Apoio à ditadura é maior entre pobres, mal instruídos e aposentados

Foto de 2015, publicada no site Nossa Política: https://nossapolitica.net/2019/03/bolsonaro-golpe-de-1964/

O Datafolha publicou, há alguns dias, o relatório completo de uma pesquisa realizada no início de abril, sobre o apoio popular à ditadura militar.

Tem uns dados que ainda não vi serem discutidos em nenhum lugar.

Olhem com atenção os dados estratificados. Analisem-nos, por favor, nos comentários do post.

Só queria chamar atenção para alguns pontos:

  • Entre eleitores do Bolsonaro, maioria relativamente apertada (49%X43%) acha que a ditadura militar deveria ser comemorada.
  • Curiosamente, 28% dos simpatizantes do PT são favoráveis a ditadura, o que mostra um eleitor não-orgânico e mal instruído. O número tem ligação com o próximo item.
  • Na estratificação por faixa de renda, os mais pobres são os que mais apoiam a ditadura: entre brasileiros com renda familiar até 2 salários, 39% acham que a ditadura deve ser comemorada. Conforme a renda cresce, a rejeição à ditadura cresce fortemente.
  • A mesma coisa acontece na estratificação por nível de escolaridade: quanto maior a educação, maior rejeição à ditadura.
  • Entre aposentados, maioria (embora apertada: 46% X 44%) apoia a ditadura. Outra categoria bastante favorável à ditadura são os que “vivem de renda”: 56% X 44%.
  • As ocupações que tem mais ojeriza à ditadura são a dos estudantes (68% x 29%) e dos funcionários públicos (69% X 27%).

 

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.