Menu

Privatização (capitalização) acima de tudo, deus mercado acima de todos

O slogam do governo federal foi mal interpretado pelo povo. Mesmo durante a campanha, o então candidato esbravejava aos quatro cantos que Deus estaria acima de todos. Ocorre que em um país laico, todas as religiões e, portanto, deuses são respeitados. Custamos a entender qual era esse deus referido pelo movimento bolsonarista. Trata-se do deus […]

22 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O slogam do governo federal foi mal interpretado pelo povo. Mesmo durante a campanha, o então candidato esbravejava aos quatro cantos que Deus estaria acima de todos. Ocorre que em um país laico, todas as religiões e, portanto, deuses são respeitados.

Custamos a entender qual era esse deus referido pelo movimento bolsonarista. Trata-se do deus Mercado!

Pensava-se que seria um Deus de amor, respeito, solidariedade pelo povo, o Deus da vida. Aos poucos fomos percebendo que se tratava de um deus de ódio, de rancor, de barbárie e de morte.

Sim, o deus Mercado é bárbaro! Não possui conexão com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

O deus Mercado tem conexão com belzebu.

Portanto, a privatização/capitalização do sistema Eletrobras, nada tem a ver com amor ao povo, mas com um projeto demoníaco de desastres, de destruição da natureza e da vida das pessoas, a exemplo do que ocorreu em Brumadinho (leia aqui).

Apoie o Cafezinho

Tiago Bitencourt Vergara

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nelson

10/03/2019 - 20h54

A privatização como meio para garantir produtos e serviços de melhor qualidade, a preços e tarifas mais baixos para a população, sempre existiu apenas na propaganda. A avassaladora propaganda ideológica, feita principalmente na década de 1990 e inícios dos anos 2000, que volta agora tentando nos convencer de que a privatização é a cura para todos os males e vai nos levar ao paraíso. Mentiras, mentiras e mais mentiras.

O objetivo dos liberais, neoliberais, capitalistas, etc, ao idealizaram a privatização foi unicamente o de abrir mais espaços para que o grande capital possa acumular mais e mais lucros às custas dos povos. Simples assim. O resto é, repetindo, propaganda ideológica, altamente enganosa.

    Jorge

    11/03/2019 - 05h11

    A privatizacao por si só nao melhora o servico. O que garante que o consumidor terá sempre melhores produtos e precos é a livre concorrencia, com varias empresas disputando entre si um mercado.
    O maior inimigo do consumidor é o monopólio. Um monopólio é igual uma ditadura, a unica opcao é calar a boca e aceitar os precos/servicos oferecidos. Nao há uma obrigacao da empresa de se modernizar ou oferecer maior eficiencia ou precos mais baixos, eles apenas vao querer mais lucros aumentando os precos, ja que nao tem concorrencia. Somente privatizar nao aajuda em nada, devemos abrir completamente o mercado para a livre concorrencia para um dia chegarmos a ser um capitalismo como na Europa ou EUA e outros paises avancados.
    Além disso é assustadora e cruel a idéia de um Governo chutar velhinhos para fora das UTIs e tirar dinheiro das escolas para pagar contas de suas Estatais, como ocorre no Brasil. Acho que o caminho do futuro é a solidariedade, com melhor atendimento e servicos ao trabalhador e que os impostos fiquem com o povo, nao com o governo.

Paulo

10/03/2019 - 18h34

A grande contradição do Governo do Capitão é falar em evitar o loteamento político dos cargos, o toma-lá-dá-cá, reafirmar (o que é um truísmo) a necessidade de escolhas técnicas para o 1 e 2º escalões, e, paralelamente, querer privatizar tudo a pretexto de que a gestão das estatais é desastrosa por causa da ingerência política (o que, convenhamos, também tem sido um fato, e a Petrobrás no Governo PT é a prova cabal disso). Tudo isso num contexto internacional de reestatização crescente, principalmente de empresas de água e energia elétrica, vide o que ocorre na Europa!

    Jorge

    11/03/2019 - 05h17

    Qual europa? Na Alemanha, o pais mais forte do bloco, energia elétrica é totalmente privatizada (mais de 600 provedores), e estao investindo milhoes de euros em uma interligaligacao nacional da agua para que o setor tambem seja totalmente privatizado nos proximos anos. Aliás no pais a filosofia sempre foi o mínimo de estatais o possivel.

LUPE

10/03/2019 - 13h15

Caros leitores
Desculpem, mas, esse tal de deus mercado é outra coisa.
São as riquezas do Brasil e dos brasileiros
“torradas” a preço de banana/quase nada,
E MUITA GENTE GANHANDO MILHÕES DE DÓLARES
ÀS NOSSAS CUSTAS.
É, por exemplo, a PRIVATARIA (veja o que é isso na internet
entrando com as palavras chave
PRIVATARIA FERNANDO HENRIQUE CARDOSO PSDB TRILHÕES
Depois, acima, na página, clique em IMAGENS.
Privataria que a grande Mídia não comentou, não noticiou,
NÃO ATIÇOU A REVOLTA DAS PESSOAS.
Deus mercado é também
a entrega das riqueza do pré sal
(US$ 5 TRI TRI TRI) a preço de até
US$ 0,34 o barril (isso mesmo, centavos por barril).
Entrega do pré sal
que a grande Mídia não comentou,
não noticiou, não informou as pessoas,
NÃO ATIÇOU A REVOLTA DAS PESSOAS.
Não parece uma cumplicidade da Grande Mídia
com nossos inimigos (brasileiros e principalmente estrangeiros)
que nos roubam, pilham, saqueiam,
o tempo todo???

    Jorge

    11/03/2019 - 04h59

    Desculpe, mas pelo que estamos carecas de saber, quem ganhou bilhoes de dolares com as Estatais foram os politicos, as custas de exploracao do trabalhador brasileiro.

Luiz

10/03/2019 - 12h01

Como eu tenho tido muitas dúvidas, eu me indago: não houve o entendimento de que uma boa tese deveria inverter o ônus da prova? Não se considerou precoce diagnosticar inocência? O que dizer da segurança jurídica dada até ao mais ardiloso do corruptos num país que confunde indignação com inconformismo?

    Luiz

    10/03/2019 - 12h13

    A base da organização funcional da sociedade para a produção não tem nada a ver com as ideologias?

Kalifa

10/03/2019 - 08h08

A nossa sociedade tem o vício de tudo generalizar, assumindo que existem soluções e fórmulas prontas e “encaixáveis ; nada mais hipócrita e falso!
O “Deus mercado” , por exemplo, onde ele “vive”?
Em um país? Em vários países? No universo?
Especificamente, ” vive”nas Bolsas? Nas empresas? No Poder Público?
O “Deus mercado ” especula ou produz?
Se especula, especula a mando de quem ou do quê? Se produz, gera emprego, renda e bem estar?
Sem diagnosticar o “paciente” como emitiir receita?

    Sergio Araujo

    10/03/2019 - 11h43

    Kalifa,

    a ideologia aponta o inimigo para os adeptos atacar cegamente.

Luiz

10/03/2019 - 00h24

O que querem os neoliberais com os poderes de Estado? Privatizar e contingenciar as contas a seu favor no Executivo. Criar leis favoráveis ao empresariado no Legislativo. Mas e no Judiciário, o mais conservador dos três poderes? Penso que foi estratégico transforma-lo no martelo e fazer a bigorna do restante . Significa que a estratégia só será transformadora se a tese que levou os neoliberais ao Poder Legislativo ainda não tiver sido levada à sociedade. Nem poderá se a Lava-Jato estiver obstruindo. Será o momento de redenção para Lula e o PT, talvez no STF, que ousaram fazer troça de uma coisa tão séria quanto uma propina.

Gustavo

09/03/2019 - 20h18

Não defendo Bolsonaro mas essa crítica é no mínimo bastante curiosa. Vamos analisar aqui alguns pontos colocados e levemente distorcidos pelo artigo

Temer tentou privatizar a Eletrobrás mas ele não conseguiu porque estava tão enrolado com as denúncias que gastou seu capital político pra se proteger e não deu andamento ao plano. Bolsonaro (ainda) não tem processo de impeachment tramitando e também não tem investigações em curso (até porque fatos estranhos ao mandato não podem ser julgados). A tendência é que ele dê continuidade e prossiga coma privatização da Eletrobrás.

Não vou entrar na discussão se isso é bom ou ruim, ou se agrada o “Deus do mercado”, mas algumas coisas estão passando propositalmente despercebidas por aqui.

A MP 579 de 2012 assinada no primeiro mandato de Dilma foi responsável por um prejuízo de 200 bilhões de reais para a Eletrobrás. Isso muito antes do impeachment acontecer.

Em 2011 já existiam mídias de esquerda falando das medidas de Dilma para privatizar a Eletrobrás. No início de 2016 já tinha gente reclamando do governo da Dilma e pedindo que ela interrompesse a privatização das distribuidoras (é só pesquisar que acha). Ainda no início de 2016 já haviam editais sendo escritos pra privatizar seis distribuidoras.

Aí pq o Temer e o Bolsonaro querem privatizar a Eletrobrás eles são os maiores vilões do mundo e ninguém fala da Dilma. Ela mesmo teve a cara de pau de dizer que a privatização da Eletrobrás é uma traição aos interesses da nação mesmo sendo um projeto em andamento no governo dela. Um cinismo de proporções continentais.

Sobre o estouro da barragem de Brumadinho a coisa é ainda mais curiosa. A barragem estourou em 25/01/2019, ou seja, exatos 25 dias de posse do Bolsonaro como presidente do Brasil e exatos 25 dias do governador de MG pelo partido novo. Ou seja sequer deu tempo de tomar pé da situação.

Vale lembrar que durante quatro anos, Fernando Pimentel governou o estado de Minas e nada fez para aumentar o nível de fiscalização da Vale mesmo com a tragédia de Marina ocorrida no governo dele em novembro de 2015. Brumadinho foi um versão 2.0 daquele mesmo problema que o governo petista não tomou nenhuma ação.

Havia um projeto de endurecer as regras pra Vale, mas ele foi derrotado na câmara legislativa. Não foi culpa do PT, mas o governador Pimentel nada fez a respeito.

Aí agora resolvem jogar no colo do Bolsonaro os absurdos que o PT cometeu sem qualquer mea culpa como se o PT nada tivesse a ver com isso.

Notoriamente absurdo. Seria louvável que se admitissem os erros e aí sim lutassem contra privatizações que possam prejudicar o povo (o que sinceramente não parece muito ser o caso da Eletrobrás).

Agora jogar o erro no colo dos outros… Covardia pura.

    Alan Cepile

    09/03/2019 - 21h14

    Gustavo,

    Seus questionamentos são muito pertinentes e levantam uma situação que a esquerda não pode cair, a de jogar tudo no colo dos outros como vc mesmo disse.
    Como já disse aqui neste fórum algumas vezes, é importante ter a consciência que a Dilma, apesar de impichada sem motivo legal (o motivo foi político) e do “quanto pior, melhor” do Aécio e confessado pelo Tasso Jereissati recentemente, fez um PÉSSIMO governo.

    Temer e esse palhaço bozo são vilões pq querem fazer privatização estilo PSDB, aquela que o povo e a união não tem nenhum benefício, vide a telefonia celular, a mais cara do mundo com o pior serviço do mundo, FHC não protegeu os interesses do povo, apenas das empresas, pegou sua polpuda comissão e se mandou pra Paris, e aí? Vc acha isso certo??

    Sobre Brumadinho, é meio óbvio e até desnecessário dizer que eles entraram a gora e etc, eles não tem culpa pelo crime, mas a atuação deles depois do desastre foi muito ruim e por isso bastante questionável. Zema claramente trabalha para minimizar as perdas para a Vale, e esse bozo dos infernos trouxa voluntários israelenses, sem preparo, com equipamento inútil, e o que é pior, dispensando bombeiros de SC treinados e já em Brumadinho prontos para atuar, ficaram esperando e foram dispensados, isso tudo por pura ideologia barata e idiota. E aí? Vc acha isso certo???

    Agora, vc tem razão no que disse do Pimentel, que tem culpa sim pq é um corrupto aproveitador do povo, e isso a petezada não quer admitir.

    Não sou contra privatizar, mas que seja feito dando benefícios ao povo, e que não sejam áreas estratégicas de segurança e soberania nacional.

      Gustavo

      09/03/2019 - 23h42

      Alan digo o seguinte:

      Sem ironias e com muita sobriedade eu gostaria muito de dar um aperto de mão se tivesse a oportunidade de encontrá-lo pessoalmente (pouco provável mas…).

      Nossas opiniões nem sempre convergem, mas os seus argumentos (sempre muito sensatos e corretos) trazem alguns aspectos que me levam a pensar melhor sobre minhas convicções.

      Sua frase final sobre privatização é exatamente o que penso. Sobre FHC muitos erros foram cometidos. Já chegamos a pagar o recorde de uma Selic na casa de 40% e a privatização foi a resposta para aumentar a banca cambial. Irresponsável especialmente porque o ocorrido foi logo após a eleição de 1998 onde estávamos na casa de 19%. Foi só ganhar e deu no que deu. Até FMI entrou na parada

      Todavia nem tudo são só críticas. Se a idade mínima tivesse passado talvez as coisas fossem diferentes do que estamos vivendo hoje. O PT comemorou a derrota pelo equívoco de um voto em 1998, mas nas épocas da Dilma ela já encampava a mesma coisa.

      Sergio Araujo

      10/03/2019 - 11h14

      Alanzinho,

      nào sei o que voce fèz na ocasiào de concreto para dar o seu apoio, mas em frènte um disastre de tamanha proporçào questionar o que foi feito e quem se ofereçeu para ajudar me parece bastante desnecesario,..se è a isso que voce se refère.

      Voce provavelmente nào, mas quem mora em Brumadinho provavelmente agradeçeu todos quem os ajudaram.

      Nào podemos questionar tudo, quase tudo.

    Sergio Araujo

    10/03/2019 - 11h24

    Gustavo,

    concordo com o que voce elencou, sào todos dados de fato.

    Agora esses “artigos” peidados por talibàs esquerdofrenicos cheios de preconceito, de presunçào e intolerancia sào repugnantes.

      lucio

      10/03/2019 - 12h03

      sergio,
      no mundo inteiro numa tragedia daquela teriam mandado o exercito e nao os bombeiros. porqué nao mandou o exercito? o exercito nao quis ou foi uma desculpa para chamar os israelenses (que inclusive 3 dias depois falaram tchau depois de ter sido apresentados como os messias todo poderosos da super tecnologia… ridiculo!)

        Sérgio Araújo

        10/03/2019 - 13h37

        O exército não possui preparo para resgates, mesmo assim as brigadas locais trabalharam lá também.

        No dia 11 de setembro eu lembro dos bombeiros fazendo resgates e morrendo nos escombros.

        Questionar até isso sem ter feito absolutamente nada é de dar nojo.

        Me perdoe mas uma pessoa que fala “no mundo inteiro” em 2019 não pode ser levada a sério.

LUPE

09/03/2019 - 16h52

Caros leitores
Talvez um dia as pessoas compreenderão tudo.
Em 2007 >>>> descoberta da imensa riqueza do pré sal
(que a Grande Mídia,
que é controlada pelos nossos inimigos,
procurou esconder, não comemorou, não noticiou devidamente,
até procurou desmerecer).
>>>> 2013 >>> A Grande Mídia lança a grande farsa da Lava Jato
para destruir as imagens, destruir as reputações de Dilma, Lula e do PT e derrubar Dilma do Poder.

E derrubar também
a Lei criada pelo PT que protegia a imensa riqueza do pré sal da sanha,
da ganância da Organização Mundia formada pelos maiores banqueiros e os maiores investidores mundiais e donos das
maiores PETROLEIRAS ESTRANGEIRAS (SHELL, British Petroleum, Total, etc)
>>>>> A Lava Jato leva ao Golpe
que levou Temer ao Poder
e entregou as imensa riquezas do pré sal às petroleiras
a preço de quase nada. Clique em
https://www.google.com.br/search?q=temer+entrega+petr%C3%B3leo+pr%C3%A9+sal+petrobras+imagens&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjo7MPksvDgAhWGrFkKHaygDzgQ_AUIDigB&biw=1280&bih=577
>>>>> Com a cabeça envenenada pela Grande Mídia (e pelas redes sociais)
com violento ódio a tudo que é petismo (e esquerda)
o povo (inclusive e principalmente a classe média)
votou contra si mesmo,
elegeu o atual presidente e sua trupe.
Que estão fazendo todo o possível para desmantelar, destruir, dar a qualquer preço a Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa, etc. etc.
QUANTOS milhões US$ US$ US$ US$ alguém levou e alguém levará para vender o Brasil e os brasileiros para os Super Poderosos?
Principalmente os Super Poderosos estrangeiros?

brasileiro

09/03/2019 - 14h48

Quantos frutos bons deixaram de nascer por causa da ganância dos adoradores de baal. Se fosse só pelo dinheiro eles não precisavam ir tão longe. Felizmente os últimos serão os primeiros e os adoradores de seitas serão os últimos.

Zé Maconha

09/03/2019 - 14h08

Como diria o grande Ikki de fênix:
Eu não acredito em deuses , ainda mais num deus cruel como você.
Jamais admitirei sua existência!
Por isso vou me vingar de você , em nome de todos aqueles que sofrem no inferno.

    Rafael

    11/03/2019 - 04h55

    Ikki de Fenix, que é um dos intelectuais da Esquerda mais renomados da atualidade, lacrando como sempre


Leia mais

Recentes

Recentes