o Youtuber é um grande “desinformador” em massa.

O filósofo Henry Bugalho (@henrybugalho) está fazendo uma série de vídeos muito bons para debater as falácias do Olavo de Carvalho e realizou dois ótimos vídeos (aqui vai um) para, com muita propriedade, comprovar a fraude que é essa direita emergente nacional.

E como eu cheguei a um Youtuber tão bom como Henry seguindo o PC Siqueira, fica aqui essa dica importante. Que inclusive rendeu o título do texto.

Antes da eleição eu não seguia ele (ou o Felipe Neto) pois achava eles muito “isentões”. Contudo, vi a batalha difícil que eles estão tendo contra o obscurantismo [parece aquele novo filme do Harry Potter que não tem Harry Potter] e não posso deixar de reconhecer o trabalho deles na luta contra a ignorância em massa.

PC Siqueira tem enfrentado, também, outra debate bem difícil contra os conservadores do MBL e vem sofrendo ataques por isso (e olha que ele não faz nada demais, só fica perguntando se o MBL comprou a página Corrupção Brasileira Memes).

Enfim, deixo aqui meu sentimento de solidariedade aos caras que vem fazendo a discussão em alto nível, sem apelar para emoções e centrados na verdade factual (o Henry utiliza o conhecimento acadêmico numa linguagem popular e isso é muito importante).

E termino com a boa dica para a esquerda seguir os Youtubers que hoje enfileiram as trincheiras contra o autoritarismo.

Spoiler: Spotify tá muito bom para entender a conjuntura.

Tadeu Porto

Colunista do Cafezinho e diretor da Federação Única dos Petroleiros e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

gN

06 de dezembro de 2018 às 13h21

PC Siqueira e Caue Moura com canais decadentes (basta olhar os stats) e o Sr. Sindicalista também em decadência…novo mundo com certeza!

Responder

Arthur

06 de dezembro de 2018 às 04h16

Obrigado, me ensinou q não seguindo ao Pc Siqueira, Felipe Neto, esse tal de Henry ou qualquer outro esquerdista, eu to no caminho certo, kakakakakka. Essas materiais de hoje tão cada vez mais desesperadas

Responder

Eder

06 de dezembro de 2018 às 01h54

Desespero de quem sabe que vai perder a boquinha do sindicato kkkkkk, tenho pena de vc.

Responder

maria regina de souza alves

05 de dezembro de 2018 às 23h05

Hanry, PC, O Historiador, Clayson, A Nova Máquina do Tempo,
Saia da Matrix, Paulo Guiraldini, Samuel Borelli, Saia da Matrix … estão numa guerra ferrenha contra o obscurantismo bolsonarista.

Responder

Deixe uma resposta