Menu

J.Carlos Assis: crise na Venezuela pode derrubar Bolsonaro, ao invés de Maduro

Bolsonaro, não Maduro, pode ser apeado no curso da crise J. Carlos de Assis O auto-proclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, que conseguiu arrastar em sua patética aventura política outros vassalos do Departamento de Estado norte-americano, inclusive o aloprado ocupante do Itamaraty, tem interessante paralelo histórico. Numa dessas coincidências de programação que contrapõe ao noticiário […]

30 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Bolsonaro, não Maduro, pode ser apeado no curso da crise

J. Carlos de Assis

O auto-proclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, que conseguiu arrastar em sua patética aventura política outros vassalos do Departamento de Estado norte-americano, inclusive o aloprado ocupante do Itamaraty, tem interessante paralelo histórico. Numa dessas coincidências de programação que contrapõe ao noticiário manipulado a vida real, a Globo anunciou que ir passar ontem o filme “O último Rei da Escócia”, sobre a vida do sanguinário ditador de Uganda, Idi Amin Dada. Num de seus momentos de loucura, Idi Amin se proclamou Rei da Escócia. Como Guaidó em relação à Venezuela, e com idêntica legitimidade!
Que os nossos vizinhos ou quase vizinhos da banda do Pacífico, além da Argentina, tenham entrado nessa não é de admirar. Não tem soberania. Fazem o que o Departamento de Estado manda. Contra os interesses reais de seus povos sucumbiram à imposição do tratado de livre comércio do Pacífico, que os torna eternamente dependentes de importações preferenciais de produtos industrializados norte-americanos e vendedores exclusivos de produtos primários, sujeitos à clássica instabilidade cambial sul-americana. A propósito, percorri anos atrás, no Governo Lula, praticamente todos os países sul-americanos e encontrei grande contrariedade por causa da posição brasileira de resistir à ALCA.

Desses países de pode dizer o que disse Jesus a propósito daqueles que o crucificaram: Pai, perdoai-os, porque não sabem o que fazem. As notícias que tenho tido de Colômbia, Equador e Peru é o risco permanente de crises cambiais em face da instabilidade dos preços dos primários. Jamais sairão disso enquanto perdurar sua escravização comercial aos Estados Unidos. E é justamente manipulando essa fraqueza econômica deles que o Governo imperial norte-americano consegue decisões políticas esdrúxulas como esse cerco à Venezuela – com risco inclusive, dado algum incidente provocado, de uma conflagração bélica na região.

Soube que a cúpula militar brasileira rechaça qualquer proposta de intervenção física na Venezuela. É um alívio. Mas nosso problema é que temos um presidente desequilibrado e um ministro das Relações Exteriores idiota: eles podem querer brincar de guerra, mesmo porque só uma guerra fará a opinião pública brasileira se esquecer do mar de lama que cerca o Alvorada – ainda sem explicação clara porque Sérgio Moro, o ministro da Justiça, não deve ter encontrado conexão de Flávio Bolsonaro e suas exaltadas milícias com o ex-presidente Lula, sabendo-se que são essas conexões com Lula a sua especialidade.
Uma conseqüência de guerras perdidas ou de provocações de guerras sem motivo é a destituição dos líderes malucos que as incitam. Pelo que já fez, Bolsonaro está em condições de ser constitucionalmente destituído. O Brasil pode suportar, para reagir no momento certo em mobilizações de rua, o fardo de um governo que ameaça competir com o de Temer como o pior de nossa história. Em política externa, a questão é mais urgente. Aí não estão envolvidas apenas idiossincrasias de governo, mas questão de Estado. Por isso os generais do Governo tem que se preparar para agir. A política externa brasileira não pode ficar nas mãos de moleques.

Não estou pregando golpe militar. É que, de uma certa forma, os militares já tomaram o poder no Brasil. O que estou propondo é que assumam suas responsabilidades constitucionais dentro da institucionalidade, através de um Vice eleito. Diante do imenso desafio econômico, social e político com que nos defrontamos, só se esses militares forem, também eles, insanos, não procurarão encontrar um caminho do diálogo e do pacto social para colocar o país na trilha do desenvolvimento autônomo, sem subordinação a potências estrangeiras e com o compromisso de nos tirar da crise. Bolsonaro jamais fará isso porque é obcecado pela vingança e pelo ódio, infenso à solidariedade.

É claro que, para isso, é mais importante um governo civil com militares, do que um governo militar com civis. O caminho da negociação política deve passar por aí, descartando-se, com Bolsonaro, seu lugar-tenente em Economia, também ele movido pelo espírito odioso do neoliberalismo. E no que corresponde à necessária destituição do presidente descontrolado, há vários caminhos: primeiro, submetê-lo a uma junta médica psicológica; segundo, iniciar mobilizações no Congresso para um impeachment; terceiro, pressionar por sua renúncia. Uma quarta opção, o tutelamento, é inviável na prática: Bolsonaro já provou que é intutelável, e que não pode segurar de interferências no Governo sequer os filhos.

Apoie o Cafezinho

José Carlos Assis

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jose Pedro

26/02/2019 - 20h10

O pessoal lá está comendo comida do lixo, material dos jornalistas estão sendo confiscados, pessoas estão fugindo do país. Não tem defesa, só a louca da Gleisy. Queremos uma esquerda consciente não esses maniacos no poder.

lucio

26/02/2019 - 19h30

bolso e a equipe dele é fruto de um plano que foi desenvolvido 6 anos atras, pelos americanos e outros traidores internos, para acabar com o crescimento do brasil e dos brics, coisa que ameaça o imperio criminal americano.
outro objetivo desta equipe é acabar com o avanço da renda dos trabalhadores e dos pobres, coisa que no mundo inteiro sempre foi necessaria pelo avanço da naçao toda.
quem apoia este plano é um MASOQUISTA.
um psicopata que é feliz porqué “lula está preso, babaca” mas logo logo vai ver o proprio bolso se esvaziando.

    LUPE

    27/02/2019 - 11h51

    Caro Lucio
    Você está certo.
    O plano a que você se refere
    foi desenvolvido no Instituto Milenium situado no Rio de Janeiro
    entre 2010 (eleição da Dilma) e 2013.
    Neste mesmo ano foi aplicado (a chamada Operação Lava Jato).
    Além de dar início ao desmantelamento/destruição do Brasil iniciado por Temer
    e dado continuidade pelo atual governo,
    tinha como meta PRINCIPAL botar a mão no pré sal,
    uma fantástica fabulosa riqueza de mais de U$ 5.000.000.000.000
    (isso mesmo, cinco TRIlhões de dólares).
    Valor que a Mídia escondeu,
    e que Temer entregou quase de graça às petroleiras estrangeiras
    (leia-se propriedades de nossos inimigos,
    que patrocinaram a Lava Jato e o Golpe prá botar Temer no Poder
    e fazer a entrega.
    Gastaram menos de U$ 100 miilhões em propinas e corrupção dos indivíduos brasileiros chave
    (lesa pátria),
    para botar a mão nos 5 TRI.

Guimarães Roberto

26/02/2019 - 17h49

Os milicos ainda não chutaram o pau da barraca para o Bozo cair porque não conseguiram avaliar qual será sua reação. Eles sabem que o Bozo tem uma legião de malucos como seguidores, assim como sabem de seu prestígio junto as PMs, religiões, coxinhas, milícias e exército (patentes baixas ou sem elas). Se o Bozo convocar todos, as ruas vão ficar cheias. E aí?

Justiceiro

26/02/2019 - 14h46

Coitado do babaca, com a pesquisa de hoje, quem vai cair é o José Carlos vai cair na privada e dar a descarga.

    Roque

    26/02/2019 - 15h56

    Ele já vive na privada… kkkkkkkkk

Excluído

26/02/2019 - 11h12

Podemos concluir que Bolsonaro pode cair de Maduro?

Gustavo

26/02/2019 - 10h21

Não sou fã do Bolsonaro. Acho ele tosco, preconceituoso e incapaz.

Sua liderança é fraca visto que nunca se sabe quem dá as cartas no governo onde tantas declarações vem e vão.

Seu comportamento excessivamente paternalista é um atraso onde ele é incapaz de enxergar que essa demasiada proteção a esses garotos atrapalha o país e a ele próprio (o Brasil espera um presidente e não um pai que não enxerga os erros dos filhos).

Agora daí achar que as condições constitucionais para destituí-lo já estão estabelecidas ou ainda que isso ocorrerá sendo que só o seu partido tem a segunda maior bancada na câmara e sua popularidade ainda está alta…

Quero imaginar se os partidos de esquerda vão topar derrubar o Bolsonaro e colocar um militar lá. Pra quem alardeava que a ditadura estava vindo seria um enorme contrassenso.

Talvez seja mais fácil crer ser possível estocar vento.

Zé Maconha

26/02/2019 - 00h45

Até julho o Bolsonaro cai.
E entrando na onda do Guaido eu me auto-proclamei o Imperador de Marte.

Roque…..ê

25/02/2019 - 22h15

Roque não é sandice. Você é um, dentre tantos manipulados que embarcaram no “estoque de vento”. Dilma teria sido feliz se tivesse falado em estoque de ar: transformando o ar atmosférico na condição de estado líquido, nos períodos de baixo consumo de energia elétrica do nosso país, para depois levá-lo à condição original, produzindo energia cinética e transformando-a em energia mecânica sobre um sistema acoplado a um grupo gerador de energia potencial elétrica, no horário de pico. Assim, de forma racional, acumularia-se energia em um momemto de baixo consumo para outro de cosumo elevado.
Apenas dois civis contemplam o ALTO ESCALÃO: o Presidente e o Ministro da casa Civil….os demais são quase todos generais…Em uma missão externa, todos viram soldados. E os generais já perceberam que os possíveis custos de uma Guerra com o sangue de nossos soldados para alimentar com sangue negro- PETRÓLEO – os amigos de Trump, não valem à pena. Eis uma oportunidade de OURO BRANCO – A PAZ, para os militares que voltaram ao poder pela via de um STF alheios à CONSTITUIÇÃO e sob grampo e intimidação da PF com a anuência de um comandante estrupiado do Exército Brasileiro.
Os primeiros caixões com soldados brasileiros retornando aos respectivos seios familiares. Mortos pelo fomento da Rússia e dos vendedores “anônimos” de armas afetariam a letargia de uma análise pueril e acrítica.
Estocar ar atmosférico é melhor que estocar corpos de nossos irmãos em valas da ignorância ou da análise fútil.
Em missões externas, todos são soldados. A Venezuela pode ser um Álibe para uma TERCEIRA GUERRA MUNDIAL. Combinando-se o PETRÓLEO da venezuela e o nosso do PRÉ-SAL, um Louco Mor ficaria muito feliz com a ajuda irracional de um ex-capitao que bate continência para a Bandeira Estadunidense.
Os generais não são tão bobos quanto você pensa e podem finalmente, fazer uma Revolução: UMA MUDANÇA DE PARADIGMA

Schell

25/02/2019 - 21h13

Para a destituição do bolsocoiso há, por enquanto, o problema legal: destituído antes de 2 anos, caberá nova eleição em 90 dias; portanto, os desmourões da vida o aguentarão (na chincha) até que complete o prazo regulamentar, como fizeram com a Dilma, diga-se: depois, indiretamente, os demistas-miliquentos de sempre darão posse e propriedade aos militares.

    degas

    26/02/2019 - 10h22

    Se o presidente cair quem assume é o vice. Novas eleições aconteceriam apenas se os dois caíssem. E até hoje nenhum presidente foi impichado sem movimento do povo, centenas de milhares de pessoas no caso do Collor, milhões no da estocadora de vento. Contra o Bolsonaro, quem está? Ou quem sairia às ruas para derrubá-lo?

      LUPE

      26/02/2019 - 11h59

      Caro Degas
      Quem faz impeachment é a Grande Mídia, que trabalha e serve a nossos inimigos.
      No caso de Bolsonaro, ele vai fazer uma das coisas que nossos mais inimigos querem, a criminosa reforma da Previdência.
      Logo, a Mídia não o derrubará.
      Como fez com Getúlio, como fez com Collor (que estava pretendendo fazer 15.000 escolas de tempo integral de Primeiro Mundo do tipo CIEPS do Brizola) e como fez com Dilma.
      Sem Mídia insuflando não há impeachment.

        LUPE

        26/02/2019 - 12h21

        Caro Degas
        E se você não sabe muito da História do Brasil,
        o grande, honesto, honrado e grande patriota, o presidente Getúlio Vargas
        foi morto/se suicidou por causa dos violentos e furiosos ataques da Mídia em 1954 (O Globo e a TV Tupi).
        Porque, além de criar a Petrobrás entre outras ousadias,
        teve a ousadia maior de tentar criar a Lei de Remessa de Lucros.
        Lucros para as multinacionais operando no Brasil que chegavam muitas vezes a 500%
        (quinhentos por cento), de acordo com sua Carta Testamento.
        Vargas morreu e as multinacionais operando no Brasil continuam remetendo para suas matrizes no estrangeiro lucros fantásticos.
        São desobrigadas de publicar balanço.
        Forjam prejuízo no Brasil, não pagam imposto de renda, e os lucros das matrizes são fabulosos com suas operações no Brasil.
        Que tal???

Paulo

25/02/2019 - 20h09

Que exagero! Pelo menos, por ora (a médio e longo prazos a política brasileira é imprevisível, ainda mais agora, que o “ciclo constitucional” e social-democrata inaugurado em 1988 – e capitaneado, quase que exclusivamente, pelo consenso PSDB/PT – parece ter se exaurido)…

Roque

25/02/2019 - 19h55

Meu Deus… Quando acho que já li todas as sandices do mundo, me aparece mais uma. Na boa, vcs esquerdopatas são hilários. Quer dizer que Bolsonaro vai ser impichado, tipo a anta estocadora de ventos? Ou que os militares vão tomar o poder? Tem que combinar primeiro com o povo brasileiro viu… Ou melhor, querem tirar o Mito? Coloquem milhões de pessoas nas ruas, mas de graça. Oferecendo pão com mortadela e suco de groselha não vale. kkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Renato

    25/02/2019 - 22h46

    Nem mesmo o pão com mortadela e o refresco de groselha está seduzindo a miliatância !

antipaneleiro

25/02/2019 - 19h45

Chegou a vez dos milicos. Todo golpe cobra seu preço. O de 2016 já jogou na lama o legislativo e o judiciário. Agora chegou a vez dos militares. Não adianta Mourão dizer que não quer entrar na roubada da invasão da Venezuela. Abraçou o capeta do golpismo, agora aguenta. As forças armadas sairão totalmente desmoralizadas. É o preço. Todo mundo sabe que a possibilidade de resolver a situação venezuelana pacificamente (como Mourão afirma querer!!?!?) está presa em Curitiba (graças ao Villas-Boas).

LUPE

25/02/2019 - 19h35

Na minha opinião Bolsonaro já deu motivos constitucionais para seu impeachment:
– Já deu causa a cancelamentos de produtos exportados pelo Brasil a (pelo menos uma, a de frangos para os árabes),
– Com sandices e fiascos seus e de sua equipe, botou a imagem do Brasil na pior imagem dos últimos 70 (setenta) anos, pelo menos, prejudicando a vinda de turistas ao Brasil
– Está desmantelando a Petrobrás, mantendo a criminosa restrição de refino da Petrobrás e prometendo vender refinarias da empresa.
Para depois ser obrigado a importar gasolina e diesel dos Estados Unidos a preços exorbitantes.
E outras iniciativas de legítimo lesa pátria.
Gerando prejuízo ao Brasil e desempregos aos brasileiros.
Mas ele vai fazer o que nossos inimigos querem: a criminosa Reforma da Presidência.
Por isto a Grande Mídia o poupará (embora ele tenha declarado que a Globo é sua inimiga…..)

    Renato

    25/02/2019 - 23h06

    “Na minha opinião………”. A sua opinião vale tanto quanto a bosta que Lula caga no boi da carceragem da PF de Curitiba!

      LUPE

      26/02/2019 - 11h37

      Caro Renato
      Minha opinião não serve para pessoas pouco esclarecidas e/ou pouco inteligentes.
      Também não serve para aqueles que trabalham contra o Brasil e contra os brasileiros, a serviço de nossos inimigos.

      Sidy Hulse

      27/02/2019 - 17h38

      Lendo os comentarios, da pra se concluir o lado certo a defender. Gente desmiolada de um lado, cheia de odio e preconceito, não tem um linguagem de homens, mas sim de bestas humanas que nunca aceitam uma opinião contraria,Já chegam descarregando ofensas e palavrões como verdadeiros idiotas.
      Por quanto tempo ainda teremos a insatisfação de ler esses comentarios de asnos?
      Uma nação se desenvolve com dialogo, polemicas, diferenças de pensamentos, mas com esse tipo de humanoides fica dificil,muito dificil.

        LUPE

        27/02/2019 - 20h29

        Caro Sidy
        Acho que você está falando do “Renato” não?
        Si avexi não.
        Tem gente assim !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
        trabahando contra o Brasil e os brasieleiros,
        ganhando polpudos dólares,
        e com a promessa de morar em Meami……

Sidnei

25/02/2019 - 18h55

O bolsonabo e seus filhos precisavam ser esmagados…mas, voltemos à realidade: acho que não caem e teremos um grupo de políticos bobões por muito tempo. Aliás, talvez o Bozo caia mesmo….
De que será o pior governo, disso eu não tenho dúvidas. Temer sorria e armava bombas-relogios. Bolsonabo planta sementes de desgraça. Tudo vingará, a seu tempo.
Os militares podem ser mais sensatos em relação às “soberania”: não se envolverão em guerra; aEmbraer parece que fica, assim Ita, INPE e CTA se mantêm; o programa nuclear continua e o submarino nuclear também… porém na área econômica me parece que são uns trouxas. Seguirão os “preceitos” neoliberais. O pscicopata P. Guedes vai fazer uma esculhambação na economia real e roubar (entregar) as estatais.
O Brasil será um país de plantactions. Será importador de alimentos. Desse tamanhão, passará por crises cambiais, vai quebrar a moeda, ter inflação.
É o script.
Viva os militares!
Viva a oligarquia!
Viva a grande mídia!
Viva os bolsominions!
Viva o povo!

EU AVISEI

25/02/2019 - 18h01

(Des)governo bozonazi é uma MAQUINA de CRISES e DESTRUIÇÃO.
Eleito pelo ódio e pela fraude fascista. Nunca dará certo.

    Justiceiro

    25/02/2019 - 18h28

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ei, psiu! Lula tá preso, babacão.

    Você, que gosta de avisar, deveria também se lembrar.

      neusa caldas

      25/02/2019 - 19h34

      Vc ainda não se cansou de dizer que Lula está preso? O mundo sabe disso, ou pensa que o Brasil é uma ilhota e que não se comunica com nenhum estado? Acorda!!! continua em torpor? temos pena.

        Renato

        25/02/2019 - 22h51

        Eu nunca canso de dizer : Lula está preso, BABACA. Quanto mais eu digo, mais vontade eu tenho de repetir : Lula está preso, BABACA !

      LUPE

      26/02/2019 - 11h48

      Caro Renato/Justiceiro
      Os mal informados, os desinformados pela Mídia, inclusive e principalmente agora, as redes sociais,
      ficam eufóricos com a prisão de Lula,
      o melhor líder e o melhor governo que o Brasil jamais teve
      (que a Mídia sempre escondeu e continua escondendo).
      Também ficam (artificialmente) eufóricos
      aqueles que trabalham para nossos inimigos.
      Porque Lula é um “inconveniente”, um obstáculo para nossos super poderosos inimigos,
      principalmente os estrangeiros.

    Alan Cepile

    25/02/2019 - 19h39

    A plutocracia criou um monstro que comerá tudo, inclusive a própria plutocracia.
    O Brazil será um gigante (me refiro a território) com a importância de um Haiti.


Leia mais

Recentes

Recentes