Menu

A Abreu e Lima e o lavajatismo crônico da Folha

Confesso que estou cansado dessa polarização destrutiva, este embate estéril, entre a luta contra a corrupção e a preservação do Estado democrático de Direito. Os internautas conhecem minha opinião, exposta em centenas de artigos nos quais venho denunciando, desde 2004, o avanço do sistema de justiça sobre a política, sempre com a cumplicidade dos governos […]

48 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Confesso que estou cansado dessa polarização destrutiva, este embate estéril, entre a luta contra a corrupção e a preservação do Estado democrático de Direito.

Os internautas conhecem minha opinião, exposta em centenas de artigos nos quais venho denunciando, desde 2004, o avanço do sistema de justiça sobre a política, sempre com a cumplicidade dos governos petistas, que acharam que poderiam comprar, através de concessões infinitas, o apoio do truculento corporativismo das instituições repressivas do Estado.

É preciso, no entanto, encontrar uma abordagem e uma semântica novas para resolvermos esse impasse, uma solução de equilíbrio e bom senso.

A grande imprensa nacional, extremamente conservadora desde sua origem, apoiadora de todos os golpes antidemocráticos que vitimaram ou tentaram vitimar nosso país, em 1954, 1961, 1964 e 2016, hoje vive hoje o desafio – e os riscos – de enfrentar um governo de extrema-direita que, a partir de seu próprio radicalismo, a considera “esquerdista”.

A Folha informa hoje que a CVM encontrou indícios de que “a ex-presidente da Petrobras Graça Foster interferiu indevidamente nos trabalhos da Comissão Interna de Investigação (CIA) da estatal, criada para apurar irregularidades nos investimentos na construção da Refinaria Abreu e Lima”.

Logo no início, a reportagem lembra um antigo factoide lavajatista: “a partir de 2009, quando o projeto da refinaria passou para a fase de execução, a previsão de custo da mesma mais que triplicou em dois anos, de US$ 4,1 bilhões para US$ 13,3 bilhões.”

Ora, a Folha omite um fato essencial para explicar o aumento do custo do projeto: a descoberta do pré-sal, que ocorreu em 2006, mas cuja confirmação se deu nos anos seguintes, ou seja, depois do projeto inicial da refinaria. Com isso, o projeto da Abreu e Lima foi modificado, para preparar o país para refinar o novo petróleo que seria retirado das camadas do pré-sal.

Por isso, os custos aumentaram. Porque se resolveu fazer uma refinaria maior.

E aí, no meio da matéria, encontro mais uma informação bizarra:

Em depoimento, o diretor Pedro Barusco chegou a classificar o projeto como “uma burrice”, o chamando de “programa de aumento de custo”.

Ora, a troco de que a Folha de São Paulo dá crédito a uma opinião completamente apócrifa, descontextualizada, de um ladrão confesso da estatal, e que admitiu que roubava há décadas dentro da empresa, sem nunca ter sido flagrado pela polícia federal ou ministério público, só o foi quando estes ganharam autonomia e força nos governos petistas?

Em nenhum momento da matéria, o jornal menciona o fato de que o Brasil, em toda a sua história moderna, sempre foi profundamente deficitário em derivados de petróleo, e que isso sempre consistiu num dos maiores entraves a nosso desenvolvimento.

Até hoje, o principal item de importação do Brasil são derivados de petróleo, a maior parte comprados de refinarias norte-americanas.

Nos últimos 12 meses, importamos mais de US$ 6 bilhões em óleo diesel, sendo que 84% veio dos Estados Unidos.

A matéria também não tem a decência de informar que a Abreu e Lima efetivamente produz derivados, e assim ajuda ao país a abastecer seus caminhões, suas fábricas, suas usinas termoelétricas.

A capacidade de processamento da Abreu e Lima é de 230 mil barris de petróleo por dia, e o seu foco (70%) é justamente o óleo diesel.

Essa informação é até fácil de encontrar no site da Petrobras. Mas faltam ainda informações sobre o faturamento da refinaria, o número de empregos diretos e indiretos gerados, e qual o impacto positivo que ela tem na redução do déficit de nossa balança comercial de petróleo.

Sem essas informações, os brasileiros que consomem a imprensa comercial associam a Abreu e Lima apenas às eventuais irregularidades que tenham sido cometidas em sua construção.

A imprensa e seus leitores ficam reféns de uma visão asfixiantemente burocrática, jurídica, da maior refinaria do país!

Isso sim é burrice!

Como o consumidor tem uma relação apenas indireta com a refinaria, ou seja, ele não a vê em seu dia a dia, então não se forma, na opinião pública, a consciência de sua importância estratégica para a soberania energética do país.

Vale dizer que os governos petistas tem culpa disso, porque esnobaram justamente aquilo que é mais importante para a estabilidade de uma nação, no médio e longo prazo: um sistema de comunicação e cultura que permita a consolidação de uma consciência política minimamente bem informada. O erro começou já nos governos Lula, mas se agravou muito na era Dilma, quando o boom das commodities refluiu. Graça Foster, a presidente da Petrobras nomeada por Dilma, interrompeu qualquer processo de comunicação da estatal. Eu ouvia, na época, protestos de petroleiros indignados com o fato da presidência da estatal censurar até mesmo a circulação de notícias factuais da empresa entre os próprios funcionários. Graça Foster, seguindo uma orientação geral da presidente Dilma, fez o jogo da grande mídia: comunicação zero.

Essa falta de comunicação, somada ao aumento das dificuldades econômicas, foi um dos adubos para a eclosão das “jornadas de junho” de 2013, cuja interpretação hoje é vista, oportunisticamente, apenas como uma “conspiração internacional”.

Até acredito que os serviços de inteligência estrangeiros, somados a interesses comerciais muito evidentes das grandes corporações privadas, tenham aproveitado a ocasião para iniciarem uma campanha clandestina de desestabilização do governo brasileiro. Se quisermos encontrar uma recompensa financeira para isso, basta olharmos para o aumento brutal das importações de óleo diesel dos Estados Unidos.

Mas que o imperialismo adota práticas imperialistas não deveria ser surpresa para ninguém.

Que a Folha de São Paulo, assim como toda a grande imprensa nacional, se mantenha fiel ao imperialismo que paga sua publicidade, também não me surpreende.

O que me impressiona é que essa estupidez jornalística, esse lavajatismo vulgar, ainda tenha receptividade na opinião pública brasileira, depois de tudo que aconteceu.

Publicar uma reportagem em que a única opinião sobre uma das primeiras refinarias construídas no país após décadas de ausência total de investimento no setor, vem de um bandido como Pedro Barusco, é demais!

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

José Carlos

08/04/2019 - 05h58

Emanuel Moraes, o maior blogueiro de esquerda do Paraná, fechou seu blog para comentários. As pessoas fugiram de lá ? Não. Pelo contrário. Sua audiência aumenta. Já o Cafezinho, já que não tem filtro para moderar e retirar os bolsomicos daqui, deveria fechar também para comentários. Cada dia perde mais audiência. Ninguém quer entrar aqui para ver opinião de bolsomico ou robô do Xico Graziano.

LUPE

05/04/2019 - 12h39

Caro Miguel do Rosário

E, por favor , pare de falar em “imprensa conservadora”.

A imprensa
como toda a Grande Mídia noticiosa

é controlada por nossos inimigos.

Principalmente estrangeiros ,

que fazem grandes e escabrosos
roubos e negociatas
(pré sal, Reforma (Extinção) da Previdência, etc. etc etc etc etc.).

Por isso é que a imprensa esconde,
não noticia, não comenta,
não informa as pessoas sobre estes crimes escabrosos.

E quando comenta, torce a realidade…….
ou simplesmente,,,,,,,,,,,,,,,,mentem……

Crente

05/04/2019 - 08h25

“Que delícia de malícia” ver o PT quebrando a lisura da concorrência.

Hilário

05/04/2019 - 08h17

Gleisi Hoffmann Acusa Lava Jato de Atuação Criminosa

Concordo com a Gleisi na íntegra.

Em vídeo: https://youtu.be/Qsoeb8I7SJo

Jorge

05/04/2019 - 07h44

ué, esperavam o que depois que um governo comecou a tirar dinheiro de escolas e hospitais para alimentar empresarios milionarios e experiencias malucas com o “Campeoes Nacionais ” e Eike Batista?
Além de quebrar toda concorrencia no Brasil que nao tinha como concorrer com os tais “campeoes” sem os benefícios deles, criou uma gigantesca ligacao de dependencia mutua empresarios e governo que logicamente como sabido acabaria em troca de “presentinhos”, que foram aumentando até virar bilhoezinhos. Todos que sabem matemática basica saberia que acabaria nisso.

LUPE

05/04/2019 - 00h16

Caro Miguel do Rosário

É simples.

1. A Grande Mídia é nossa inimiga . Trabalha para servir aos bandidos brasileiros e perincipalmente aos bandidos nossos inimigos estrangeiros. . É um conluio.

Que nos pilham , nos roubam, em negociatas escabrosas.

2. Ai vem a corja nojenta de brasileiros traidores da pátria , membros da tropa mantida por nossos inimigos. (vai desde peões “comentaristas” no Cafezinho até generais e políticos altamente influentes, que chegaram `presidência…….)
frequentadores do Instituto Millenium situado no Rio de Janeiro, mantido pelos nossos inimigos (entre muitíssimos “Institutos ” que nossos inimiigos mantêm Mundo a fora).

Corja de bandidos “comentaristas” frequentadores assíduos do Cafezinho,
que você deixa frequentar,
não barra,

não censura,
não impede esses bandidos
de “comentar” no Cafezinho.

Têm a tarefa de torcer a Verdade, mentir, manter aceso o ódio inconsciente que a Grande Mídia , cúmplice de nossos inimigos, inoculou , através da Farsa Lava Jato, no inconsciente das pessoas contra Lula, contra o petismo;

Bandidos nojentos , traidores da pátria , “comentando” neste post

>>>>>>>>>> Brasileiro da Silva
>>>>>>>>>> Ricardo
>>>>>>>>>> Renato
>>>>>>>>>> Lularápio
>>>>>>>>>>>>> Justiceiro

Agora, neste post que você postou
vemos a presença dos seguintes bandidos traidores da pátria,
nojentos,
(observe se eles vão se sentir insultados, quando chamados de traidores da Pátria, insulto máximo:)

>>>>>>

    Brasileiro da Silva

    05/04/2019 - 00h30

    Lupe, nunca me sentirei insultado por vc. A vida me ensinou que com indivíduos limítrofes que nem vc, temos que ser benevolentes. Continue com sua guerra santa. E não esqueça de tomar seu remedinho.
    P.S.: Mas eu não era “regiamente” pago em US$? Agora virei “peão”?

      LUPE

      05/04/2019 - 12h20

      Sim, ô cara de pau.

      Você não é um Guedes da vida,
      Você tá na base da pirâmide
      de destruição do Brasil.

      Você é apenas um peão traidor da Pátria
      pago em dólares
      com cargo de ………….peão.

        Brasileiro da Silva

        05/04/2019 - 12h31

        Que bom. Pensei que vc tinha cortado meu pagamento em US$.
        P.S.: Não esquece de tomar o remédio.

    Nostradamus ( bacia & banquinho )

    05/04/2019 - 07h51

    Isso mesmo! Antes porém como a Globo mudou a pauta repentinamente e sumiu com qualquer coisa sobre a reforma na face do blog. Fiquei observando mas depois daquela camassada de antes no Tigrão com os pobres e tchuchuca com os ricos mudaram repentinamente a estratégia. A globo já não bate mais no fascista e só quer reforma. Agora no meio do tema central vem com essa matéria…

    Roque

    05/04/2019 - 10h14

    Lupe de cu é rola…

Paulo

04/04/2019 - 22h16

Acreditar em Pedro Barusco, de fato, é questionável. Mas e acreditar no “rouba mas faz”, é aceitável?

    lucio

    04/04/2019 - 23h04

    paulo,
    se vc lesse a imprensa internacional (do nosso querido ocidente, kkk) saberia que todos os dias sai um escandalo corrupçao no japao, coreia, alemanha, etc.
    a grande economia funciona assim. fazer o que? vamos parar a economia mundial e voltar á idade da pedra porque alguem recebe presentinhos?
    a direita sempre usou a desculpa da corrupçao para tomar o poder… só para depois se descobrir que era mais corrupta que os outros.
    na italia depois de “maos limpas” quem surgiu? berlusconi, com discursos iguais aos de bolsonaro (“luta contra o – inesistente – comunismo!”), um cara muitto “onesto”… kkk

      Paulo

      04/04/2019 - 23h24

      Então Berlusconi é “cria” da “Mãos Limpas”? Acho um raciocínio simplista. E, sim, sou “fundamentalista”, nessa questão da corrupção. Sempre considerei que o Estado tem que se municiar de mecanismos de investigação e punição exemplares, nesse campo. O dinheiro público é sagrado. Não pode ser apropriado por canalhas da esquerda ou da direita, quer seja sob justificação de que “os fins justificam os meios”, adágio comum aos esquerdistas; quer sob a justificação de que “faz parte do jogo”, comum à direita…

        lucio

        05/04/2019 - 07h00

        berlusconi é cria da mafia siciliana. o pai dele era gerente de uma pequena agencia de um pequeno banco de milao onde, por acaso, tinham conta correntes todos os chefes de “cosa nostra”. e ele começou a carrreira empresarial com emprestimos deste banco. quase todos os politicos e exxecutivos perto dele estao na cadeia por mafia.
        nada mal por uma “segunda republica” que deveria ser mais limpa que a primeira… só que a italia é mais intelligente e seus juizes nao sao pagos pela CIA para destruir a economia do pais, como em “outros paises”. entao nunca foram atingidas as empresas.
        e no final o proprio berlusconi foi quase salvo das inumeras condenaçoes.
        e os adversarios dele, do parrtido de falsa-esquerda “partido democrata” (que tem uma agenda economica que parece o guedes), nao sao melhores: escandalos corrupçao a todo vapor.
        entao, para nao ter corrupçao precisa ZERAR a economia de um pais. vc tambem passaria fome.
        eu prefiro um pais que cresce, trabalha e ter grana no bolso.
        pergunte para um dos 100.000 funcionarios demitidos da odebrecht se estavam melhor 6 anos atras com a empresa suja ou hoje com a empresa limpa mas catando no lixo para sobreviver.

          Paulo

          05/04/2019 - 09h04

          Que simplismo lamentável! A que ponto chegam os esquerdistas na insana tarefa de passar pano para os seus líderes, tais como o “filho do Brasil”, a “presidenta-mulher” e outros…você só confirma o que eu escrevi acima. Os esquerdistas não têm ética ou honra…

          Sergio Araujo

          05/04/2019 - 12h47

          A ideologia justifica, acoberta, muda os fatos, è radicalismo, uma doença, um cancer da humanidade.

          Paulo

          05/04/2019 - 16h19

          Por essas e outras é que dizem que não se pode debater seriamente com um esquerdista radical. E o pior é que a maioria é composta de inocentes úteis (expressão que alguns alegam ter sido criada por Lênin). Veja o caso aqui do Blog!

          Sergio Araujo

          05/04/2019 - 18h48

          Poucos nào sào radicais.

          Sergio Araujo

          05/04/2019 - 12h59

          Apòs a entrada na politica, Berlusconi começou a se investigado dia e noite pela Magistradura (vermelha) e nunca foi condenado por ligaçoes com a mafia; o resto sào ilaçoes e difamaçoes.

Sidnei

04/04/2019 - 21h54

O período atual será reconhecido pela história como o obscurantismo brasileiro. Me refiro da lava jato em diante.
A grande imprensa nunca prestou. Nunca. Como foi possível aos países entrarem na 1 guerra? Na segunda? Havia algum engano sobre a grande cagada que era? Teve imprensa capaz de mostrar o óbvio?
Porém, no Brasil, a guerra híbrida está caprichada! O golpe de 64 plantou um fruto “do carvalho”! São os militares assumidamente corruptos, hoje (os atuais), assumidamente imbecis. É o ministério público e judiciário podre pela corrupção, a polícia imbecil, corrupta.
Mas digamos adiante, neste belíssimo quadro:
Alguém consegue assistir por 5 minutos o “jornal da Cultura”? A revista Veja!?
Bolsonabo e seus diabos estão conseguindo interferir no ensino, tentando estabelecer uma nova “formatação à sociedade”.
Posso, quero estar enganado, mas o PCC, as milícias e etc. serão um novo componente que em breve começarão a mostrar seu novo papel. Apoiarão a direita se tornando terroristas se a esquerda chegar ao poder. Moro não passou nem no concurso pra juiz.
Foi colocado lá, na marra. Impostor desde seu início. Suas sentenças foram escritas por terceiros. Alguém consegue duvidar? A “conge” dele não é bandida? Tem algum político de direita preso? Tem algum asfalto bom em alguma periferia de alguma cidade do interior do Brasil.
De uma empresa que supostamente fazia lavagem de dinheiro ao PCC eu via os mascarados saindo transportados em ônibus dessa empresa nas manifestações de 2013. Eu vi uma petição desta empresa assinada pelo Yves Gandra Martins? Por que o PSDB sempre é eleito em sp? Quem é que “só rouba”? Só rouba? Só rouba?
Ah! Porra! É um Lula!

    Brasileiro da Silva

    04/04/2019 - 22h02

    Que todos os corruptos sejam julgados e, se condenados em 2ª instância, cumpram suas penas na cadeia.

Ricardo

04/04/2019 - 19h20

Lula escreveu, à mão, uma carta para a atriz Tássia Camargo. Não haveria outra forma de Lula escrever. Ele não sabe nem ligar um computador, que dirá digitar ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Renato

04/04/2019 - 18h05

Dentre as maravilhas da refinaria Abreu e Lima, o blogueiro só esqueceu de mencionar que a refinaria de Lula/Petê vai custar 20 bi para processar 230 mil barris de petróleo, ao passo que a de Jamnagar (a maior refinaria do mundo) , na Índia , custou 6bi, com capacidade para refinar 1,2 milhões de barris. Tenho a impressão que os indianos estão errados e Lula/Petê estão certos.

    lucio

    04/04/2019 - 20h11

    1) jamnagar processa oleo leve, abreu&lima oleo pesado, o custo é muito maior
    2) jamnagar fica em uma zona desertica, abreu&lima em uma zona muito chuvosa, o que atrapalha e atrasa a construçao e aumenta os custos
    3) o custo da mao de obra na india é 1/3 que no brasil
    4) jamnagar fica em uma zona industrial especial com esençao de imposto e já fornecida de todas as infraestruturas

    teve superfaturamento na abreu&lima? sim (o MPF aponta 600mi) mas a sua comparaçao nao tem sentido nenhum

      Renato

      04/04/2019 - 21h53

      Não é à toa que Lula é conhecido como o maior encantador de burros do Brasil ! kkkkkkk

        lucio

        04/04/2019 - 23h14

        tem a ver o que lula com o meu discurso tecnico?
        vc fez uma comparaçao de custos sem sentidos. é como se, comparando o custo medio de um apartamento na periferia de genebra de 500.000$ com un da periferia de ALTAMIRA de 20.000, vc concluisse que os suiços sao extremamente mais corruptos que os paraenses, kkkkk

          Jessé Guimarães

          05/04/2019 - 00h41

          Realmente, suas colocações foram técnicas. Devia refutar seus dados. Chavões não fazem isto. Por curiosidade, vou até pesquisar.

          Brasileiro da Silva

          05/04/2019 - 00h44

          Temos um problema matemático no seu discurso “Técnico”. Pode nos dar mais detalhes de como, para processar 12 x mais ( Abreu e Lima processa 100 mil bpd) vc gasta praticamente 3 vezes menos?

          Renato

          05/04/2019 - 06h51

          Pois é , e com todas essas enormes discrepâncias os jumentos petistas ainda querem mascarar a realidade com mimimi. Pelo raciocínio (?) deles, Pasadena também foi um ótimo negócio .Se Bolsonaro ou o PSDB tivesse feito uma merda dessas, seriam chamados de ladrões e incompetentes até a décima geração. Foi por essas e outras que um sujeito tosco e bronco como Bolsonaro botou no rabo de Lula , de Haddad, de Ciro e dos petistas; por essas e outras os mineiros chutaram a bunda de Dilma pela disputa pelo senado. Não adiante, jumentos petistas, vocês só enganam a si mesmos !

          Alan Cepile

          05/04/2019 - 07h43

          Pela lógica do burro de direita é melhor paralisar o refino no braZil e comprar tudo da terra das oportunidades kkk

          Porra brasileirinhas??? Teu cérebro é de merda ou vc apenas comeu???

          Brasileiro da Silva

          05/04/2019 - 12h50

          Allanzinha, em qual parte do texto eu escrevi isso? Vc ta muito nervosa, menina.

          Alan Cepile

          05/04/2019 - 13h57

          As brasileirinhas estão nervosas, não quer que ninguém fale das suas brasileirinhas de estimação, rs…

Lularápio

04/04/2019 - 17h22

Tem que fazer muito contorcionismo cognitivo pata tentar justificar que a roubalheira na Abreu e Lima foi por uma boa causa. Entao a origem dos problemas economicos brasileiros é a necessidade de importar derivados de petroleo? Por esta linha de raciocínio, os EUA seriam um país miserável…

    lucio

    04/04/2019 - 20h16

    roubalheira teve (como no mundo inteiro)… boa causa tambem. e esta boa causa os EUA nao podiam aceitar.

Brasileiro da Silva

04/04/2019 - 17h15

Miguel, só um comentário: a capacidade atual da refinaria é de 100 mil bpd, por só a primeira parte foi entregue. O 2º trem, como eles chamam, não foi entregue até hj.

Alan Cepile

04/04/2019 - 15h38

Curioso que o Pedro Barusco confessou que praticava corrupção desde o primeiro contrato da BR com a SBM Offshore, isso lá em 1997, governo FHC.

O finado Boechat foi premiado por uma investigação jornalística que descobriu corrupção na BR nos anos 90, governos Collor/Itamar/FHC.

Mas isso não vem ao caso para a Farsa Jato…

    Brasileiro da Silva

    04/04/2019 - 17h27

    Alanzinha, vc já ouviu falar em prescrição de penas?

      Alan Cepile

      04/04/2019 - 18h47

      Ah, não fala merda olavete! rs

        Brasileiro da Silva

        04/04/2019 - 19h17

        Pois é menina. Sera que é por isso que o que aconteceu em 1997 não vem ao caso para a lava jato? Vc se passa por ignorante ou é?

          Renato

          05/04/2019 - 07h06

          Pois é e parafraseando Paulo Guedes,Por que Lula , o homem mais honesto do Brasil, não mandou , através de seu ministro da justiça, a Polícia Federal investigar a roubalheira ocorrida na Petrobras durante o governo FHC ?

          Alan Cepile

          05/04/2019 - 07h39

          Calma brasileirinhas!! Prescrição quer dizer, no dicionário do pobre de direita, que o crime nunca aconteceu? Só na tua cabeça doente….

          Chama o Frota brasileirinhas! rsrsrs

          Sergio Araujo

          05/04/2019 - 12h24

          Sim,

          um crime so aconteçe quando è julgado, atè là somos todos inocentes.

          E’ o basico da civilizaçào Alanzinho.

          Alan Cepile

          05/04/2019 - 14h01

          Tipo quando vc chamava o Lula de ladrão antes do julgamento?

          É o básico da civilização tchuchuca.

          Sergio Araujo

          05/04/2019 - 18h44

          Jà foi julgado em varias instancias viu, tà atè preso, nào ficou sabendo…?

          Alanzinho, vocè è meu amigo, nào vou responder no mesmo tom do Ministro.

Justiceiro

04/04/2019 - 14h30

Ora, meu caro Miguel. O presidente da Petrobras é uma escolha política. As diretorias dessa estatal eram (na era Lula e Dilma) divididas entre partidos aliados ou seja, escolha política.

Diretores roubaram a Petrobras para enriquecer e desviar dinheiro para partidos políticos e você quer dissociar a política do roubo descoberto pela Lava Jato? Não tem como.

Lula botou Paulo Duque em uma Diretoria, Paulo Duque roubou para o partido de Lula…como não juntar o crime com a política?


Leia mais

Recentes

Recentes